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Dropshipping. Ser revendedor de produtos sem ter stocks

Artigo sobre revenda de produtos sem necessidade de possuir stock. Sistema de comercialização através da internet

dropshippingExistem modelos de negócio que parecem serem novos, no entanto são apenas evoluções de outros mais antigos. A inovação ao serviço dos negócios. Sendo a internet recente é normal que muitos modelos de negócio sejam transpostos para o ambiente online.

Ser revendedor sem  investir em stock não é nada de novo, existem essencialmente 2 formas de o fazer através de negócios convencionais: Vendas por catálogo e venda de produtos consignados. Ou seja não se adquire os bens que estamos a vender. Vende-se primeiro e depois ganha-se a comissão ou margem de comercialização sem ter de investir em stock, tudo isto, recebendo primeiro do cliente e pagando só depois ao fornecedor.

Colocar o modelo de negócio das vendas por catálogo na internet não é nada de extraordinário. Esta forma de comercialização é conhecida por DropShipping.

O que é o DropShipping

Dropshipping é um termo inglês que designa a revenda de produtos através do canal internet. Onde o cliente efectua a compra numa loja online e realiza o pagamento, posteriormente o fornecedor envia a mercadoria directamente para quem comprou o produto ou produtos. Na maior parte das vezes os produtos são expeditos para o cliente final, não passando pelo revendedor. Tornando difícil o controlo das mercadorias recepcionadas pelos clientes.

DropShipping mais famosos

Este modelo de negócio pode ser aplicado a inúmeros sectores de actividade, mas em Portugal as actividades mais comuns estão relacionadas com Gadgets com proveniência da China, o artigo que fala sobre importação de produtos da China dá algumas pistas. Evidentemente que se pode actuar para diversos produtos, deste utilidades domésticas a vestuário. Se existe o negócio de revenda, então pode-se criar uma loja online para os vender.

Estabelecer relações comerciais com os fabricantes ou fornecedores é apenas o primeiro passo. De salientar que os fornecedores devem estar dispostos a realizar parcerias de modo a poderem escoar os seus produtos através deste modelo de negócio.

O comércio electrónico cresce de dia para dia e por isso é vulgar que cada vez mais pessoas adoptem modelos de negócio similares. Um dos conceitos e modelos de negócio utilizado no comércio electrónico é o dropshipping, pois atrai bastantes admiradores, mas nem sempre é fácil permanecer neste modelo de negócio.

Revender directamente para o cliente final

O ideal é não ter de manusear os produtos, os envios serem tratados pelos fabricantes ou fornecedores parceiros, no entanto, é complicado saber se as mercadorias chegaram efectivamente ao consumidor final. Nesta forma de estar nos negócios, envia-se a morada do cliente para o fornecedor fazer o envio directo para dos produtos vendidos ao comprador. Poupa-se tempo, trabalho e dinheiro.

Sobre a última frase, já foram publicados artigos sobre o tema:

Outro aspecto relevante e quando se trabalha com fornecedores de países longínquos é a morosidade nas entregas, é mais ou menos normal que uma encomenda com proveniência da China demore 15 dias a chegar a Portugal. O Cliente vai desesperar pela recepção dos bens adquiridos :-/

Diferença entre dropShipping e afiliado

Um sistema para ganhar dinheiro na internet é promover produtos e serviços através de links de afiliado, resumidamente, quem indica uma venda recebe um comissão. A diferença entre o dropShipping e ser afiliado reside em 3 aspectos essenciais.

  1. O Dropshipping só funciona com produtos físicos.
  2. Quando se trabalha através do regime de afiliado, só se indica o cliente.
  3. No dropshipping concretiza-se a venda e recebe-se o dinheiro da venda.Para além de ainda ter de prestar apoio.

Quem recebe dinheiro tem uma série de obrigações que um afiliado não possui.

O DropShipping é fácil

Este modelo de negócio é muito fácil, embora não seja simples. Fácil, porque apenas terá de criar uma loja online e fazer a sua divulgação. As tarefas de expedição estão a cargo da empresa fornecedora. Não é simples, pois necessita de realizar diversas tarefas pouco motivadoras, como por exemplo lidar com reclamações com os atrasos nas entregas e o extravio de encomendas.

Se fosse não houvesse desafios ou dificuldades, teríamos ainda muitos mais lojas online a operar sob este sistema. Pois é basicamente recolher dinheiro :-)

Isto é tudo muito bonito, mas necessita de ter alguns conhecimentos de marketing online para poder levar potenciais clientes até à loja online. Conseguir tráfego (visitantes).

Nem tudo são rosas

Este é um modelo de negócio bastante lucrativo, mas também tem o seu quoeficiente de chatice. Por exemplo o cliente compra e paga determinado produto que entretanto ficou sem stock no fornecedor. Não é fácil gerir stocks sem os possuir :-/

As reclamações e apoio ao cliente configuram-se como uma barreira psicológica para entrar neste tipo de negócio. Quem tem negócios e possui clientes, sabe que terá de lidar com estes. Lidar com clientes não é tarefa fácil, especialmente quando existe um potencial de reclamações relevante.

A minha opinião pessoal

A minha opinião não é muito favorável a este tipo de negócio. A forma como se lida com os clientes e os aspectos relacionados fez-me alterar já por várias vezes ideias de negócio, ou melhor, ditaram o fracasso de várias ideias minhas de negócio. Não há nada como escolher bem como queremos lidar com os nossos clientes. Eu quero fazer negócios e não ter “muitas” chatices ;-)

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