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Trespasse.com : 10 anos a promover negócios

Artigo sobre o 10ª aniversário do site Trespasse.com. Aspectos que diferenciam o site e seus pontos fortes

carrinha com publicidade site trespasse.com

O site Trespasse.com fez recentemente 10 anos. Achei por bem escrever um artigo na celebração do 10º aniversário. É o momento certo para falar um pouco do meu projecto mais consistente. Com muitas horas de dedicação.

Para quem não conhece o site trespasse.com, é um site dedicado a promover negócios. Portal de compra e venda de empresas em Portugal.

Hoje o site Trespasse.com é uma referência em Portugal para a venda de pequenas e médias empresas. Quem procurar adquirir um negócio já em funcionamento tem de o visitar.

Um nicho de mercado pequeno

O nicho da compra e venda de pequenos e médias empresas e negócios em Portugal é reduzido. Somos um país pequeno, logo há mercados que são pequenos.

Os nichos de mercado pequenos são uma boa ideia para explorar caso há-ja oportunidades. Desde que sejam também áreas de interesse pessoal. Pois pode levar algum tempo até conseguir obter retorno.

Foi a oportunidade interligada ao meu interesse pela aquisição de negócios que me levou a criar o site. Na altura havia mais 2 sites dedicados à compra e venda de empresas, partilhei-os no artigo : sites para comprar e vender empresas.

Há 10 anos nenhum dos sites concorrentes fazia publicidade no Google Adwords. Foi a oportunidade para poder lançar o site com força. Como criei logo anúncios, conseguir arrancar bem com o site. Depois de 3 anos era líder de mercado. Hoje todos fazem publicidade, as barreiras à entrada são muito maiores. O mercado está saturado, existem 4 sites. A juntar a isso a publicidade ficou mais cara, pela concorrência por parte dos businessbrokers.

Os primeiros 5 anos

Nos primeiros 5 anos do site todos os anúncios eram gratuitos, ou seja, não ganhava nada. Pois o rendimento era investido em publicidade. Só porque me interessa muito o tema é que persisti.

Ao perceber que as pessoas adicionavam várias vezes o mesmo anúncio para estarem no topo. Pois recebiam mais contactos. Restringi a colocação de anúncios a um anúncio gratuito por nif.

Lancei também a funcionalidade de destaques, por 1 mês, 3 e 6 meses. Acabei por eliminar a opção de 6 meses de destaque.

Anúncios pagos

Há cerca de 3 anos decidi eliminar os anúncios gratuitos e passei a cobrar pela inserção de todos os anúncios. Foi uma decisão ponderada e também arriscada. No final acabou por dar certo. Aumentou a qualidade dos anúncios, eliminei de vez com os anúncios falsos. Deu credibilidade ao projecto.

Com mais receitas permitiu aumentar o investimento em publicidade. O que origina mais visibilidade para as oportunidades que estão disponíveis.

Não é um negócio muito rentável pela dimensão do mercado.

Internacionalização falhada

Com o modelo de negócio assente no grátis pensei em expandir o negócio para o Brasil em 2015. Registei o domínio .com.br e adaptei a linguagem ao mercado. Desisti passado pouco tempo. Como as oportunidades estavam longe não despertavam o mesmo interesse em mim. Acabei por desistir da expansão do site pouco tempo depois.

Pontos fortes do site

A newsletter com 3000 potenciais investidores é um dos factores mais importantes. Lancei a newsletter com as oportunidades semanais há mais de 9 anos. É um dos motores do site no que diz respeito a contactos. Muitos dos investidores e empresários interessados na aquisição de empresas recebem semanalmente as novidades.

Não é simples subscrever a newsletter, existem alguns passos que têm de ser dados. Tudo isso é estratégia para apenas as pessoas interessadas a subscreveram. Quando lancei a newsletter criei um popup, conseguia muitos registos. Mas depois as pessoas não abriam os emails. Com esta estratégia de subscrição tenho taxas de aberturas de email muito boas.

A página do Facebook onde hoje são partilhados e promovidos os anúncios destacados existe desde 2012.

No início todos os anúncios eram partilhados automaticamente. Quando eliminaram a funcionalidade, decidi utilizar o Facebook para promover os destaques. De salientar que faço publicidade no Facebook desde o início de forma contínua.

Pontos fracos

O design e as funcionalidades do site não são muito avançadas. Já tenho recebido sugestões para melhorar algumas coisas. Mas não está nos meus horizontes efectuar qualquer alteração. Prefiro ter um site mais simples. Não querendo comparar, o CraigList.org também tem um design bastante antiquado e continua a ser dos sites mais visitados do mundo.

Este foi um projecto que nunca abandonei. Não tenho férias! Mesmo em férias tenho de dar suporte ao cliente e aprovar anúncios. É a prova que com dedicação é possível construir um mini caso de sucesso. Hoje é um dos meus principais sites.

O futuro do Trespasse.com

O site tem futuro e será ainda melhor. Tenho umas ideias para impulsiona-lo e destaca-lo ainda mais da concorrência. O reforço o investimento em publicitário é forma mais simples, mas também poderei projectar o site de outras formas já idealizadas mas nunca concretizadas. Pode ser que o ano de 2020 traga boas surpresas.

Posso ter dito sorte com este projecto, mas se não fosse uma área de interesse minha, provavelmente já não existia.

No site surgem com frequência boas oportunidades de negócio. Para todas as capacidades financeiras. Para encontrar as oportunidades por vezes é só necessário estar atento.

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