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O efeito bola de neve nos negócios

O poder de começar e fazer crescer um negócio de através de capitais alheiros, com suas vantagens e desvantagens

Oimpulso-crescimento efeito bola de neve é conhecido por todos, quando se forma uma pequena bola de neve no cimo de uma montanha e começa a mover-se por força do atrito na direcção da base da montanha, vai aumentando de tamanho e velocidade.

Nos negócios também nos deparamos com estas mesmas forças. No entanto pode ser positivo ou negativo. Dependendo do que está no centro da rúbrica ou centro da bola.

Efeito bola de neve negativo

Começando pelo que pode traduzir-se por um sinal que empurra o negócio para a insolvência. Se a bola de neve se formar no endividamento, e este ficar descontrolado é uma questão de pouco tempo até que o negócio acabe por encerrar.

Assim deste modo é importante ter controlada a rúbrica dos capitais alheios. O endividamento até pode ser o motor para fazer arrancar um negócio, no entanto, é necessário estar consciente dos limites e do razoável para cada estrutura. Uma das coisas é a capacidade para posteriormente pagar as prestações ou rendas em que se incorre.

Todas as rúbricas relativas a custos podem originar um efeito negativo nas contas do negócio ou empresa.

  • Instalações desajustadas (capacidade instalada)
  • Excesso de colaboradores
  • Custos fixos gerais elevados
  • Custos não controlados
  • Saldo de clientes e fornecedores (podem ser os 2 determinantes)

Efeito bola de neve positivo

Esta é uma das ideias que mais gosto de implementar, embora na verdade nem sempre consiga produzir os resultados esperados.

Fazer crescer um negócio de forma exponencial agrada-me particularmente. Foi até o motivo da publicação deste artigo, no entanto é importante fazer algumas análises de forma a que o retorno do investimento seja positivo.

Investir em publicidade faz crescer um negócio, na quantidade certa, investimento optimizado para os resultados, ou maximização da correlação do investimento publicitário e das vendas pode levar a um crescimento sustentado de todo o negócio.

Alavancar um negócio

No mundo empresarial este conceito chama-se alavancagem, podendo a mesma ser financeira ou operacional. Utilizar uma alavanca para fazer crescer os negócios é uma excelente ideia, no entanto tem de se ter algum cuidado.

Só para dar um exemplo, utilizar financiamento para alavancar o crescimento de um negócio ou empresa é muito utilizado nas médias e grandes empresas, não é por acaso que as empresas portuguesas têm níveis de endividamento muito acima do considerado ajustado. (não existe um valor certo da percentagem de capitais alheios numa empresa, apenas se compara com a média do sector de actividade, para aferir se está no caminho certo).

Utilizar financiamento para promover o crescimento de um negócio é arriscado, pode correr bem ou mal. Se correr bem somos uns visionários, se corre mal somos incompetentes. O ideal é fazer bem as contas e avançar lentamente até poder medir as correlações entre investimento e retorno, ou acréscimo de retorno.

Investir em publicidade

O que gostava de apresentar é que o investimento em publicidade é um investimento essencial no mundo dos negócios. Reservar algum do capital gerado pelo negócio para promover um negócio é sempre uma boa ideia. Raros são os casos de empresas que não necessitam de fazer publicidade, e mesmo as que não fazem publicidade investem bastante em comunicação.

A publicidade e todas as acções de divulgação de um negócio se forem na medida certa são sempre bons investimentos, por vezes até vitais para a sobrevivência dos negócios, se ninguém conhece, provavelmente ninguém vai comprar (existem excepções).

O segredo é fazer publicidade na medida certa

Por vezes o maior segredo do mundo da publicidade é saber qual a quantidade necessária e quais os canais a utilizar, neste campo nada melhor do que testar cada individualmente de  modo a descobrir o que resulta melhor. Não há respostas certas, o que pode funcionar para um sector pode não resultar para outro.

O que desconfio sempre é de campanhas globais, todos os canais. É impossível descobrir o que funcionou.

Pessoalmente tenho testado várias formas de publicidade, mas ainda me faltam algumas, que farei no futuro. De referir que está ao alcance de qualquer negócio investir em publicidade ou em divulgação.

Uma outra forma de alavancar os negócios nas empresas é apostar na força de vendas, mais vendedores = mais vendas potenciais. Descobrir bons clientes não é fácil, através de estratégias expansionistas é possível descobri-los, depois é só ajustar a força de vendas.

Uma coisa é certa, quem não investe em comunicação, marketing e publicidade será sempre um alvo fácil para a concorrência, a menos que o seu produto/serviço seja mesmo excepcional.

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