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Não faça publicidade à sua empresa se…

A publicidade é essencial para os negócios, mas por vezes não fazendo é possível fugir aos radares da concorrência

o segredo é a alma do negócio

A publicidade é por vezes o motor de crescimento e até de sobrevivência de muitos negócios. Mas existem empresas onde não fazer publicidade pode ser a melhor estratégia.

Diria que é recomendado fazer comunicação em todas as empresas, mas nem sempre através de publicidade. Por vezes a melhor forma de estar nos negócios é andar fora dos radares. Um negócio de sucesso é instantaneamente copiado. Quem se lembra da Groupon? Em poucos meses dezenas de sites semelhantes surgiram.

Não faça publicidade à sua empresa se… A sua empresa actua num nicho de mercado onde pode fazer a diferença através da força de vendas e outras formas de comunicar.

Existem formas de fugir aos radares dos empreendedores. Existem tantos negócios que ninguém sonha. Ou quando sonha e vai pesquisar já existem. Quem utiliza formas de contacto altamente direcionadas pode afastar a concorrência por muito tempo. Quando descobrirem o negócio, está numa fase de maior conforto. Com um lugar ocupado. É sempre mais fácil criar um lugar do que retirar o lugar a outro.

Por exemplo, as minhas lâminas de barbear. Gillette Sensor excel. Experimentei várias antes de me fidelizar. Como estou satisfeito, será difícil gastar dinheiro para experimentar outra. O custo de aquisição do cliente neste caso é elevado. Teriam de oferecer, e arriscavam-se a não me convencer.

Assim, criar o nosso espaço ou o nosso lugar, vai dar trabalho à concorrência. Depois de uma posição consolidada podemos respirar. Mas nada é garantido.

Promover através da internet

A internet é um bom meio (excelente) para promover a generalidade das empresas e dos negócios. No entanto, também pode ser um meio de obtenção de ideias para negócios. Ideias para negócio existem muitas, já aqui partilhei algumas.

Histórias por detrás da afirmação do título

Existem 2 negócios que tive conhecimento por contactos. Que disse para mim mesmo. Este era um negócio que podia ser do Nuno. São negócios que considerei excelentes.

Um soube dele quando procurei uma empresa para venda. O proprietário pretendia reformar-se. A filha é médica e não queria por isso dar continuidade ao negócio. Pena que o valor era um pouco alto para mim. Ser líder nesse pequeno nicho de mercado. Uma forma de estar nos negócios impecável e com 1 produto de classe (qualidade) mundial. Com um público alvo de grande capacidade financeira. Talvez o melhor pequeno negócio que já analisei. E com a estratégia de expansão podia ser um negócio de sucesso. Era uma pequena fábrica com 1 funcionário e com vários prestadores de serviços. Sem empresas de referência e com concorrência desfocada. Top

Recentemente, tive contacto com outro empreendedor. Um nicho de mercado super concorrencial. Com imensa concorrência. Pretendia alavancar o negócio. Um negócio que está a crescer a bom ritmo. Quando me mostrou o site da empresa. Disse-lhe: se fosse eu, não possuía site para este negócio. Não é um negócio tão bom como o primeiro. Mas tem uma visão muito boa, com uma boa equipa comercial, pode mesmo ser um caso de sucesso nacional. Para isso acontecer terá de andar fora dos radares, de outros empreendedores. No mesmo sector existem imensas empresas. Bastou criatividade para ser diferente dos outros. Isto acaba por ser banal e muito fácil de copiar, depois de visto.

Os melhores negócios estão muitas vezes em  pequenos nichos de mercado. Para os pequenos empreendedores com ambição de serem grandes. Será provavelmente a melhor estratégia. É a que eu próprio utilizo. Nichos de mercado pequenos podem ser o melhor caminho. Para já ficam fora do radar de outros potenciais empreendedores. As empresas ditas grandes, ou empresas e investidores com capital, podem não estar interessados em mercados pequenos. É aqui, que podemos fazer a diferença.

Cada negócio é um negócio

A criatividade é algo de excelente quando aplicado a modelos de negócio. Um pequeno pormenor pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Recordo-me do Nokia n-game, segundo dizem, foi um fracasso por ter sido posicionado com uma consola de jogos que permitia telefonar. Se fosse posicionado como um telefone com capacidades para jogos, poderia ter sido diferente. Ou seja, o mesmo produto, o mesmo serviço, como uma abordagem diferente pode ser o factor diferenciador.

Analise de negócios

Ao longo dos anos tenho analisado provavelmente centenas de negócios. Podia escrever artigos todos os dias aqui no blog, só abordando negócios com que me cruzo. Sendo sincero, é sempre mais fácil analisar os negócios de outros que os nossos próprios negócios (está um artigo idealizado sobre este tema).

Há modelos de negócios que tenho quase de certeza que não terão uma vida longa. Mas podem alterar o modelo de negócio de forma a conseguir dar a volta. Tenho visto isto acontecer muitas vezes. Mudar quando não está a funcionar, é diferença entre o sucesso e o fracasso.

Existem empresas que não necessitam de website

Vivemos num mundo cada vez mais digital. Acho que foi Bill Gates disse que:”quem não está na internet, não existe ou desaparecerá”. Não será bem assim. Por exemplo: uma mercearia em Proença-a-Nova não precisa de site, se o negócio é local. Toda a gente conhece o estabelecimento comercial do Sr José. Muitos dos negócios locais não necessitam de presença online.

Confidência total

Ao longo dos anos tenho me cruzado com imensos empreendedores, empresários e investidores. Pelas mais diversas circunstâncias. Mas podem contar com o sigilo do Nuno. Eu não vou expor um negócio e criar concorrência a quem me contacta. Já se for eu encontrar o negócio, não me responsabilizo :-)

O que não quer dizer que não escreva artigos com base em todo o tipo de negócio que tenho acesso. Um dos negócios em Portugal mais visionários e inteligentes que tive conhecimento deu origem ao artigo os verdadeiros super negócios. Onde também não existia publicidade ao negócio.

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