Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

ideias para ganhar tempo

relógio tempoUm dos bens mais escassos que podemos encontrar é o Tempo, sendo o Tempo responsável por aquilo que somos e aquilo que possuímos, tal como visto nos artigos sobre independência financeira. Assim utilizá-lo da forma mais eficiente tráz para além de resultados, felicidade. Se conseguirmos ganhar tempo, este pode ser utilizado para fazer o que mais se gosta, por exemplo: passear, ir ao cinema ou simplesmente dormir mais.

Se no artigo: se tempo é dinheiro, então ganhe tempo foi utilizada uma abordagem onde a atenção recaiu no planeamento de forma a poder ganhar tempo através da organização, neste artigo as dicas serão talvez mais úteis pois focam aspectos do dia a dia, onde com pequenos hábitos se pode originar ganhos de tempo consideráveis.

Menos anúncios, mais conteúdo

Uma das técnicas para ganhar tempo quando se vê televisão é nunca assistir aos programas quando estes estão no ar, ou seja em directo (desde que não seja um jogo de futebol!). Assim a ideia é gravar o que se pretende ver. Quando se for assistir aos programas gravados pode avançar (fast forward) assim que encontre intervalos. Se o tempo é escasso passá-lo a ver anúncios publicitários pode não ser muito apetecível.

Mais gasolina, menos preocupações

Abastecer o automóvel pode ser uma das tarefas em análise, pois se os preços vão alterar, a afluência é enorme. As poupanças por vezes nem são relevantes, por exemplo o aumento de 1 cêntimo num abastecimento de 60 litros, são 60 Cêntimos.  60 Cêntimos para estar 30 minutos à espera (não, obrigado). A ideia é atestar o automóvel cada vez que se descola a um posto de abastecimento de combustíveis, para além de não perder mais tempo em filas de trânsito para abastecer, acaba ainda por poupar o combustível dessas deslocações. Por vezes as pessoas colocam 10 Euros de cada vez, e depois gastam quase o combustível no trajecto , Posto de abastecimento/casa.

Compras ajustadas

As compras de produtos alimentares para casa são um tarefa quase obrigatória em todos os lares, existem soluções para poupar tempo com esta actividade. Uma das ideias será fazer compras através da internet. Como continuo a preferir ir ao local, pois continua a ser uma boa oportunidade de ver (observar) tendências, novos produtos e promoções destacadas, no meu caso a solução passa por diminuir o número de vezes que me dedico a esta actividade. Fazer as compras para um mês de uma assentada pode originar muito tempo livre. Uma outra ideia é cingir-se a um único estabelecimento comercial. Acabar com a ronda pelos preços baixos, por vezes são cêntimos de poupança que não compensam sequer o gasto com combustível.

Levantamentos no multibanco

Fazer levantamentos de dinheiro no multibanco é também um consumidor de tempo, especialmente se tivermos que andar sempre a fazer levantamentos. Dependendo sempre do volume de gastos, o ideal é fazer o menor número de movimentos. Com um movimento pode-se levantar várias quantias é só ajustar a cada um.

Automatizar pagamentos

Existem pagamentos que podem ser feitos automaticamente através de débitos directos, como por exemplo pagamento de electricidade, água, gás e até alguns seguros. Para quê perder tempo a fazer pagamentos se são despesas obrigatórias? Obviamente que as contas devem ser controladas. Mas esse aspecto pode ser efectuado através do controlo das finanças pessoais e do orçamento, uma vez por mês ou trimestralmente.

Perder tempo é dos maiores desperdícios, pois o tempo não se recupera

Por vezes existem ideias para poupar dinheiro que nos fazem perder imenso tempo, ter consciência disso e fazer o rácio: custo/benefício é uma forma de tomar decisões mais apropriadas e/ou que nos façam sentir mais felizes.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.