Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Planear o futuro incerto

Reflexão sobre o futuro, as alterações não esperadas. A certeza do incerteza do futuro

Se há coisa que podemos antever com alguma certeza é a incerteza do futuro. Fazer planos torna-se cada vez mais difícil. Especialmente se forem relacionados com negócios na internet. A revolução digital continua e não se sabe o que aí vem.

Assim fazer planos para o futuro é uma tarefa hercúlea. No entanto não é complicado definir estratégias pessoais para enfrentar o futuro, fugindo das áreas de maior inovação. Por exemplo a agricultura ou os negócios locais.

Tentar acertar

No meu caso pessoal vou fazer mais uma tentativa nos negócios online. Não é nada de extraordinário. Mais um ideia que espero que me traga algum retorno. Nada de extraordinário. Sem ambição internacional. Apenas negócios focados em Portugal. Foi esta a minha visão nos negócios na internet e mantenho-a. Com os prós e contras inerentes. Somos um país pequeno, mas é nele que vivo. Sendo por isso o meu mercado de eleição.

Uma dos aspectos importantes aos meus projectos online é que têm de estar relacionados uns com os outros. De forma a poder tirar sinergias de todos eles. É por assim dizer uma roda. Tenho de trabalhar mais para poder usufruir destas sinergias.

Diversificar actividades

Tenho ideias para me ocupar noutras áreas, mais por satisfação pessoal do que financeira. Mas calma! Pretendo ganhar dinheiro ainda em várias formas. A bolsa de valores, espera por uma oportunidade. Quando conseguir algum capital, será decerto para aplicar novamente em acções. Tenho investido de vez enquanto. Mas de forma esporádica. O meu foco é necessário noutras áreas neste momento.

Nunca podemos esquecer que a diversificação não é nada de extraordinário. Acontece apenas por não saber escolher o melhor. Tal como referi no artigo diversificar ou não diversificar. Ser especializado é o melhor, mas é preciso acertar no que se escolhe. Muitos dilemas.

Planear o futuro é fácil

Fazer planos para o futuro é fácil, acertar é que é complicado. Mas sem os planos é ainda pior. É andar perdido sem ter um mapa de recurso. Podemos e devemos planear apesar da incerteza que nos rodeia. O ideal será fazer planos de contingência para o que pode correr mal. De modo a estar preparado para o pior. Pois com o sucesso não temos de nos preocupar na fase inicial. Se bem que até o sucesso tem de ser planeado.

“Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível” Lei de Murphy

Elaborar um plano pode trazer muito conhecimento, especialmente de for bem fundamentado. Após ler um plano de negócios antigo, percebi bem porque errei e porque as fundamentações não estavam correctas. Ler projectos de investimento antigos podem trazer muito auto conhecimento.

Planear um novo negócio

Ando empolgado com a nova ideia de negócio. No entanto e pelas dificuldades de negócios anteriores, muito preocupado. Estou um bocado mais céptico em relação aos resultados possíveis. Estarei a ver algo errado. Haverá alguma alteração tecnológica que possa deitar por terra os resultados esperados. Da última vez fui surpreendido pela redução das receitas de publicidade. Desta vez não sei o que me pode afectar. Mas estou cada vez mais certo que daqui por 3 ou 4 anos, tudo poderá ser diferente na internet. Temos de saber adaptar. Mas por vezes negócios que pareciam promissores deixam de o ser.

O passado por vezes mostra-nos o futuro

Olhando para o passado recente, os últimos 10 anos foram recheados de coisas novas. As pessoas passaram a andar com computadores no bolsa. A internet passou a ser uma necessidade básica de sobrevivência. Surgiram as redes sociais em força. De facto muitas alterações de ditaram o encerramento de muitos negócios e fizeram florescer muitos mais.

Por exemplo, as redes sociais podem deixar de ter influência que possuem hoje. Está tudo a mudar e antever essas mudanças não me parece fácil. Nem perceber a correlação com a minha nova ideia de negócio. Uma coisa também me parece certa, é que a publicidade na internet vai sofrer nos próximos anos. Ficando mais dispendiosa e menos eficaz.

Elaborar um plano pode trazer muito conhecimento, especialmente de for bem fundamentado. Após ler um plano de negócios antigo, percebi bem porque errei e porque as fundamentações não estavam correctas. Ler projectos de investimento antigos podem trazer muito auto conhecimento.

Fazer planos

A tarefa de elaborar planos é por si muito eficaz. Visualizar os nossos projectos no papel têm influência na execução. Fazer planos para um horizonte temporal alargado é complicado. Reduzindo estes planos para o curto prazo pode ser mais razoável. Ninguém gosta de estar sempre a falhar.

Ajustar os planos. Ter mente aberta para fazer alterações nos planos é obrigatório. Podemos ser persistentes mas não podemos ser teimosos.

Prever o futuro

Olhando para o passado por vezes conseguimos balizar o futuro com certeza ou aproximação. Mas acertar por vezes resume-se a pura sorte. O futuro é cada vez mais incerto. 

Fazer planos de negócio e projectar o futuro é algo de muito difícil, tal como expus no artigo fazer projecções para planos de negócio .

Independentemente de tudo. Tudo o que pode falhar. O que interessa é avançar e procurar acertar. Como alguém diz, podemos falhar muitas vezes, basta acertar uma. É como o Euromilhões.

Pesquisa do blog