Investir na bolsa ou investir num negócio?
Artigo de reflexão sobre possibilidades de investimento. Conheça as diferenças entre bolsa e negócios
As opções de investimento são sempre imensas, por isso convêm analizar muito bem onde vamos investir as poupanças ou o dinheiro que dispomos. O investimento é a forma de multiplicar as poupanças (adiando o consumo) por isso qualquer pessoa deve pensar um pouco o que fazer, de acordo com o seu perfil de investimento, de investidor ou o tipo e quantidade de risco que está disposto a enfrentar.
Nunca podemos esquecer que a rendibilidade está associada ao risco, quanto mais se quer ganhar, mais se pode perder. Esta é uma boa forma de introduzir a questão: investir nos mercados financeiros ou investir num pequeno negócio? Existem semelhanças e diferenças nestas duas formas de realizar investimentos, bem como vantagens e desvantagens.
Semelhanças
Nas duas alternativas estamos a investir em negócios empresariais ou seja, estamos a investir em empresas. Seja em bolsa através da aquisição de uma participação no capital social da empresa ou num pequeno negócio realizando o totalidade do capital, existem sempre riscos associado e se na bolsa existe a volatilidade para medir esse risco, o risco associado a pequenos negócios é mais difícil de calcular.
Para se ter sucesso é necessário dedicação ao investimento, seja a bolsa ou um negócio. É necessário um acompanhamento diário, de modo a poder actuar de forma a maximizar os proveitos financeiros. Investir sem acompanhar os investimentos apenas se a aplicação do capital ocorrer em produtos “com baixo risco”, como certificados do tesouro, depósitos a prazo ou fundos de investimento conservadores.
Ambos necessitam de estudo e experimentação até atingir um rumo satisfatório, não se começa e investir na bolsa de um dia para o outro, nem se cria um negócio de hoje para amanhã, teoricamente. Deve haver um período de aquisição de competências, de estudo do mercado e da estratégia de investimento a seguir ou negócio a criar.
Diferenças
Ao investir na bolsa estamos a investir em empresas onde não temos (pequenos investidores) qualquer influência na gestão, na distribuição de dividendos ou no plano de investimento da empresa para o futuro. Estamos à mercê da especulação, de notícias, de rumores, enfim de todas as formas que fazem variar o valor da cotação das acções. Uma das ferramentas para poder triunfar nestes mercados chama-se análise técnica se bem a actuação em bolsa possa ser feita com base na análise fundamental.
Por seu lado ao investir num negócio próprio ou num pequeno negócio, temos a gestão do negócio nas nossas mãos, com os prós e contras que acarreta, mas a verdade é que regra geral somos nós que decidimos. Conhecimentos de gestão de empresas podem fazer muita falta, contudo muitos empreendedores de sucesso criaram o seu próprio conhecimento e mesmo sem grandes estudos construíram grandes impérios.
Vantagens
O acto de investir na bolsa é totalmente desmaterializado, podendo investir-se a partir de casa com recurso a uma conta de corretagem, ligação à internet e uma computador. Pode investir-se no conforto do lar e também não pressupõe contacto humano, o que pode ser visto como um benefício, lidar com pessoas nem sempre é fácil :-(
Com as novas plataformas de investimento, podem dar-se ordens de compra ou venda através de SmartPhone, o que permite investir em qualquer lugar.
As vantagens de possuir ou criar uma empresa são diversas, pode encontrar aqui
Desvantagens
Investir na bolsa pode ser uma exercício solitário, e um desastre financeiro para os menos preparados, seja pela falta de conhecimentos ou por questões psicológicas que afectam as decisões no que diz respeito aos mercados.
Gerir e lidar com pessoas pode ser uma problema mas há mais variáveis nesta equação. Pode ler as desvantagens de montar uma empresa aqui
Os mais ricos do mundo
Uma ideia para encontrar qual a melhor forma de investir, será analisar como conquistaram as suas fortunas as pessoas mais ricos do mundo. Lista dos Bilionários da Forbes
Podemos facilmente perceber que as maiores fortunas do mundo tiveram origem em negócios, em empresas de que os bilionários são proprietários ou fundadores. A excepção é Warrent Buffett, considerado o maior investidor do mundo, que utiliza a Berkshire Hathaway como veículo ou ponto de partida dos seus investimentos em bolsa.
As pessoas mais ricas em Portugal não fogem a esta regra e têm por trás de si, grupos empresariais sobejamente conhecidos por todos, excluído 2 ou 3 investidores de bolsa.
Opinião pessoal
Cada vez me convenço mais que investir na bolsa não permite enriquecer, através do investimento de longo prazo (actualmente), para se ganhar na bolsa tem de se investir no curto prazo, e para isso ocorrer com sucesso terá de se investir com recurso à análise técnica. Assim e como não pretendo estar todo o dia a olhar para gráficos, agrada-me mais a opção de investir num negócio, no meu negócio. Assim sendo estou também a investir em mim e no que gosto.
Eu também gosto de investir na bolsa, mas num óptica de médio/longo prazo, contudo ainda não possuo património para enfrentar grandes desvalorizações durante muito tempo. Foi mesmo por isso que saí da bolsa há uns meses a esta parte.
