9 razões para não abrir uma empresa
Saiba quais são as principais motivações para na empreender num negócio empresarial. Existem diversas razões para preferir ter um emprego. Listagem dessas mesmas razões
Todos os assuntos têm vários pontos de vista, na criação de um empresa também os existem. Muito boa gente prefere ser funcionário a ser patrão, e têm as suas razões. Ora estas mesmas razões para preferir ser empregado são as razões que são precisamente o contrário dos motivos que levam as pessoas a resistir à tentação de criarem a sua própria empresa.
Rendimentos Constantes
O facto de ter um salário todos os meses confere um estabilidade financeira, pois sabe-se e conta-se com o dinheiro no dia dos pagamentos dos salários, assim é possível fazer um planeamento dos gastos mensais. De 30 em 30 dias existe uma injecção de capital. Existe também a considerar neste tópico, as regalias por ser trabalhador por conta de outrem: subsidio de férias, subsidio de Natal e as os dias de Férias a que se tem direito. No caso de despedimento sem justa causa, ainda se tem direito a uma indemnização correspondente ao tempo trabalhado.
Protecção social
Do ponto de vista da protecção social o trabalhador por conta de outrem usufrui de descriminação positiva face a empresários, já que goza de protecção em caso de desemprego involuntário com o respectivo Subsidio de desemprego, algo que está vedado a trabalhadores por conta própria. Se estes fecharem o seu negócio, não têm direito a ajudas do Estado. Ficando deste modo desamparados.
Vida social
Não ter preocupações é meio caminho andado para poder possuir uma vida social mais equilibrada, ter horários de entrada e saída facilita a marcação de encontros durante a semana e para além de usufruir de vários e diferentes convívios no fim de semana ou dias de folga.
Descomprometimento com a actividade da empresa
É comum cada um concentrar-se no seu trabalho, os seus objectivos e os do grupo que pertence e saber pouco mais sobre as actividades globais da empresa. Claro está que dependerá da dimensão da organização, mas é normal um vendedor não saber nem ter acesso aos indicadores da empresa, sejam peças financeiras ou até mesmo os objectivos globais da empresa. Quando os sabe, resume-se quase sempre aos lucros ou volume de vendas. Quando se está de férias normalmente não se pensa muito no emprego, mas há excepções. Quantos funcionários sabem qual é a dívida (passivo) de empresa onde trabalha?
Produtividade
Apesar de por vezes existirem prémios de desempenho, a verdade é que a pressão é menor, neste capitulo dependerá muito da função, do cargo desempenhado e das condições proporcionadas ao trabalhador. Mas regra geral é um factor muito desprezado. Como exemplo: um pessoa que trabalhe numa caixa de supermercado, quer é que não tenha de atender muitos clientes, pois não recebe mais nada pelo sua destreza. A pressão existe, mas é só para não ser despedida. Se existisse um prémio de 0,001 do valor facturado, a função teria uma produtividade muito maior, provavelmente.
Acesso a benefícios
As empresas tendem a valorizar os seus trabalhadores, assim e para os motivar tendem a estabelecer objectivos ou cargos que conferem ter acesso a benefícios. Estamos a falar de complementos ao salário: viaturas de serviço ou para uso pessoal, distribuição de resultados, telemóveis com chamadas pagas e computadores e acesso à internet, vestuário (fardas e não só), viagens, formação, seguro de saúde, etc
Para o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores ainda se pode oferecer acesso a serviços no local de trabalho: ginásios, salas de convívio, restaurantes/cantinas e outros serviços úteis.
Menor pressão
O trabalho está definido e estruturado, assim as tarefas correspondem ao que se espera, na maioria das vezes existe apenas a pressão sobre resultados na área comercial e pressão sobre a assiduidade e pontualidade. Mesmo que haja pressão será sempre pequena comparativamente à pressão de gerir um empresa.
Horários de trabalho
Apesar de ser cada vez mais raro estanquicidade no horário de trabalho, existem ainda muitos empregos onde se sabe e cumpre um horário rigoroso, é o que se costuma chamar cumprir calendário, por vezes mesmo antes de se picar o ponto o pessoal faz fila na respectiva máquina!
Não investe dinheiro
A verdade é esta : se não investe não ganha , mas também não perde. Os riscos estão do lado da entidade empregadora, é esta que tem a missão de produzir receitas para cobrir custos e gerar lucros para os detentores do capital da mesma. Apesar do trabalhador ter interesse na empresa pelo seu posto, os detentores da mesma têm muito mais já que é o seu dinheiro que está em jogo.
Pessoalmente considero uma óptima ideia criar a própria empresa. Consensual é que existirá sempre pessoas a trabalhar para outros, pois alguém tem de fazer as coisas.