Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Altos e baixos do blogging

Escrever num blog regularmente não é tarefa fácil para a maioria das pessoas. É necessário determinação e foco para poder ser regular na publicação de conteúdos. Mesmo em blogs mais ligeiros é necessário ter uma certa disciplina para não falhar a publicação. Especialmente ao fim de algum tempo.

É também verdade que existem bloggers profissionais, onde um blog é a sua actividade profissional. Quando um blog é um negócio ou o negócio. Podendo desta forma priorizar o blog e com persistência e foco conseguem manter o ritmo de publicação regular. Têm o seu mérito. É necessário disciplina e organização.

No caso dos bloggers menos profissionais as coisas podem ser diferentes. Quantos blogs não desapareceram nos últimos anos? Manter e actualizar um blog requer sempre muito tempo.

Por vezes basta estar algum tempo sem publicar para perder a motivação. Ou até nos esquecermos.  Quando publico um novo artigo fico contente e motivado para escrever mais. Mas …

O tempo passa a correr, tantas solicitações, tantas distrações e quando damos conta passaram 6 meses desde o último artigo no blog. As redes sociais aceleraram os relógios do tempo. Por isso também me afastei das redes sociais. Apps no telemóvel também já me enjoam.

Os blogs são cada vez mais a melhor forma de comunicar com uma audiência. Os blogs dão o poder a qualquer um de escrever e partilhar as suas ideias sem censuras com algoritmos. Por isso mesmo é importante termos o nosso espaço.

A solução para mim é simples

A vida pessoal afecta-nos e por vezes não se pode fazer tudo. Uma das questões que me têm aborrecido é não ter um local de trabalho fixo. Em casa, já percebi que não consigo trabalhar como pretendo. Um escritório necessita-se 🙂

Já passei por um cowork, neste momento estou noutro. Gosto da socialização, mas pretendo algo mais intimista e profissional.

Em casa, vou trabalhando, mas é pouco. Especialmente comparativamente ao passado. Eu dedicava muitas horas do dia aos negócios online. Nos últimos tempos, tenho gerido apenas. Isso há-de mudar. Pretendo ainda ter algo algo mais com visibilidade.

Não vou lamentar o que não fiz, olho para a frente. O futuro é que vai ser bom. Não vou estar também sempre a escrever sobre isso. Só hoje.

Consolidar (o mais depressa possível)

Tenho pensada a consolidação dos meus projectos online faz tempo. Mas por vezes penso que é melhor refletir para não haver arrependimentos. Um processo simples acaba por ser cansativo e desmotivante.

Quantos mais projectos pior. Se não forem bem definidas as prioridades.

Assim que terminar a reorganização dos meus projectos online. Sem distrações posso dar a atenção que merece este blog e aos seus leitores. Sei que tenho leitores um pouco desiludidos por ter desleixado este projecto. Melhores dias estão para chegar.

Apesar do blog investidor.pt ter estado alguns meses parado, não houve publicação de conteúdos. Não quer dizer que não tenha trabalhado no blog de outra forma. Uma reorganização dos meus projectos, ditou a supressão de blogs que não fazia sentido manter.

Tem havido necessidade de muita reflexão pelo caminho. Como organizar e consolidar tantos sites é uma dor de cabeça. Por exemplo cada vez que apago um site, fico triste. Não só pelo dinheiro que perdi, mas pelo tempo que dediquei a construir esse site. Quando se apaga um site ou blog estamos a ir contra as nossas ideias. Ideias podemos ter muitas, mas concretizar ideias e deitar fora todo o trabalho é aborrecido.

Decidi agregar os conteúdos do blog bancario.pt na secção banca e os conteúdos do blog mediador.pt na secção seguros. São temas relacionados com as finanças pessoais. Não faz sentido possuir mais blogs além deste. O único blog que irei ter para o futuro é o investidor.pt, isso é certo. Mas ainda tenho alguns blogs que nem sei o que lhes faça. :-/

Altos e baixos

Os altos e baixos existem quer nos blogs, nos negócios (vida profissional) e na vida pessoal. Não se pode estar sempre em alta. Os momentos na mó de baixo também ajudam. Especialmente a refletir.

Os meus negócios online também têm tido um ciclo, semelhante. Altos nos sucessos e baixos nos fracassos. O fracasso faz parte do caminho de um empreendedor, mas dispensava-se bem.

Seria muito mais fácil, não ser só eu a escrever no blog. Permitiria mais conteúdos e de forma mais regular. Mas organizar isso dá muito trabalho e requer investimento.  Sei que agora vou escrever mais uma dezena de artigos. Gostaria de conseguir publicar 1 novo conteúdo por semana. Mas sem pressões. As ideias e os rascunhos de novos artigos existem. Tenho de esforçar-me mais um pouco.

É-me cada vez mais fácil escrever

Uma coisa engraçada, que não tem muita piada. Quando tinha mais dificuldade em escrever, escrevia mais do que agora. Escrever hoje um artigo sobre um tema que goste é mais fácil.

Não quer dizer que não demore 4 ou 5 horas para cada artigo. Tenho sempre de reler no mínimo 2 vezes. 1 para melhorar o sentido das frases. Outra para encontrar erros e palavras em falta. E mesmo assim …

Não desistir do que nos interessa

Este blog vai ser maior no futuro. Pois é um dos meus principais projectos e um orgulho pessoal. Mesmo que possa estar parado por tempos, não vou desistir do meu blog. É uma das minhas marcas pessoais e continuará a se-lo.

Venham passando por cá, a publicação de novos conteúdos será às 4ª feiras.

  1. David Rufino diz:

    Até quarta!!

  2. Manuela Pires diz:

    Ainda bem que estamos de volta, tu na escrita e nós na leitura

  3. Francisco Nobre diz:

    É bom voltar a saber de si!