Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Agradecimento e respeito pelos leitores do blog

Uma das características pessoais que aprecio é o respeito, respeitar os outros é fundamental. Este é o mote para perceber que talvez nem sempre tenha sido correcto com os leitores regulares do blog. Não é fácil de explicar.

Sinto-me um privilegiado por ter pessoas que me acompanham através do blog, é uma enorme satisfação pessoal ter construído o blog investidor.pt e ter leitores fiéis, que me acompanham há anos. Obrigado a todos.

visitas-blogA minha postura sempre foi: escrevo quando me apetecer, nunca pensei que poderia estar a “desrespeitar” os leitores do blog ao faze-lo. Aliás nunca pedi desculpa por estar às vezes meses sem publicar artigos. Não há desrespeito por ninguém, mas os leitores regulares merecem um pouco mais de mim.

Por vezes erramos, às vezes até demoramos demasiado tempo a ver que estávamos errados. Por vezes erramos sem intenção, ou apenas por descuido.  Um destes dias pensei nisto. Percebi que realmente o facto que não ter um ritmo de publicação de artigos não é bom para ninguém. Nem para mim, nem para os leitores assíduos.

Desta forma pensei em passar a publicar um novo artigo todas as semanas, no mesmo dia da semana e à mesma hora. Assim os leitores regulares sabem precisamente quando terão aqui conteúdo novo. Vamos ver se consigo.

Dia e hora da publicação

Pretendo assim publicar um novo artigo às quartas-feiras às 23:30.

E explico o porquê desta escolha.

Primeiro a hora que é mais fácil, a hora da publicação dos meus artigos sempre foi após a meia noite, a maior parte das pessoas já está a dormir (penso eu) assim os subscritores do feed rss do blog são os primeiros a ler os artigos, pois recebem uma notificação através do Feedburner por volta das 10 horas da manhã do dia seguinte à publicação. Logo não faz sentido publicar artigos sem ter em mente essas pessoas.

Porque escolhi a quarta feira

A quarta feira é mesmo no meio da semana, mas existe uma razão mais objectiva. Para isso mostro as estatísticas do blog de uma semana. Ora, os dias que o blog tem mais visitas são as 2ª, 3ª, 4ª e 5ª. Assim a quarta feira é o melhor dia para publicar pois a sexta feira é por norma o dia mais fraco em visitas. Deste modo ao publicar na quarta-feira torna-se melhor para equilibrar as visitas do blog, os passos que dou:

  1. Publicação do artigo quarta-feira à noite
  2. Partilha do artigo no dia seguinte nas redes sociais (Facebook) quinta-feira à noite.
  3. Visitas vindas do Facebook sexta e sábado.

Efeito surpresa

O efeito surpresa também pode ser um bom ingrediente num blog, mas a publicação de artigos terá de ser regular, com 3 ou 4 posts semanais. Como não consigo publicar tantos artigos por semana, vou deixar o efeito surpresa para os assuntos que abordo nos artigos 🙂

Transparência

A minha postura é ser transparente, não tenho nada a esconder.

Mas tenho mais erros para serem emendados, por exemplo a newsletter associada ao blog não me sai da cabeça desde que a abandonei, por falta de organização, não consegui concretiza-la da forma que tinha idealizado. Já esteve para ser reformulada, e vou faze-lo no futuro. Mas antes tenho de fazer umas alterações nos meus projectos web. Consolidar é a palavra de ordem.

O investidor.pt terá uma grande alteração no futuro, não posso ainda revelar, mas a seu tempo explico tudo, bem como as razões que me levaram a tomar a decisão (não é nada demais). A bem dizer pouco mais afectará do que a newsletter e algumas das categorias do blog. Estas serão mais alinhadas com os posts do futuro. Posso já dizer que uma das novas categorias do blog é agricultura. O template do blogue também será aperfeiçoado, mas sem alterações radicais.

Não é só no blog que pretendo ser transparente, é em tudo. Se é verdade que tenho vindo a adiar, por esta e aquela razão, penso que no decorrer de 2017 posso apresentar todos os meus sites (projectos web), se não forem todos, serão provavelmente 90%. Isto é algo que faz muito sentido para mim e depois ainda poder tirar partido nas sinergias ou divulgação que posso dar através do meu projecto com mais visibilidade.

Por vezes queremos apresentar os projectos mas não estão num nível que que nos valorize. Aqui também há um ensinamento importante, nunca divulgue um projecto que não está “pronto” para isso. O pronto pode ser um nível de desenvolvimento aceitável.

Publicação regular de artigos

Este passo é benéfico para mim, pois disciplino-me e crio um ritual de publicação de novos conteúdos. Existem tantos temas de gostaria de falar e ainda não tive oportunidade de o fazer. Acho que também será interessante para os leitores mais assíduos.

Até à próxima quarta

Votos de sucesso para todos, com um próspero ano de 2017.