Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

La casa de Papel: assalto à casa da moeda

Quando encontro algo que gosto e que possa ser enquadrado aqui no blog. Gosto de partilhar. A aprendizagem pode vir de todos os campos.

Podemos aprender bastante com esta série espanhola. Que está a fazer furor pelo mundo inteiro. E provavelmente já ouviu falar da mesma.

Se não conhece. Recomendo. Eu fiquei fã. E até explico no final como a pode ver gratuitamente (sem esquemas). Esta série faz-me lembrar um filme, (infiltrado). Também ele surpreendente nas estratégias e na execução.

O que posso retirar da série para a vida real, não é nada de novo. Mas mostra-nos claramente o trajecto. Os passos a dar para concretizar algo. Mesmo sendo ficção, mostra-nos algumas muito interessantes.

Propósito

Tem o tema central no assalto à casa da moeda de Espanha. O propósito neste caso é infeliz. Mas é pura ficção. Mas podemos moldar a todo tipo de actividades, negócios ou empreendimentos.

Propósito é o objectivo. Ter um objectivo é o início de tudo. Como o vamos atingir e os caminhos a seguir podem e devem ser planeados.

Equipa

O tema das equipas não é novo, existem diversas vantagens em construir uma equipa de pessoas com competências e capacidades diferentes. A união faz a força. A dispersão de competências pelos membros torna-nos mais fortes.

Assim constituir uma equipa que se identifique com o objectivo/propósito é o passo seguinte.

Estudo

Uma das coisas mais importantes é estudar. A série leva mesmo a sério este capítulo. 5 meses de estudo para realizar um assalto de 15 dias!

Estudar as variáveis que interessam.

Não podemos deixar de estudar. Melhorar as nossas competências. Nunca saberemos tudo, mas podemos aprender todos os dias.

Estratégia

Com o estudo e a estratégia podemos definir o planeamento. Gerir os recursos de forma a concretizar o objectivo. A estratégia é como definimos o como e quando vamos fazer. Este é um tema para aprofundar em futuros conteúdos.

“Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. Se você conhece a si mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer”  Sun Tzu (a arte da guerra)

Planeamento

O planeamento é fundamental. Embora saibamos que é preciso muitas das vezes corrigir e ajustar as novas acções às situações. Agir sem planear é super arriscado. Vamos, mas não sabemos para onde. (acho que já li isto em qualquer lado).

Execução

O capítulo da execução é de todo hilariante. Pois é aqui que os erros acontecem. Falhas na execução levam muitas vezes ao fracasso. O factor humano! Os planos escritos são óptimos.

A maior das aprendizagens pode ser obtida na execução. Pois se estudarmos as variáveis. Se conseguirmos prever com antecedência o que pode ser diferente. Construir uma estratégia para esses desvios. Podemos ganhar de qualquer das formas. É aqui que se sente o poder do estudo, do planeamento e da estratégia.

A série está disponível na Netflix

Para poder ver a série basta ser assinante da plataforma de vídeo streaming Netflix. A parte boa para quem não é assinante, é que o primeiro mês é grátis. Logo pode ver sem pagar nada. Depois existem várias subscrições desde 8€/mês.

Uma televisão com internet é o ideal, mas também pode ser visto em computadores, tablets e smartphones.

Esta séria foi-me recomendada pelo meu filho João 🙂

O sucesso inspira-me

Para além de ficar fã da série, fiquei fã dos actores e do realizador. Fico super feliz com o sucesso. Algo realmente bom, deve ter as suas recompensas.  A vida destes actores e atrizes mudou completamente. Um super sucesso tem um impacto brutal. Do quase anonimato para o estrelato.

A história da série é realmente fantástica. A série foi exibida em Espanha em 2017.  Uma produção arrojada. Que após a sua venda à Netflix atingiu o sucesso mundial. Sem a Netflix, provavelmente nunca iria ouvir falar desta série. O poder de uma plataforma mundial pode ser estrondoso!

Se quiserem ver entrevistas e factos sobre a série e os protagonistas, basta irem ao site do canal Antena 3.

Foi a melhor séria que já assisti, e ficará provavelmente para a história.

Por vezes basta fazermos 1 coisa realmente boa. Tal como nos negócios, podemos falhar inúmeras vezes, mas se acertarmos 1 🙂

Os comentários deste artigo estão fechados.