Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Vender vinho online

Poucos são os produtos interessantes para fazer revenda online. Mas o vinho é uma excepção.  Ser revendedor de vinhos online é uma das excepções no que diz respeito aos negócios de e-commerce de revenda.

Muito porque tal como investir em vinho pode ser uma boa ideia, é um produto que valoriza com o tempo. Em caso do negócio falhar podemos consumir os produtos. Assim é boa ideia comercializar só vinho do bom. Para quem aprecia vinho, este negócio é tipo tudo em um.

Vantagens

Uma das vantagens de estar ligado ao sector do vinho, é sem dúvida a oportunidade de experimentação gratuitamente. Nos contactos com os produtores existem muitas vezes provas de vinhos. Nada como dar a experimentar aos revendedores o produto. Desde modo podem dar um foco diferente na venda, uma vez que conhecem de facto o vinho. Degustar os bons vinhos de Portugal de forma gratuita é ser sortudo.

Com um blog sobre vinhos e quando atingida uma certa notoriedade também é possível que alguns produtores enviem garrafas para experimentar-nos e dar-nos uma opinião ( é bom que seja positiva).

O guru do vinhos agora é guru do marketing

Quem actua no sector do vinhos e não conhece o Gary Vaynerchuk, precisa de o conhecer. Pois bem, para quem não conhece o Gary, começou a fazer reviews de vinhos através do Youtube em 2006 para ajudar a empresa do pai a vender mais vinhos.

Pode ver aqui o vídeo do 1º episódio: https://www.youtube.com/watch?v=5Vo0nykupIo

Daí a tornar-se um guru foi um pequeno passo, hoje é orador relacionado com empreendedorismo. O guru do vinhos agora é guru do marketing.

Transformar uma garrafeira numa loja online

Uma das melhores ideias associadas a vender vinho online é associar um negócio tradicional com o online. Assim quem possui uma garrafeira pode começar a vender online sem grandes problemas. Uma vez que possuí já stock. Acaba por ser transversal à maioria dos negócios de revenda tradicionais de nicho.

Quem possui uma loja online também pode abrir um espaço físico, para vender ou armazenar os produtos. Vender sem ter stock normalmente não se traduz em satisfação para os clientes. Pois uma das premissas é o tempo de entrega dos produtos.

Plataformas mundiais

Estar no mundo dos vinhos online também requer conhecer o sector dos vinhos na internet. Existem já várias plataformas que cimentaram o seu espaço na industria. Conhecer e saber aproveitar estas plataformas, pode ser bom para produtores e revendedores de vinho em geral.

No que diz respeito a avaliações de vinhos, temos também de incluir para além das plataformas, o especialista Robert Parker. O homem que prova todos os vinhos e provavelmente não compra nenhum!

Aproveitar estas plataformas para promover garrafeiras online é muito apropriado. Por exemplo a Vivino permite de forma gratuita (ainda) promover o stock de garrafeiras online. Para a divulgação de lojas de vinho online também se pode utilizar o site português enoguru.com

Oportunidades

Vender vinho português para o estrangeiro é talvez a maior oportunidade. Vender vinho português a portugueses espalhados pelo mundo faz muito sentido. Lá fora a oferta de vinho de Portugal não é muito elevada. Aliás a maior parte dos pequenos produtores não tem capacidade de internacionalização. Pela falta de volume.

Fazer combos de diferentes marcas, é também uma oportunidade. Pois é possível baixar a margem de comercialização sem desagradar aos produtores.

Ameaças

Uma das principais ameaças da revenda de vinhos online é a venda directa por parte dos produtores. Não é difícil criar uma loja online. Fazer venda directa de vinho é o futuro dos produtores.

Falta só saber como os pequenos produtores conseguirão a notoriedade para poder vender directamente. É fácil! Fazendo diferente e fazendo de forma criativa. Há exemplos através de histórias que conseguem sobressair. Se bem que prémios internacionais são a forma mais apetecível de obter visibilidade.

Vender vinho de forma diferente

Uma das ideias que tive quando pensei em escrever este artigo, foi a criação de um serviço de subscrição mensal de vinhos. Vinhos em forma de surpresa, em que as pessoas recebiam 2 ou 3 garrafas de vinho. Quando fui pesquisar sobre a ideia descobrir que já existem 2 empresas em Portugal a fazer isso. Ideias novas que já existem!

A ideia é excelente pois está-se a vender vinho sem olhar a preços. O efeito surpresa também é uma elemento de valor. Confiar em quem envia e na qualidade das suas escolhas é também importante. As pessoas querem receber agradáveis surpresas.

Estratégias

No que diz respeito às estratégias para marcar posição num mercado tão concorrencial é complicado. Pois depende da capacidade de cada um.

Criar uma Amazon do vinho português parece a mais fácil para quem tenha capital para investir. Por exemplo comprar a produção total de certos produtores proporcionará exclusividade. E um factor de alavanca. Poderia ser até em parceria com os produtores.

Para empreendedores menos capacitados financeiramente o ideal será provavelmente focar-se nos pequenos produtores. Existem mais de 1500 produtores de vinho em Portugal, por isso não será difícil encontrar novos e bons vinhos. Que possuem menor visibilidade. Existem tesouros vinícolas por descobrir.

A tarefa de dar visibilidade a todos os vinhos é por sinal mais desafiante.

Construir uma loja online de vinhos pode ser fácil

Para construir uma loja online de vinhos pode utilizar uma plataforma externa ou utilizar um software especifico, pode encontrar uma lista de soluções aqui. No entanto saliento, e como opinião pessoal que o melhor é utilizar uma plataforma de e-commerce. Criar e desenvolver uma loja com software adaptado é uma dor de cabeça. Actualizações e afins farão perder imenso tempo. Por vezes o melhor caminho é criar valor noutros capítulos.

Só o tempo necessário para inserir e descrever cada nada um dos vinhos é já algo de trabalhoso. O ideal é aplicar o tempo em algo valioso, como as descrições únicas e personalizadas de cada vinho.

Uma descrição completa de cada produtor também pode ser uma mais valia. Pela minha investigação e análise há pessoas em Portugal a fazer coisas no que diz respeito a este aspecto. Percorri muitas lojas online de venda de vinhos, encontrei muitas coisas que me surpreenderam pela positiva, mas também existem muitas lojas onde não encontrei nada de interessante/diferente. Por vezes basta analisar a concorrência para tirar boas ideias.

Curiosidades

Na minha investigação recente sobre vinhos, encontrei alguns curiosidades que merecem aqui um apontamento. Comecemos pela Adega da Caridade onde os rótulos das garrafas são aguarelas e possuí uma produção super reduzida. Outro vinho que também me cativou pelos pormenores do rótulo foi a Herdade da Malhadinha Nova. Pois utilizam nos rótulos das garrafas desenhos dos filhos. Uma ideia genial e amorosa. Conquistou-me.

Podemos perceber que até no rótulo da garrafa se pode inovar e fazer diferente. Sobre o sector do vinho provavelmente terei de escrever mais algum artigo. O negócio da produção de vinho propriamente dita fica para o futuro.

Para finalizar importa referir que o sector do vinho é bastante agressivo. Com preços tabelados pelo produtor, enorme concorrência e uma quantidade de produtos abismal. Comercializar todos os vinhos parece missão complicada. Pensar em vencer através de menores margens de lucro trará por certo dissabores com os produtores. Muitos desafios.

Não há impossíveis, é sempre possível fazer melhor, fazer diferente. Basta criatividade e vontade de fazer acontecer. As oportunidades existem isso é certo.

Vender vinho online é negócio que me agrada por vários motivos e até pelo desafio. Mas não será um negócio para o Nuno. Sou mais pessoa para também o produzir.

  1. Jorge diz:

    O mundo dos blogs parecia em vias de extinção , é bom ver algum bom trabalho, ainda melhor em português .. boa continuação vou passar por aqui mais vezes !

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Jorge

      Obrigado pelo comentário

      Manter um blog durante muito tempo não é fácil. Exige dedicação e trabalho

      Votos de sucesso