Ideias: do planeamento à execução
Artigo sobre o trajecto entre a ideia, planeamento e a criação de um negócio
Ter ideias para desenvolver negócios ou iniciativas é fácil, no entanto existem passos que devem ser dados para que tudo aconteça como projectamos. A organização é umas das etapas que não pode ser esquecida de modo a poder obter os resultados esperados.
Se existem muitas pessoas que têm ideias e não as colocam em prática, também há de certeza muitas pessoas que executam as ideias de forma pouco organizada. Daí este artigo, pois mesmo sabendo de todos estes factores também cometo erros, e aprendo com eles. No final do artigo explico a situação que originou este artigo.
Para gerar ideias e fazer a sua avaliação já tenho conteúdos que dão algumas pistas, como pode conferir abaixo:
Todas as ideias devem ter um propósito, afinal para que serve esta ideia? Este propósito é o objetivo que temos em mente, por exemplo numa ideia de negócio, temos como objectivo ganhar dinheiro ou criar um posto de trabalho. Mas nem todas as ideias passam por querer ganhar mais dinheiro, mas a estrutura de execução é mais ou menos similar. Uma ideia geralmente tem um objectivo, é o início de um processo ou acção.
- Ideias
- Objectivos
- Estratégia
- Planeamento e organização
- Execução
- Controlo e aperfeiçoamento
Estes são os 5 passos que considero mais importantes, e podem ser utilizados para construir algo ou testar algo. Sem um destes elementos ou etapas, as coisas podem não correr muito bem. As ideias, são a base.
Objectivos
Esta é a motivação porque queremos fazer algo, logo é bom estarmos conscientes dos mesmos e se fazem sentido, já publiquei um artigo sobre a importância dos objectivos e como devem ser definidos, pode ser lido aqui.
Estratégia
A estratégia é o caminho ou as formas que vamos utilizar para chegar a determinado objectivo. Como e o que vamos fazer para chegar a determinado ponto. Este é um elemento de vital importância, pois é das estratégias que surgem os pontos importantes que devem ser executados por ordem de relevância. A estratégia também envolve planeamento, definir a trajectória que pretendemos seguir.
Planeamento e organização
A organização é um elemento crucial na execução de estratégias, por vezes não damos conta disso, menosprezamos esta etapa e depois os resultados não são alcançados. A falta de organização pode ter custos enormes, por exemplo já que o tempo é um recurso escasso. Não saber em que ponto nos encontramos pode ser desmotivador e deitar por terra a ideia que deu origem ao processo. A mente por vezes não consegue memorizar tudo. Um das formas de organização é através de checklists e workflows de forma a organizar ideias e processos.
Execução
Nada existe antes de ser executado, sem a acção as coisas não acontecem. Não é mais do que colocar em pratica as estratégias que definimos através dos meios planeados. É nesta etapa que começa literalmente tudo, antes disso, temos apenas ideias. A execução é a materialização de ideias.
Controlo e aperfeiçoamento
Tudo pode ser melhorado, esta é uma das minhas máximas, mas se não houver controlo não saberemos o que melhorar.
Um exemplo da não aplicação destes factores
Este artigo foi criado com base num iniciativa minha, a criação da newsletter do blog, e deixem que vos conte, algumas das situações. Num dos primeiros emails, enviava os 10 melhores artigos do blog, tive o feedback de um subscritor e leitor (a quem agradeci e agradeço). 10 artigos era muito, a pessoa queria ler os artigos e enviar 10 de 1 só vez era muito, concordei, esse email passou a a contar apenas com o destaque de 5 artigos. Esta foi uma acção de aperfeiçoamento, e ainda necessita de ser revista.
O maior erro que a newsletter do investidor.pt possuí, e é o que me tira o sono: depois da ideia, da estratégia, dos objectivos, o que é que eu fiz? Passei à acção, entrei dentro da plataforma de email marketing e comecei a criar emails. Eu executo ideias :-)
O que é que aconteceu? Criei a newsletter bem, nos moldes que tinha idealizados, mas como não me organizei, ou seja, não coloquei tudo num papel, acabei por me desmotivar. E explico porque. A ideia de enviar um email sobre 1 livro a cada mês, era e é boa, mas para eu criar um novo email nessa sequência, tenho de saber sobre os quais já falei, como não tenho um checklist com isso, demora tempo. Terei que ver todos os emails na sequência de autoresponder para ver isso. A perda de tempo leva à desmotivação e depois acabo por não criar novos emails. O que é frustrante!
Como sabem os subscritores da newsletter tenho já dezenas de emails ( sobre vários temas, bem como alguns livros), sem uma forma de me ajudar a ser mais produtivo as coisas não resultam, por isso sou adepto das checklists, tenho diversas. A próxima a ser criada é a da newsletter :-)
São as pequenas coisas que ditam a diferença, a diferença está muitas vezes nos pormenores.