Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Descobri o meu negócio

Consegui descobrir o “meu” negócio. Estou empolgado e motivado. É um negócio que tem todos os ingredientes que procurava. Será o maior e melhor de todos os negócios que tive. É a minha melhor ideia de negócio. 

Nos últimos anos tenho estudado diversos negócios e oportunidades. Focado em encontrar algo que pudesse transformar num negócio que me agradasse. Pois bem encontrei o negócio que irei dedicar-me nos próximos anos. É uma sensação excelente. Voltar a sonhar com o sucesso, depois de tempos menos bons.

A semente da ideia de negócio surgiu em 2014. Fiz pesquisas e estudos que me ajudaram suportar e a conceber esta ideia. Só depois de materializada será um negócio.

A inspiração base existe desde há 5 anos, mas a concretização foi sendo adiada por achar a ideia pouco arrojada. Necessitava de algo que fizesse a diferença. Descobri o factor que torna tudo diferente há cerca de 2 meses. 

Logo nos últimos tempos tenho passado muitas noites a pensar na sua concepção. É um negócio arrojado na estratégia e até no marketing. Não deixando de ser simples. Pretendo publicar artigos explicativos do fundamento de algumas das minhas ações. Vou ter motivação para escrever mais no blog. Este será um dos canais onde pretendo divulgar o meu produto. Evidentemente, sem tornar o blog num “vendedor”, as vendas através do blog serão sempre em modo suave!

É a minha melhor ideia de negócio

Já tive imensas ideias de negócio, partilhei algumas aqui no blog. Concretizei também diversas ideias, no entanto as ideias tiveram um potencial sempre baixo. Por responsabilidade minha.

Só para terem ideia do dinheiro que deixo de receber por filosofia própria, digo apenas que a última proposta para publicação de um artigo patrocinado aqui no blog foi de 500€ . Ao longo dos anos tive algumas propostas de artigos patrocinados, e achei por bem não ceder. Durante 10 anos consegui manter o blog na linha que pretendia, não fazia sentido mudar a minha postura. Só a vender artigos patrocinados podia ter um fonte de rendimento interessante no blog.

Os meu negócios nunca se focaram muito no retorno financeiro, por exemplo nalguns sites meus tive anos sem ganhar nada. Não, por que não quisesse ganhar dinheiro, mas por que as ideias de negócio não eram assim tão boas.

Possuo diversos negócios, especialmente na internet. Mas infelizmente não possuo nenhum muito lucrativo. Isso têm-me impedido de realizar outros investimentos.

Este negócio (se correr bem) vem permitir-me financeiramente realizar diversos investimentos que há muito tempo tenho idealizados. Nomeadamente voltar a investir na bolsa, adquirir participações em PMEs que despertam o meu interesse e mais aventuras pelo imobiliário.

O negócio tem ingredientes que considero fundamentais para os negócios do Nuno

  • Nicho de mercado pequeno
  • Área de negócio que aprecio
  • Não existe concorrência directa
  • Investimento reduzido
  • Pressupõe continuidade

As principais vantagens do negócio

  • Negócio baseado na escassez
  • Negócio que me dará prestígio
  • Negócio lucrativo

Desvantagens do negócio

  • Depende muito de 1 pessoa (eu próprio)
  • Fase de arranque difícil
  • Negócio trabalhoso. Vou ter de trabalhar duro

Um dos aspectos mais interessantes é que necessito apenas de 50 clientes para o produto ser viável. O breakeven point (ponto de equilíbrio) é bastante baixo (100 clientes).  É verdade que o potencial também não é super elevado. Mas é mais do que suficiente. Dará para ir além da sobrevivência financeira. É um negócio bastante lucrativo

Vou comercializar um produto exclusivo por um valor “acessível”.

Não é uma ideia que se possa patentear

Após descobri o factor que impulsiona o negócio, pensei que o conceito base era inovador, pois não tenho conhecimento da sua existência em Portugal. Pode ser desconhecimento meu. É algo super simples e pode ser replicado com facilidade.

Nada como uma pesquisa em inglês para validar a originalidade da ideia. Percebi que o conceito base é uma tendência nos EUA, pelo menos desde 2013. Nada de extraordinário, no entanto existem diversos aspectos que posso considerar “únicos” no meu produto. E que farão toda a diferença (espero eu). Não é difícil ser único, basta colocar o cunho pessoal nas coisas. Mas este negócio vai um pouco mais além.

Por vezes basta adaptar e agregar conceitos de outros para criar novos conceitos. No fundo o negócio é um produto que existe no mercado, com uma nova abordagem e alguns factores diferenciadores. O conceito acaba por ser totalmente novo, e é aí que residem os elementos para o sucesso. Ou não 🙂

Desafios

Um dos maiores problemas que tenho enfrentado nos meus negócios é não ter um espaço dedicado ao trabalho. Isso reduz-me a produtividade e o foco. É um aspecto que espero resolver em breve. Vou necessitar de trabalhar com afinco para montar a estrutura e processos do negócio, para não desiludir. É urgente um escritório para o Nuno.

É verdade que não vou revelar a ideia de negócio antes da sua concretização. O elemento surpresa é um factor que pode ser interessante. Mas a semente está lançada. É uma questão de tempo e trabalho.

O negócio está relacionado com o blog , e por isso acho que alguns dos leitores poderão ter interesse no “produto”. Pelas minhas expectativas (previsões/palpite) vou vender menos de 10% aos leitores do blog. Os clientes virão essencialmente de outras paragens.

O lançamento do produto será no dia 5 de Janeiro de 2020. Apresento o “produto/serviço” aqui no blog nesse mesmo dia. 

  1. Manuela Pires diz:

    Ficamos então a aguardar mais notícias e boa sorte para o projeto.

  2. Renato diz:

    Boa sorte,
    Espero que esse projeto de negócio seja consistente e duradouro e que vá ao encontro das suas expectativas.
    Aguardo notícias em breve.
    Muitos sucessos

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Renato

      Obrigado. Tem todos os ingredientes que procurava. Vamos ver se é um negócio oportuno.

      Votos de sucesso

  3. Francisco Roque diz:

    Boa tarde,

    Também ando nessa senda, mas só me saiem negócios com investimento elevado….

    Muito boa sorte, sucesso e cá estarei dia 5 de Janeiro de 2020 para saber qual é.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Francisco

      Obrigado

      É preciso não desistir, a persistência é um dos factores necessários para o empreendedorismo.

      Votos de sucesso

  4. AM diz:

    Parabéns! Muito sucesso para o seu negócio! Se correr bem, se conseguir o seu objetivo, eu ficarei muito feliz por si.

  5. Jaime diz:

    Boa noite
    Tenho seguido o blog, estou mais ou menos nas mesma situação, há anos a estudar, pesquisar, algumas tentativas que não resultaram, não desisti, e mais uma vez vou arriscar, embora desta vez com mais experiência. Vamos ver o que vai dar, de qualquer forma parabéns, o desejo do maior sucesso, aguardemos então o que será, pode ser que venha a ser cliente. Um abraço.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Jaime

      Obrigado

      Com os erros e fracassos também se aprende, eu tenho aprendido imenso.
      Querer é poder

      Votos de sucesso

  6. António Sá diz:

    Bom dia Sr. Nuno
    Parabéns! Muito sucesso, abraço.