Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Trabalhar 12 horas por dia

elaborar trabalhoO tempo que dedicamos ao trabalho reflete-se directamente nos resultados. O retorno que podemos atingir com as nossas actividades depende do tempo que lhes dedicamos. Não há trabalho que não produza resultados. Por vezes também podemos trabalhar e não produzir nada, podemos trabalhar em algo que será desperdício de tempo e de esforço, mas não é por isso que não pode ser considerado trabalho. Tentativa erro até acertar é decerto um trabalho com mérito.

Quanto mais tempo dedicamos a uma actividade maior tende a ser o resultado, não podemos esquecer que nem sempre o trabalho se mede em produtividade, por vezes aprendemos com o que fazemos.  O trabalho é um conceito bastante abrangente, fazer o jantar ou a lida da casa é trabalho, mas um trabalho diferente do que se pretende tratar. O trabalho como factor de criação de valor. O trabalho que rende.

Onde arranjar tempo

Uma pessoa que trabalhe 7 ou 8 horas por dia, tem várias horas que pode dedicar a outras tarefas, é o ideal para lançar um pequeno negócio por conta própria, basta ter esse sonho e essa vontade (mas terá de prescindir de algum lazer).

O tempo que se está no local de trabalho não quer dizer nada, pode estar-se 12 horas num escritório e fazer o mesmo que outra pessoa em 6 (ou menos). O tempo que se dedica a um empreendimento deve ser tempo produtivo.

Nada melhor do que criar uma linha entre os que trabalham e os que fazem que trabalham. Nós próprios conseguimos avaliar-nos e perceber quando estamos a produzir e quando não estamos. Jogar ou vaguear pelas redes sociais no local de trabalho (ou tempo de trabalho) não é de certeza trabalho.

Dormir menos

O tempo que utilizamos para retemperar forças pode ser reduzido, há quem consiga dormir muito pouco, assim dispõe de mais tempo, seja para trabalhar ou para lazer.

Este é um ponto sensível para mim, para me sentir bem fisicamente necessito de dormir 7 ou 8 horas por dia, mas se ando empolgado com algum projecto posso dormir só 4 ou 5. Mas não consigo fazê-lo sempre.

As horas de trabalho

A lei do trabalho define que a carga horária máxima para os trabalhadores por conta de outrem são 8 horas por dia. No entanto, existem excepções, pois a isenção do horário de trabalho pode levar a que se trabalhe mais horas, se bem que a isenção do horário de trabalho deveria ser a flexibilidade no horário de entrada e saída.

“O período normal de trabalho não pode exceder oito horas por dia e quarenta horas por semana.” Nº 1 do Artigo 203º do Código do Trabalho

Os profissionais liberais ou empresários não são abrangidos por estas leis, podem trabalhar as horas que quiserem e/ou conseguirem. Ora este factor é decisivo nos resultados, pois quem consiga utilizar melhor o tempo, quem se esforce mais, pode conseguir resultados melhores. Dependemos mais de nós.

Trabalhar mais

O trabalho pode ser desenvolvido em várias vertentes, logo pode haver soma do tempo.

Não é fácil explicar por palavras este conceito, por isso um exemplo. Num dos meus retiros espirituais, gosto de largar os computadores pelo menos 1 semana por ano. Nem lhes toco. Andava a trabalhar com o trator, mais concretamente a lavrar umas oliveiras (ou revirar terra!) e a pensar nos meus negócios online (definir estratégias e locais de foco), quando tive uma ideia para um domínio de internet que possuo e estava sem utilização e sem qualquer expectativa de desenvolvimento. Aqui houve uma soma, trabalhava com o trator e refletia e definia estratégias para os meus negócios online.

Isto pode até dar ideias, transformar o tempo de lazer em tempo de trabalho, podemos perfeitamente estar num ginásio e conceber estratégias e soluções para negócios, produtos e serviços.

As mulheres são fenomenais neste campo, pois conseguem desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo.

Quem trabalha muito pretende criar um futuro melhor, trabalhando mais no início pode ter maior qualidade de vida no futuro. Esta é a minha perspectiva. Mas no meu caso pessoal está relacionado com a minha visão: Criar negócios sustentáveis que me permitam ter mais liberdade e ao mesmo tempo fazer o que me apetece.

É simples, algumas alturas do ano trabalho muitas horas por dia, todos os dias da semana, para que possa noutras alturas trabalhar bem menos. Por exemplo, nas férias escolares dos meus filhos é possível trabalhar 1 hora por dia durante 3 meses que os meus rendimentos mantêm-se mais ou menos os mesmos. Também há dias que não trabalho.

Trabalho com utilidade

Existem muitas tarefas que não possuem utilidade, considerar o tempo despendido nelas como trabalho é um pouco forçado. Um coisa é desenvolver um negócio que deu errado outra é fazer a coisa errada.

Neste tópico estou a lembrar-me dos empreendedores online, no passado perdi imenso tempo a ver estatísticas, a consultar o saldo de ganhos ou a consultar outras métricas. A curiosidade nestes campos é pouco frutífera. Temos de aplicar o nosso tempo no que interessa 🙂

Já no passado escrevi alguns artigos sobre o tema do trabalho

O trabalho é uma forma de obter rendimentos para sobreviver ou viver, mas existem outras formas para gerar fluxos de rendimentos constantes, mas se somos nós a executar, isso é trabalho.

Nem todas as pessoas necessitam de trabalhar, quem atinge a independência financeira pode dar-se ao luxo de fazer o que quer, se quiser aumentar a riqueza trabalha mais, se se sentir confortável vive dos rendimentos 🙂

A vida não é só trabalho

Uma das coisas que a maioria das pessoas pensa é que os workaholics só pensam em trabalho, até pode ter algum fundo de verdade. Mas é evidente que não se pode estar sempre a trabalhar, pois a saúde mental é importante. É necessário ter momentos de pausa para retemperar forças e voltar com garra.

Um das forças de quem trabalha muito é acreditar que pode fazer menos no futuro, trabalhar hoje para recolher as recompensas no futuro, também há quem se divirta com os seus empregos. Temos por isso que escolher algo que gostamos para fazer, para que possamos trabalhar indefinidamente e sem sacrifício.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.