Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Já foi tudo inventado? Ou ainda existe muito por descobrir?

No caminho pela procura de ideias de negócio por vezes somos confrontados com questões pertinentes, uma delas é o argumento de que já foi tudo inventado. Este pressuposto demonstra bem o espírito pouco receptivo à inovação e criatividade reinantes por aí!

Não querendo entrar em argumentos, na minha opinião existe muito por descobrir, aliás há um mundo por descobrir onde há muitas  oportunidades para se criar negócios novos. Ainda recentemente se descobriu que afinal existe uma partícula que consegue viajar a uma velocidade superior à da luz.

Como será o futuro?

Tudo parte de questões e necessidades, o que o consumidor em 2050 irá querer comprar? o que vai necessitar no futuro? O que é que ainda não existe e possa ter utilidade para as pessoas ou empresas? O que é que pode ser melhorado? Quais os processos que são ineficientes? Muitas ideias ainda nem têm base para ser criadas, pois muitas das novas ideias terão origem noutras novas ideias.

Embora já não se possa inventar a roda, existem formas de a utilizar que ainda não estão a ser aplicadas. A pergunta é onde vou eu aplicar rodas que possa originar um negócio? Temos o ponto de partida. A ideia é sempre questionar tudo.

Uns negócios caem outros sobem

Se o negócio clássico do aluguer de filmes de vídeo está em queda, outros negócios surgiram como seja o aluguer através dos fornecedores de televisão por cabo, canais temáticos de filmes e até a própria internet entra no bolo.

Se a indústria da imprensa escrita está a braços com quedas constantes nas vendas, outros negócios florescem, por exemplo portais informativos ou até mesmo os jornais gratuitos. O mal de uns é oportunidade para outros.

Um exemplo recente

A melhor forma de responder a esta questão é um produto ainda bastante recente e que ainda nem todos possuem, mas talvez tenham esse desejo. Estou a falar da Tablets, onde a Apple com o seu ipad se impôs no mercado. Se existe empresa que pode servir de inspiração a todos os empreendedores é sem dúvida a Apple. Inovação, fracassos e sucessos, tornando-se numa das empresas mais lucrativas e valiosas do mundo. Um homem (Steve Jobs), uma ideia, uma visão resultaram num negócio de dimensões espectaculares.

Uma ideia pode ser apenas um conceito!

Um dos aspectos que se deve ter em conta quando se procuram ideias de negócio reside no que pode ser melhorado, pois pode ser simplesmente a comunicação, design, utilidade ou o objectivo do negócio que serviu de inspiração. Por exemplo antes de existir o Facebook já existiam outras redes sociais (mySpace, Hi5) contudo o Facebook veio trazer algo de novo e que as pessoas necessitavam, e isso foi o suficiente para se tornar na maior rede social do mundo (neste momento).

Os exemplos funcionam como injecção de motivação, pois existem tantas oportunidades para inovar e criar um novo negócio que apenas temos de estar alerta e avançar na sua concretização para podermos alcançar o que desejamos.

Para finalizar deixo um vídeo que gostava que visualizassem.

Comentários

  1. Renê diz:

    Olá
    Meu nome é Renê e sou um empreendedor brasileiro, procuro idéias e/ou produtos inovadores, porém produtos portugueses que possam ter aceitação aqui no Brasil, excluindo azeites e vinhos, pois diversos importadores já o fazem. Caso queiram trocar idéias e informações estarei a disposição.
    Atenciosamente
    Renê

  2. Paulo Magossi diz:

    Tenho novas idéis para ser colocadas no mercado, qualquer interesse entrar em contato pelo email

    • Eduardo Monteiro diz:

      Olá,
      Gostava de ter a percepção dessas ideias, para entender a recepção no mercado.

      Obrigado.