Criar uma Papelaria, um negócio bastante diversificado
Saiba porque o negócio de papelaria pode ser uma ideia viável de negócio.
As papelarias, tabacarias são centros de comercio onde se pode encontrar bastantes referências ou produtos e adaptadas ao local onde estão situadas. Oferecendo assim uma oferta que responde às necessidades dos clientes locais.
Esta actividade tem evoluído naturalmente e com uma posição de estabilidade face ao futuro pois permite satisfazer vários tipos de necessidades. A própria origem do nome papelarias provem do facto comercializarem essencialmente artigos derivados do papel ou relacionados com o mesmo, assim os produtos base deste negócio deveriam ser: papel (folhas), envelopes, dossiers, cartolinas, lápis, canetas, marcadores, etc. O que nem sempre acontece.
As papelarias de antigamente, centravam muito o seu negócio em material escolar como os livros escolares e todo o material escolar que um aluno necessita para não ter falta de material! Hoje sente-se uma evolução considerável, neste negócio existe agora uma menor dependência deste tipo de artigos, centrando o seu negócio em imprensa escrita, os jornais e revistas, pois permitem vendas regulares e mesmo sazonalidade.
Papelarias sem papel
A polivalência deste negócio é um dos seus pontos fortes, o negócio do papel deu lugar a um conjunto de artigos que nada têm a ver com papel, assim as papelarias tornaram-se tabacarias, reprografias ou centros de cópias, doçarias e vendem um sem número de artigos. Hoje existem papelarias onde não se vendem folhas de papel coloridas a vulso, ou simples cartolinas, algo que era quase obrigatório à uns anos atrás.
Papelarias doçarias
As papelarias nas proximidades de escolas podem vender bastantes pastilhas, gomas, chocolates e até snacks fazendo concorrência a cafés da redondeza. Muitos destes artigos têm margens de lucro gigantescas, como a venda de gomas avulso. A localização afecta muito o tipo de cliente. As escolas proximidades de escolas podem ser bons locais para estabelecer uma papelaria.
Papelarias centros de cópias
A evolução tecnológica permite fazer fotocópias em qualquer lado, com o recurso a uma simples impressora, adicionando mais um motivo para visitar o estabelecimento. Na vertente mais profissional das cópias de papel, podem ser utilizadas máquinas profissionais de reprografia, onde o custo por cópia é menor, onde abre novas oportunidades, por exemplo a impressão e encadernação de trabalhos escolares. A aquisição de uma impressora de papel de dimensões superiores a A1, irá diferencia-la, no entanto é requerido conhecimento técnico para executar certos trabalhos. Tudo depende do espaço disponível.
Papelarias artesanato
O artesanato nas suas variantes como as artes decorativas, artes plásticas e pintura também têm conquistado espaço em algumas estabelecimentos, vendendo deste tinta, pincéis e outros artigos, complementando a actividade principal.
Papelarias podem ser agentes da Santa Casa
Podemos encontrar papelarias onde é possível registar jogos sociais como o Totoloto e Euromilhões. Sendo hoje uma mais valia para estes estabelecimentos, já que as concessões da Santa Casa , não são fáceis de obter. Por vezes as comissões provenientes dos jogos são suficientes para pagar a renda do estabelecimento. Ser agente de jogos sociais é uma factor diferenciador e valorizado na hora de vender ou comprar uma papelaria.
A polivalência deste negócio ganha um admirador, considerando-o como um dos bons negócios para criar e investir. Pelo menos uma opção a considerar na hora de criar o próprio posto de trabalho. Apesar de não ser um negócio de margens de lucro muito elevadas comparativamente a outras actividades, permitem ter um negócio duradoiro que se pode perpetuar no tempo.