Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como iniciar e gerir um projecto na internet

Saiba como iniciar um negócio na internet utilizando os ensinamentos da gestão empresarial. Conheça os factores a ter em conta na hora de iniciar um negócio online

Como tudo na vida, uma boa Gestão é fundamental para ter mais qualquer coisa, seja ela: dinheiro, tempo, qualidade de vida, lucros, etc. Se aplicarmos o pensamento de Gestão a projectos ligados à internet, teremos melhores resultados, maiores probabilidades de sucesso e também mais profissionalismo. Os mandamentos da Gestão são essenciais para optimizar recursos, extraindo o máximo, potenciando assim os resultados. Sem eles podemos dizer que andamos à deriva, seja no mundo empresarial ou simplesmente no ambiente web menos profissional.

Aproximando e adaptando o pensamento de Gestão à internet, temos os seguintes passos:

Planear

O primeiro passo é pensar, onde queremos chegar e como lá vamos chegar. O planeamento é fundamental, planear todas as variáveis do projecto, definindo objectivos e metas a atingir. Alguns desses objectivos poderão ser: Nº de visitantes, nº de subscritores, receitas do site, taxa de crescimento, etc. Sem saber o que queremos como podemos ser bem sucedidos.

Estruturar

Depois de definir os objectivos, delineamos ou definimos como vamos atingir esses objectivos, construindo a estratégia para atingir os fins. Com os meios ao nosso dispor, por exemplo quantos artigos publicar por semana (no caso de um blogue) , sabemos que existe uma correlação forte entre o número de artigos publicados e o número de visitantes vindos dos motores de pesquisa. Como será feita a divulgação do projecto nas redes sociais, de que modo pretendemos cativas a audiência são alguns aspectos a ter em mente na hora de alinhar os meios com os objectivos. Quanto pretendemos investir em promoção e divulgação do projecto e a distribuição desse investimento ao longo do tempo.

Delegar

Este vector da Gestão é essencial e como tal deverá ter muita atenção da sua parte. Para isso e pressupondo que é você que executa todas as tarefas, delegue sobre si mesmo, definindo o que fazer e quando fazer para que tudo corra como planeado. Na auto-gestão é tudo mais complicado derivado da não especialização. Assim contratar programadores, especialistas ou designers profissionais é o caminho certo para que a qualidade do projecto não seja colocada em causa. Saber delegar é uma arte.

Controlar

Seguir a evolução e fazer ajustes não tem nada de errado,  programas de fornecimento de estatísticas devem ser analisados para fazer correcções na estratégia delineada, ou até mesmo fazer mudanças e melhoramentos a todos os níveis, contribuindo para a realização dos objectivos iniciais. Analisar desvios e fazer os devidos ajustes, por vezes são pequenos aspectos que, têm uma importância fundamental. Uma imagem mal posicionada pode afastar um visitante no primeiro minuto no site.

Pesquisa do blog