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Dicas de marketing digital para empresas

Não há assunto que não possa ser abortado e enquadrado no blog. Dar umas dias de marketing digital parece-me apropriado. Pois cada vez mais existem negócios que vivem na internet.

O tema do marketing digital é bem extenso. Muitos são os temas que podem ser abordados. Mas umas dicas simples posso dar aqui. Dicas simples, mas com valor.

Os profissionais do marketing digital correm constantemente atrás do prejuízo. Estar actualizado sobre o que é importante é fundamental. Possuir projectos próprios na internet obriga-nos a estudar e testar muitas coisas. E nem sempre é possível concretizar tudo.

O marketing digital é algo que gosto e até acho que tenho um conhecimento acima da média. Mas nem sempre se consegue executar atempadamente o que idealizamos. Por exemplo o template deste blog demorou bastante tempo a ser responsive (adaptado a dispositivos móveis). Ainda não está 100%.

Ou seja, este meu blog não mostra os meus conhecimentos todos. Pois muitas das coisas, ainda não consegui implementar. Nos últimos anos abrandei. Na internet temos de ir evoluindo e melhorando todos os dias. Assim, não consigo aplicar tudo o que sei. Vamos com tempo.

No marketing digital, nada como ter uma equipa a trabalhar connosco

Não pretendo ser exaustivo no tema do marketing digital, pois não pretendo formar ninguém neste assunto. Apenas uns tópicos para refletir: velocidade e layout do site.

Velocidade do site

A velocidade de carregamento de um website é super importante. Dizer que os sites lentos são prejudicados em vários campos não é nenhuma mentira. Por exemplo, afecta o desempenho nos motores de pesquisa e até pode elevar os custos de programas de publicidade. E não sou eu que o digo !

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/mobile/como-acompanhar-os-novos-benchmarks-da-sua-ind%C3%BAstria-para-velocidade-de-p%C3%A1ginas-mobile/?_ga=2.14792062.91185979.1522284190-1569620438.1522284190

Existem muitas ferramentas para diagnosticar a velocidade de um website, deixo a que mais utilizo.

https://tools.pingdom.com/

Não precisam de comparar os vossos sites com o meu blog. Comparem com a vossa concorrência. 🙂

O investidor.pt antes de instalar um plugin de cache

Depois da instalação -> 2 segundos mais rápido 🙂

O blog continua lento para os padrões actuais. Provavelmente terei de actualizar o template do blog!

O Google fornece ferramentas incríveis: por exemplo esta simula em $ o impacto da velocidade do site directamente nas receitas. Útil para quem vende online e não só. Perceber o impacto que a velocidade do site pode ter no negócio.

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/mobile/?country=Portugal

Quem diria que algo tão simples poderia ter tanto impacto num negócio 🙂

A velocidade do site é fácil diagnosticar. Melhorar pode ser bem complicado. 

A velocidade de carregamento de um site em versões de smartphone é ainda mais importante. Surgiram por exemplo as páginas AMP do Google. Algo simples, que pode ser complicado deconfigurar.

Só a gestão de imagens/fotografias e o seu tamanho dá um curso.

Na internet não há multas por excesso de velocidade. Existem apenas sanções por lentidão.

Converter visitantes em potenciais clientes

Quando escrevi o artigo sobre como fazer uma orçamento lucrativo. Tinha ideia de dar umas dicas para a construção de websites. Dicas para melhorar sites de captação de negócio. Dar ideias para poder ter mais pedidos de orçamentos. A ideia era simples e decidi adiciona-la neste artigo. Até para não falar só de velocidades.

Nos dias de hoje, e até desde há uns anos,  a página contacto não funciona muito bem. O que funciona são os formulários em todas as páginas. Se a página for criada apenas com objetivo são chamadas de landing pages (páginas de aterragem). Onde as pessoas podem tomar uma ação de pedido de cotação, orçamento e outras. Não é nada de muito novo, mas funciona. Incentivar a acção resulta mesmo.

Formulários

Utilizar formulários na 1ª página é uma das técnica utilizadas pelos principais sites. E resulta.

Não é preciso ser nenhum génio para replicar estas estratégias. Aplicando só esta técnica pode ajudar uma empresa de serviços a obter muitos mais pedidos de orçamentos. Multiplicar os pedidos de orçamento não é difícil. Basta uma página de aterragem com formulário e uma campanha Adwords 🙂

Página inicial do Facebook

Página inicial do Linkedin

Página inicial do Booking

Os formulários foram das minhas primeiras dores de cabeça online. Noites sem dormir para criar formulários que nunca chegaram a funcionar.

Hoje é tudo muito mais fácil. Basta pesquisar por construtores de formulários no Google e encontramos dezenas de possibilidades. Depois é só escolher e testar.

Diria que no que diz respeito ao marketing digital há sempre coisas as melhorar. O pior é quando a nossa concorrência vai à frente. Estratégias digitais acertadas também podem ter um grande influência nos resultados. O foco nos coisas erradas pode originar situações desagradáveis.

De marketing digital ficamos provavelmente por aqui. Se bem que ainda sou capaz de apresentar algumas dicas  e estratégias de email marketing. Logo que construa a newsletter associada ao blog. Está para breve.

Ter um projecto online e tentar evoluir é um curso completo de marketing digital (mas nunca se termina).

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