Trabalhar sozinho na internet
Artigo que aborda as desvantagens de trabalhar na internet de forma independente e solitária.
Trabalhar sozinho na internet é daquelas coisas que pode ser o sonho de muitos. Viver sem patrões, sem horários e sem preocupações.
Na realidade não é bem assim, não é assim tão linear. Mas consegue-se fazer e há muita gente que o faça. Eu também consigo, mas o caminho é de pedras em algumas fases do percurso.
Ser um empreendedor solitário na www acarreta diversos desafios.
Obter rendimentos regulares agradáveis é talvez o primeiro grande desafio quando nos lançamos nesta caminhada. No entanto existem muitos outros aspectos a ter em conta. A internet pode muito bem ser uma 2ª ocupação. Onde os rendimentos alcançados não são vitais. Diria mesmo que é a melhor forma de começar. Muitas pessoas desistem antes de conseguirem obter rendimentos consideráveis.
Passar demasiado tempo sem socializar, conversar não é bom para ninguém.
Perder tempo a vaguear na internet, nas redes sociais são das coisas que eliminam a produtividade que nós queremos.
Socializar no Facebook ou Whatsapp não é o mesmo que presencialmente. No meu entender desligar da internet é super importante para podermos viver este estilo de vida de forma saudável. Por exemplo em 2018, retirei as redes sociais do telemóvel.
Já aqui falei nos benefícios de trabalhar em equipa, formar uma equipa é o ideal. Pode ser através de sociedades ou formar a própria equipa, contratando pessoas para trabalhar connosco. Os escritórios partilhados ou coworking também podem ser uma solução.
No ano passado tentei estabelecer-me num cowork perto de casa. A experiência foi boa no global mas acabei por sair. Preciso de silêncio para poder trabalhar e muitas vezes era coisa que não existia. A melhor parte foi o convívio com as pessoas.
A produtividade alcançada nos primeiros tempos também foi boa. O ideal seria escolher outro local. Mas sinceramente não me apetece andar de metro para o centro da cidade. Neste campo a melhor solução ainda está para chegar. Pena não ter sido admitido no Cowork Baldaya aqui em Benfica.
Internet = Liberdade
Uma das coisas boas de trabalhar na internet é a liberdade que se dispõe. Por vezes existe até liberdade a mais. Quando falta foco e as metas não são estabelecidas convenientemente. As coisas tendem a perpetuar-se e não se concretizam as tarefas idealizadas. É necessário foco, organização e execução.
Os últimos anos não têm sido fáceis para mim. Muito pela falta de socialização e organização. O pior é que a responsabilidade até é minha. Foi foco a mais numa ideia que retirou a organização que possuía. Necessito de mais disciplina, pois quando sou produtivo fico motivado.
Os negócios na internet também podem ser desenvolvidos em part-time.
O engraçado é que quando andava a estudar, conseguia produzir mais na internet do que nos últimos tempos. Há sempre coisas que necessitam de atenção. O tempo não dá para tudo. Parece que o ano de 2018 começou agora e já estamos a entrar em Março.
Trabalhar sozinho pode ser muito duro
Quando as coisas correm mal, aí é que tudo se complica.
Nesta minha caminhada pela internet fechar a minha empresa afectou-me bastante, psicologicamente fui ao chão.
Podia ter sido diferente se não tivesse investido tanto nessa ideia de negócio. Mas calma, a ideia não era má, o modelo de negócio é que tinha apenas de ser melhorado. Umas arestas insignificantes e foram tão importantes. Só percebi quando encerrei a empresa (aprendi mais umas coisas). Tanto que um dia irei apresentar a ideia aqui no blog.
Há soluções para quase tudo
O campo e a agricultura foi o escape que vislumbrei para me recompor e deu (e dará!) os seus frutos, literalmente. Recuperei e estou aqui quase como novo para fazer avançar com os meus projectos online. Tenho ideias antigas para colocar em prática e também ideias novas.
O projecto agrícola está a andar, a formar raízes ;-), um dia escrevo mais sobre o que andei a fazer e mostro algumas fotos. Bem, existem já 126 árvores plantadas, agora é tempo de as deixar crescer e colocar a agricultura um pouco de lado e focar-me no online. Sem abandonar nada.
Isto de trabalhar sozinho na internet é difícil, mas é o que pretendo fazer, misturando a agricultura e investimentos financeiros pode ser uma vida de sonho. Parece que estou sempre de férias :-)
Soluções há muitas
Gosto de ser positivo e este artigo tem pouco disso, mas quero terminar com algumas ideias de coisas que vou adicionar e passar a fazer com regularidade para puxar por mim. Uma das coisas é passar a ir a eventos relacionados com a internet e agricultura (que tenham preços suportáveis :-) ) fazer algum networking e conhecer novas pessoas. Tentar outro cowork também me parece uma ideia que faz sentido para mim .
Criar um ritmo de trabalho é o meu objectivo para este ano, por vezes o que custa mais é começar.
Este é mais um artigo de desabafo e para me justificar um pouco pela falta de regularidade na publicação de artigos aqui no blog ao longo dos últimos tempos.
