História do domínio jornaleconomico.pt
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

História do domínio jornaleconomico.pt

Hoje vou contar uma história sobre domínios de internet. Pois bem, nesta altura já toda a gente conhece o jornaleconomico.pt (o Jornal Económico).

Já existe desde 16 de Setembro de 2016. Até aqui nada de novo. O curioso é que o domínio jornaleconomico.pt foi meu durante 3 anos. Registei-o em 12/07/2012.

Vou enquadrar e explicar porque registei este domínio de internet. 

Antes vou dizer algumas coisas abonatórias em relação aos jornais económicos ou financeiros portugueses. Para poder expor o que me levou a ter a ideia do jornalismo económico e da criação de um jornal.

A minha história com os jornais ligados aos investimentos

Aprendi imenso através do Jornal de Negócios e do Diário Económico. Em redor dos anos 2000, 2001 e 2002. Li-os de fio a pavio. Trabalhava num departamento que separava os jornais e os enviava para os aviões da Portugália. Foi aí que comecei a interessar-me por negócios e investimentos. Foi através destes conhecimentos que me pude iniciar nos investimentos em bolsa. Obrigado jornalistas dessa altura 🙂

Quando regressei aos estudos  (2007) comecei a ler o jornal Oje. Por acaso muito interessante na versão de papel. Informava sem muitas palavras. A sua versão online, não acompanhava a versão de papel. Tanto que as visitas ao site oje.pt eram sensivelmente metade das do blog investidor.pt .

O bom do Nuno, ofereceu-se para ajudar o Oje online a troco de publicidade. A oferta foi recusada.

Em 2012 apareci no jornal de negócios. O que foi muito gratificante.

Nos anos em torno de 2012/2013 o panorama jornalístico na internet, relacionado com a economia e negócios, não vivia os seus melhores dias. Poucos jornais online focados verdadeiramente em economia e finanças. Estratégias editoriais que não compreendo. Muito politizadas. Pessoalmente tenho cada vez menos interesse em política. Excepto a política económica e fiscal. Deve haver mais pessoas como eu.

Criar um novo jornal de negócios

Apesar de não ser jornalista, tenho interesse pelo jornalismo de qualidade e de oportunidade. Mas antes, temos que perceber que o Jornal de Negócios quando nasceu era mesmo muito bom. Por isso cresceu tanto. Um projecto bem idealizado e concretizado. Mas mudou com o passar dos anos.

Pensei que poderia ser uma oportunidade a criação de um novo jornal económico. Criar um verdadeiro jornal online sobre negócios, investimentos, empreendedorismo, (…), economia e finanças.

Assim registei 2 domínios:

  • jornaleconomico.pt
  • jornaleconomico.com

Em termos de branding é um nome que faz sentido. Jornal Económico. O nome diz tudo. Na altura já existia o Semanário Económico e o Diário Económico. Está-se a ver o que faltava 🙂

Criar um jornal online

Era um projecto que necessitava de recursos, que eu não dispunha. Sinceramente, era daqueles projectos para guardar na gaveta. Quem sabe um dia não se reuniam as condições ideais para avançar. Quem trabalha na internet como eu, tem sempre muitas ideias e projectos. O que chega até a ser negativo, pela dispersão do foco.

No entanto pensei avançar um outro projecto com conteúdos de terceiros. As minhas experiências com esse método de trabalho não foram satisfatórias. Perdi o interesse nesse tipo de projectos. Ou se faz em grande ou então nem vale a pena começar. A verdade é que não necessito de muitos mais projectos. Basta concentrar-me nos que já tenho, ou simplesmente desenvolver projectos menos complexos.

Pensar em grande é fácil, para executar em grande são necessários recursos!

O dinheiro !

No meio disto tudo pensei em reduzir o meu investimento em domínios de internet. Um domínio .pt custa por ano, perto de 15€.

Assim não renovei o domínio jornaleconomico.pt. Este foi prontamente registado pela Megafin – Sociedade Editora, S.A. Alguém esperou e acreditou na não renovação.

Até aqui tudo bem. Eu não renovei, e alguém registou o domínio.

O jornaleconomico.com é o domínio que agora sendo meu, parece que foi registado por causa do jornal. O que não é verdade. O domínio foi registado em 8/12/2013. Poder passa-lo a quem pode tirar proveito. Era um favor que me faziam.

Há uns anos teria registado o domínio se estivesse disponível. Mas hoje, por razões éticas prefiro não desenvolver esse tipo de estratégias. Recentemente até enviei emails a entidades que podiam estar interessadas em certos domínios. Propus-me oferecer outro a uma grande empresa portuguesa (dos últimos que ainda possuo) . Não quero estar ligado a esse tipo de negócios.

Mas, não pretendo vender o domínio nem deixa-lo expirar.

Pretendo dá-lo. Oferece-lo. Grátis. For free. Só precisam de me contactar. Para lhes enviar o código de transferência do domínio.

Para ter a certeza que leem este artigo vou apontar (redirecionar o domínio) para este artigo. Vou ficar à aguardar pelo contacto. Vamos ver se existe interesse!

Porquê?

Achei mais interessante escrever este artigo e contar a história. Do que contactar as pessoas responsáveis do Jornal Económico.

Exponho uma ideia de negócio e conto uma história. Tenho várias histórias para contar sobre os meus negócios online. Quando for oportuno para mim, mais virão.

Só recentemente percebi que não faz sentido para mim estar associado este domínio. Visto de fora transparece uma imagem pouco positiva do Nuno. Possuir este domínio é negativo para mim. Pois transmite uma imagem de oportunismo. Que sinceramente não quero ver associada ao meu nome. É um 2 em 1. Explico porque o possuía e ainda me disponho a oferece-lo 😉

Infelizmente ou felizmente não serei eu a resolver este problema de falta de algumas formas de informação económica em Portugal. Ou melhor informação. Se bem que com o blog, consigo hoje e ainda mais no futuro, apresentar conteúdos relacionados com estes temas. As notícias ficam de fora.

Notícias não consigo escrever, nem pretendo ir por esse caminho. Fica a oportunidade.

Os comentários deste artigo estão fechados.