Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Sistemas de facturação online, facturar em qualquer lugar

programas de facturaça~oOs programas de facturação são essenciais para quem desenvolve qualquer actividade empresarial de forma consistente, se antigamente havia a dificuldade na escolha de um programa de facturação, hoje a dificuldade aumenta com as novas soluções que estão a ser lançadas. Através da Clould (nuvem) ou mais simplesmente servidores alojados em datacenter (internet), como quem diz através de servidores web, podem correr estes serviços/programas permitindo deste modo facturar em qualquer lugar com acesso à internet.

Um “invoice” é sinónimo de factura, por isso não se admire se vir esta palavra associada a muitos destes programas. A utilização de qualquer programa de facturação deve ser obrigatoriamente aprovado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, mediante certas condicionantes, mas nada melhor do que utilizar software autorizado, o que permite acompanhar o crescimento do negócio para o futuro.

Vantagens da facturação online

O sistema Pay as you use (paga pelo que utiliza) é uma boa forma de reduzir custos na fase de arranque de um projecto. Um outro aspecto que se pode considerar como uma vantagem enorme é que as actualizações no software são realizadas sem afectar a actividade do negócio ou deslocações de técnicos à empresa. Havendo por isso despreocupação face a estas questões. O que representa um ganho de produtividade.

O interface (visualização) estão agora bastante atraentes, intuitivos, fáceis de usar, muito diferentes dos antigos programas, onde quase só se viam linhas para introduzir códigos!

Todas as vantagens associadas aos serviços online, facturar a qualquer hora e em qualquer local e ter um programa sempre actualizado.

Acesso a funções diferenciadas, como por exemplo a emissão de facturas com várias opções de pagamento, que vão muito além do envio de cheque: pagamentos através de referência multibanco ou através de meios electrónicos associados a pagamentos na internet, como o Paypal ou até cartão de crédito.

Envio de facturas através formato digital, tal como o email. Facilitando o contacto e o tempo de envio dos documentos. Sejam facturas, recibos ou outro tipo de documento essencial para a vida das empresas.

Ao nível da segurança, de salientar que alguns destes sites utilizam os mesmos recursos e técnicas que as instituições financeiras, sendo por isso um sinal de credibilidade para a segurança das informações.

Simplicidade

Desvantagens da facturação online

Sendo um serviço externo ficará dependente do acesso à internet. Pode ficar mais dispendioso comparativamente a programas convencionais, que são instalados nos computadores da empresa e onde o investimento reside no acto de compra. Se bem que com as constantes alterações ao código tributário possa ser necessário apoio técnico para efectuar alterações, como por exemplo o IVA em vigor. Possuir um software instalado nos computadores da organização permite obter uma maior sensação de segurança e de privacidade.

Uma das principais desvantagens apontadas a este tipo de solução de facturação é a disponibilidade de informação vital para as empresas a entidades externas, ficando até de certo modo vulnerável. Este inconveniente será maior quanto maior for a organização. Sendo por isso também vital a credibilidade de quem está pode detrás do programa de facturação. Para os pequenos negócios acaba por ser um pouco irrelevante este aspecto.

O custo de utilização pode ser superior ao das soluções alojadas nos computadores da empresa à primeira vista, mas acaba por compensar pelas suas vantagens.

Programas de facturação online

Na pesquisa que efectuei encontrei algumas soluções para facturar através da internet, cada um com as suas particularidades.

Será normal que com o passar do tempo surjam novos operadores neste mercado, à medida que o mercado expande e a procura por softwares de facturação aumente. Os preços da sua utilização tendem a baixar pela força da concorrência.

Só a título de curiosidade, que não se aplicará provavelmente à maioria dos negócios, os programas top de facturação e Gestão são os pertencentes à SAP e à Oracle e são estes que são instalados nas grandes empresas e podem custar mais de 100.000€, sem contar com a parametrização, já que os mesmo são compostos por módulos ajustados às necessidades específicas de cada empresa.

Lista de programas de facturação certificados pelas Finanças

Com os programas de facturação online, facturar nunca foi tão fácil.

Comentários

  1. Jorge Fernandes diz:

    Não sei se a lista de programas de facturação se restringia às que não fazem mais nada do que emitir facturas mass se não for o caso, existem mais soluções de qualidade no mercado.

    • Nuno diz:

      Olá Jorge Fernandes
      Agradeço o seu comentário

      Quando escrevi este artigo pensei apenas em software de facturação online. Apesar de no último parágrafo ter falado a título de curiosidade de programas de gestão

      Uma vez que escrevi este artigo em Fevereiro de 2012 será normal que entretanto surjam novos programas de facturação.

      Indico através de ligação ao portal das finanças, a lista completa de programas de facturação certificados

      No futuro irei escrever um artigo sobre programas de gestão

      Votos de sucesso

    • Ricardo Machado diz:

      Jorge,
      Podes partilhar mais? Qual é que achas que é o melhor tendo em conta que apenas preciso de facturar cerca de 10 facturas por mês e não necessito de gestão de fornecedores, stock e afins?

      Obrigado.

      • Nuno diz:

        Olá Ricardo

        O Jorge possuí o programa de gestão que pode ser visto em http://www.gestoolsasp.com

        A lista dos programas que apresento podem ser vistos como de facturação pura, existe outros mais completos.
        Softwares de facturação online mais baratos do que os que apresento, é pouco provável 😉

        Votos de sucesso

  2. Rui Alves diz:

    O http://www.invoicexpress.pt não vai servir para todas as empresas.

    Posiciona-se para resolver o problema de facturação de empresas de serviços. Acreditamos que “less is more” pelo que certamente não vamos nunca ser o produto com mais funcionalidades. Isso seria mais do mesmo. We’ve got plenty of that already. 🙂

    Obrigado pelo post e parabéns pelo blog!

    Rui Alves, CEO@InvoiceXpress

    • Nuno diz:

      Olá Rui Alves

      Obrigado

      Não se pode ser tudo para todos. Ser especializado ainda é das melhores formas de actuar nos negócios.

      Votos de suceso

  3. Nuno diz:

    Creio que há 2 que gostaria de colocar e que me levantam muitissimas dúvidas:
    1. Num programa de faturação instalado no nosso pc, mesmo que deixemos de trabalhar com ele e passemos para outra solução, poderemos continuar a aceder aos nossos dados e a fazer as consultas necessárias. Onde trabalho, chegamos a fazer consultas a documentos com mais de 2 anos;
    2. O que acontece se a empresa prestadora do serviço fechar portas ?

    Cumprimentos

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Nuno

      Os programas de facturação possuem uma função de exportação de dados. Penso que assim é só exportar de um programa e fazer a importação no outro, mas o melhor é questionar as empresas que prestam este serviço.

      Votos de sucesso

  4. Bruno Rato diz:

    Olá, estou à procura de um software de facturação que seja de fácil utilização e com um custo nao muito alto, uma vez que estou a começar o meu negocio. Andei a ver software que vendem na fnac e na Staples, mas fiquei sem saber se servem para o que preciso, a questão da compatibilidade de software com os sistemas operativos também é complicada, uma vez que vou comprar um computador para a empresa com windows8 a 64 bits, e ainda não encontrei nada compatível. Alguém me pode ajudar?
    É um negocio com loja online mas também tem facturação offline.

    Obrigado

    • Paulo diz:

      Eu acho que deve usar o invoice xpress porque não tem de pagar muito e não tem a necessidade de usar o espaço do computador.
      Eu próprio uso o invoice xpress no meu windows 8 (também é de 64 bits ) e funciona prefeitamente.

      Obrigado

  5. Dripcil diz:

    Deixo aqui mais uma sugestão, DSP – Faturação sem complicação.

    Podem experimentar gratuitamente em http://dsp.dripcil.com

  6. Andre diz:

    O Magnifinance é bem mais do que um programa de faturação. Na lista existem muito boas soluções para quem procura apenas faturar, mas penso que esta é a única que sendo igualmente simples permite gerir de forma integrada toda a componente financeira da empresa (receitas, despesas e reconciliação bancária).

    Parabéns pelo Blog!

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Andre

      Obrigado pelo comentário e pela explicação

      Votos de sucesso para o vosso projecto

  7. Sergio diz:

    Estou a usar actualmente o key invoice e para um volume baixo de facturas mensais tem preços bem competitivos e funciona bem. No meu caso tem a opção de avenças mensais que é muito útil e por 30€ ao ano até 15 facturas não deve haver melhor…. Recomendo!

  8. Hugo diz:

    Sou leitor assíduo deste blog, e deixo desde já os meus parabéns!

    Há uma solução agora bastante interessante: http://www.fact.pt

    Dá tanto para empresários com para empresas, e é gratuita.
    Tem extras que podem ser adquiridos à medida das necessidades.