Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Poupar na energia eléctrica. Mudar de fornecedor

Uma das formas mais apreciadas de poupar é pagar menos pelo mesmo bem ou serviço sem ter de fazer concessões. Assim escolher o fornecedor que oferece as melhores condições, ou traduzindo, o fornecedor que apresenta o tarifário mais baixo, parece-me acertado. O mercado liberalizado de energia está agora a dar os primeiros passos, surgindo novos concorrentes à tradicional fornecedora. Se a concorrência funcionar efectivamente o consumidor irá ganhar, pois uma das técnicas mais utilizadas para atrair clientes é oferecer descontos.

Com esta guerra pela angariação de novos clientes, as empresas predispõem-se a oferecer descontos, contudo e para tirar partido destes descontos devemos conhecer as ofertas e a nossa situação, pois como vamos poder verificar existem diferenças. São as vantagens de mercados liberalizados.

Mudar de fornecedor não custa nada, mesmo nada

Fazer a alteração de fornecedor é muito simples, e resume-se à assinatura de uns papeis (contrato de adesão), não existe interrupção de fornecimento sendo um processo puramente administrativo. Pode-se fazer a adesão numa loja do cidadão, via telefone ou via internet, dependendo das empresas.

Ofertas promocionais dos fornecedores de energia eléctrica:

EDP Energias de Portugal

A EDP aliou-se à Sonae e oferece 10% do consumo eléctrico em Talão Continente. Existem várias nuances no contrato, uma delas é que os clientes devem possuir contador simples. Assim quem possua contador bi-horário não é abrangido por esta campanha. Será necessário fazer contas para ver se compensa pagar mais pelo aluguer de um contador e ver se a diferença é compensada pelo diferencial do custo da energia em horas de vazio e da tarifa normal.

Endesa

A Fornecedora espanhola de energia Endesa, oferece 5% de desconto sobre o consumo em horas de vazio para quem possua tarifa bi-horária. O desconto realizado na factura acaba por ser diminuto, pois recai apenas na energia gasta no período mais económico (horas de vazio). De salientar que foi a primeira empresa a oferecer descontos na electricidade.

GalpEnergia

A GalpEnergia alarga a sua oferta, tornando-se a empresa com a oferta de energia mais abrangente, combustíveis, gás e electricidade. Está a oferecer aos novos clientes 15% de desconto no consumo de energia electrica e para clientes que sejam cumulativamente clientes do fornecimento de gás, um desconto de 5% no consumo de gás. Requer informação adicional. Vi apenas o folheto promocional na loja do cidadão.

Este artigo requer uma análise pormenorizada das ofertas por parte dos leitores, pois não posso comprometer com o total rigor sobre os tarifários, analisei a questão por alto. Mas que se pode poupar com a escolha apropriada do fornecedor certo, não restam dúvidas. É só uma questão de cada um fazer a sua própria análise e ver o que lhe é mais favorável.

A não esquecer: também se pode poupar no consumo de electricidade

A razão deste artigo, surge pela oportunidade da poupança, da oferta crescente de fornecedores de energia eléctrica e ainda porque também eu vou mudar de fornecedor. Depois de anos a fio na EDP, mudei para a Endesa, mas como o desconto é tão pequeno, vou agora alterar para a GalpEnergia.

São estes pequenos actos de gestão das finanças pessoais que levam a um poupança considerável ao fim de algum tempo. Se se poupar 3 euros mês num ano são 36 Euros, já dá para ir jantar fora 1 vez 😉