Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Para poupar evite pagar antecipadamente por serviços e bens

Saiba que existe dicas importantes e que fomentam a poupança sem prescindir de nada

dinheiro a sair do bolsoUma das formas que podemos considerar para efectuar poupanças nas despesas relacionadas com lazer implicam a utilização de uma das técnicas de Gestão mais apreciadas por directores financeiros. Ou seja o consumidor paga antes de usufruir ou possuir o bem. Este movimento financeiro gera um lucro estrondoso que depende sempre do volume de negócios da entidade, pois ao cobrar por vendas futuras aumenta as disponibilidades que podem ser rendibilizadas.

Mas está bom de ver se uns ganham outros perdem, e na maioria dos casos é o consumidor pois paga por algo que só pode utilizar no futuro. Quando uns ganham outros estão a perder. Acontece em todas as operações financeiras.

Um exemplo: imagine que alguém compra por 10 Euros um almoço num restaurante para a realizar dentro de 3 meses. Se vendessem 10.000 refeições obteriam 100.000€ para pagar essas mesmas refeições, colocando o dinheiro a render a uma taxa de 6%, ganhariam 1500€ apenas por dispor do valor antecipadamente. Aliás é esta a mecânica que está por detrás dos sites de desconto e  dos grandes espaços comerciais, como os hipermercados.

Uma frase popular: Quem paga adiantado é mal servido ou pode ser enganado

Alguns conselhos para poupar

  • Evite ao máximo comprar cheques prenda. Dê o próprio dinheiro.
  • Evite comprar experiências se não as vai realizar nos próximos 10 dias.
  • Evite oportunidades que não são efectivas necessidades.
  • Compre o que vai utilizar, não o que pensa utilizar.

Quando se compram determinadas ofertas momentâneas, deve considerar-se logo quando vão ser utilizadas. Se antigamente eram os produtos que perdiam a sua validade, hoje conseguiram introduzir o conceito de validade nos serviços! Comprar um refeição através de um vale e esse mesmo vale perder a sua validade é um pouco demais. Lembro-me logo de práticas menos éticas.

Os cheques prenda não rendem juros.

Estas técnicas e estratégias permitem ganhar muito dinheiro através das pessoas por vezes fazem compras por impulso (todos nós), não é por acaso que os estudiosos dos Marketing analisam todos os comportamentos dos consumidores. Pretendem vender mais, ora o consumidor tem de comprar cada vez mais com consciência disso e refletir mais nas suas compras. Será que é necessário comprar isto?

Eliminar os desperdícios decorrentes de aquisições por impulso é uma forma saudável de poupar, pois permite ter um maior controlo dos gastos. Se comprar bens antecipadamente tenha em mento qual o momento da sua utilização, marque na agenda e usufrua realmente do bem que trocou pelo seu dinheiro. Pode-se poupar bastante por comprar e programar com antecedência, mas isso fica para outro artigo.

Pesquisa do blog