Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ideias para ter uma actividade em Freelance

A actividade de Freelancer está em crescimento, e há cada vez mais recém-licenciados a tentar a sua sorte por conta própria do que procurar um emprego, que a sociedade e a economia torna tão complicado. Mesmo com uma formação certificada, encontrar o trabalho ideal é tão complicado, que muita gente prefere lançar-se no mercado de forma independente, fazendo exactamente aquilo para que se sente mais a vontade.

Poderá lançar-se por conta própria em praticamente todas as áreas, no entanto existem algumas áreas onde esta é muito melhor aceite e o sucesso será maior, são essas áreas que vão ser abordadas aqui.

Designer, Fotografo, Ilustrador, Decorador, criativo, …

Palavras numa parede de forma artísticaUma área muito comum na comunidade freelancer são as artes. Seja ela a Fotografia, o Design, a Ilustração, o Vídeo, o Desenvolvimento Web. Talvez pela facilidade em trabalhar sozinho nesta área, é uma área que chama muita gente a lançar-se sozinho. Já que o ingresso numa empresa nem sempre é fácil para quem sai de uma licenciatura, sem qualquer experiência profissional.

Se tem habilidades, criatividade, técnica e vontade de trabalhar então poderá iniciar o seu negócio por contra própria, obviamente que deverá ter em conta todas as vantagens e desvantagens que isso implica e muitas vezes os primeiros meses são de uma dificuldade extrema.

Iniciar um negócio por contra própria pode apenas ser o primeiro passo para montar uma empresa de renome, passado uns anos. Com o trabalho ideal, uma boa carteira de clientes poderá ter uma das melhores empresas nacionais, e ainda está a fazer aquilo que mais gosta e sabe.

Jornalista

Uma área que está em desenvolvimento actualmente são os jornalistas freelancers. É uma área que poderá ser muito explorada para si caso tenha conhecimentos a nível de escrita, cultura geral e vontade de escrever. Lançar-se como jornalista freelancer ao início poderá ser complicado, mas pode começar por baixo. Comece por escrever para a Web, por dar a conhecer ao mundo a sua visão e o seu estilo de escrita, se realmente for bom poderá tentar a escrita impressa. Tentando entrar em contacto com várias revistas ou jornais mas em regime Freelancer, isso dar-lhe-á uma maior possibilidade de trabalhar em vários projectos, temas ao mesmo tempo. Além que é uma área que estará sempre a enriquecer a sua cultura geral, o que é uma das grandes necessidades que um jornalista precisa diariamente.

Reparador/mecânico

Se por acaso é uma pessoa com conhecimentos a nível “mecânico” de vários aparelhos, poderá iniciar o seu negócio na área de reparações de electrodomésticos. Se pensar em todas as avarias que acontecem diariamente na casa de todos os seus amigos e familiares verá que é realmente uma boa área de trabalho para quem tem conhecimentos na área. Poderá iniciar o seu negócio de reparações de vários objectos começando por ajudar os seus amigos e familiares, certamente que mais tardes eles irão recomendar o seu trabalho a outra pessoa que precisa, e assim o seu negócio vai começar a crescer e vai ter imenso sucesso. Existe também um mercado bastante activo no mercado de electrodomésticos usados baratos. A recolha, reparação e venda também é uma ideia a explorar.

Mais uma vez é importante referir que qualquer pessoa, com qualquer tipo de conhecimentos e habilidades poderá começar o seu negócio Freelancer. Para isso é preciso imensa força de vontade e muita persistência,o inicio de um negócio é sempre o período mais complicado.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.