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Factores a ter em conta na hora de construir uma loja de comercio electrónio

Saiba os Factores a ter em conta na hora de construir uma loja de online

Dando continuação ao tema do comércio electrónico e ás lojas para vender através da internet, importa fazer uma abordagem a factores que condicionam o sucesso da iniciativa, podendo ser considerados factores críticos de sucesso para o comércio electrónico em Portugal.

Como é do senso comum, ainda existe muita desconfiança sobre as vendas através da internet, será seguro? Como se efectuam os pagamentos? E as entregas como se processam?

Os factores a ter em conta na hora de construir uma loja de comércio electrónico são: design da loja, produtos e serviços, política de entregas, informação comercial, formas de pagamento, política de devoluções, divulgação da loja e a segurança.. Vamos abordar cada uma destas questões:

Design da loja

É a porta de entrada da loja, muito importante para reter o visitantes nos primeiros segundos de visita à loja. Se bem que não seja determinante para a concretização de vendas, a verdade é que se os visitantes abandonarem logo a página, nunca se poderão tornar clientes. Assim  ter um loja com um visual atraente, que seja do agrado do público alvo é uma mais valia.

Produtos ou serviços

Seja qual for o produto ou serviço que se pretende vender, temos algumas regras para aumentar a taxa de conversão (vendas). Os produtos comercializados devem possuir fotos ilustrativas com qualidade e também descrições sobre as suas características e vantagens. Quanto melhor for a descrição do produto, menos duvidas terá o potencial cliente, isso irá influência a decisão de compra.

Entregas

Como vão chegar os produtos ao cliente também pode criar algumas barreiras, especialmente pelo custos associado, as hipóteses não são muitas, já que poucos podem contar com distribuição própria. Assim os CTT ou uma das transportadores que actual em Portugal são a solução. Como forma alternativa e caso possua um estabelecimento comercial, pode solicitar a recolha dos bens no local.

A forma e o prazo como serão entregues os produtos deve ser mencionado com clareza ao cliente.

Informação comercial

As pessoas gostam de de estar informadas, saber a quem compram , pois caso contrário todas as garantias não valem praticamente nada. Afinal nem sabem com quem devem comunicar

Formas de pagamento

Como será efectuado pagamento dos produtos é um dos factores mais importantes na hora da decisão de compra. Existem várias: Pagamento através de multibanco, Via Paypal, via Cartão de crédito, transferência bancária ou contra reembolso no momento da entrega. Aqui é conveniente oferecer várias alternativas para satisfazer o maior número de pessoas. Nunca esquecer que o acto do pagamento é um dos principais entraves ao comercio electrónico.

Política de devolução

A informação sobre todos os aspectos relacionado com o comercio são importantes. Até porque pode fazer problemas na distribuição dos bens, como ficarem danificados, o consumidor tem direito à substituição do bem, pois em principio a responsabilidade da entrega é do vendedor. Clarificar todas as condições evita problemas e situações de publicidade negativa.

Divulgação

Possuir um loja online, pressupõe sempre comunica-la ao mundo. Sem isso será difícil conseguir vender. Assim convêm ter uma estratégia de comunicação. As formas são variadas e dependerá sempre do público alvo, mas já aqui abordamos algumas técnicas: Formas de divulgar um negócio online.

Segurança

As garantias que são concedidas ao cliente proporcionam segurança, aumentando assim as possibilidades de venda. Por exemplo: Garantir a satisfação através da possibilidades de devoluções ou utilizar formas de pagamento totalmente seguras (pagamento via Multibanco).

As barreiras ao comercio electrónico são cada vez menores, a corrida está lançada, onde quase sempre os primeiros a partir são os que conseguem ganhar, neste caso: uma maior quota de mercado ou notoriedade no seu sector de actividade (online).

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