Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Divulgar um restaurante de forma original

Saiba como divulgar um restaurante de forma criativa. Existem múltiplas formas de ser diferente e inovar com custos reduzidos ou nulos

restaurante arteQuando se inicia um negócio deve apostar-se bastante na sua divulgação com vista a atrair clientes. É o investimento em comunicação e promoção. Encontrar formas de divulgar um restaurante de forma original digamos que não é uma tarefa fácil uma vez que já muito tem sido feito nesse sentido.

No entanto a proposta aqui desenvolvida penso que poderá ser uma ideia a considerar por não ter custos e ainda nunca a ter visto implementada.

A ideia

A ideia seria utilizar as paredes do restaurante como um expositor de artistas da região, ou por exemplo, num restaurante mais selectivo podem ser apenas artistas de renome.

Sabendo que um espaço necessita de decoração para se tornar mais apelativa visualmente, a utilização dos espaços disponíveis por artistas além de ser agradável iria ser um ponto de diferenciação.

O conceito

Cada artista apenas poderia expôr uma pintura de cada vez, permitindo deste modo ter expostas obras de vários artistas. Assim o artista teria interesse em ir substituindo a pintura de vez em quando, tornando a decoração sempre diferente, sendo por isso até um ponto de atracção para os clientes.

Cada artista ficaria com uma referência (número ou símbolo), que o identificaria, pois caso alguém pretendesse adquirir a peça contactava directamente quem criou a obra.

Reservar um espaço para um artista plástico expor, por exemplo junto à entrada também é uma ideia que se pode desenvolver.

As vantagens

Penso que a ideia é win win, ou seja todos saem vencedores. Os artistas acabam por ter um local para mostrarem as suas obras e possibilitar mesmo a sua venda  futura e o proprietário do restaurante ganha de 2 formas. Uma pela parte da decoração, que se renova de tempo a tempo, por exemplo mensalmente, e na divulgação do seu espaço pelos artistas que irão divulgar o restaurante pelo seu grupo de amigos.

 Uma outra vantagem que pode ser conseguida para os primeiros a implementar esta ideia é a novidade, os clientes decerto irão comentar esta particularidade do restaurante, e poderá ficar reconhecido devido a isso.

Restaurante centro de exposições

Para dar ainda mais vida ao restaurante, pode aceitar inscrições para novos artistas participarem, pois uma das condições seria expôr durante um ano e depois daria oportunidade a outros artistas. Caso houvesse interesse criava-se um sistema de rotação, nunca se dispensando criadores de arte.

A responsabilidade social

Ao ajudar os artistas a colocarem as suas pinturas no mercado é até beneficiado pois não gasta neste tipo de artigos, poderá ainda recompensar os parceiros com um almoço convívio mensal.

Os clientes vão ficar agradados de certo, pela atitude do proprietário e por saberem que se voltarem dentro de umas semanas terão sempre novidades em termos de obras de arte.

Uma coisa é certa, este tipo de iniciativas é de louvar, contudo não pode ser aplicada em qualquer tipo de restaurante.

Nota final: Já vi esta ideia esta aplicada num café. O proprietário confessou-me que já utilizava esta técnica há anos. Mesmo quando tinha um estabelecimento comercial num outro país.

O que vem reforçar a ideia que viajar e conhecer novos países, ou simplesmente sair de casa se pode revelar como uma importante forma de conhecer novos negócios e novos conceitos. Para além de se poder aproveitar sempre as melhores ideias que encontramos.

Pesquisa do blog