Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Criar um blog é grátis e simples

bloggerCada dia que passa existem mais sites, mais blogues, enfim mais páginas na internet. Querer pertencer a este movimento onde cada um pode construir algo que possa chamar de seu é uma ideia positiva. Claro que nem todos terão interesse em expor-se, mas existem muitas formas de criar blogues e satisfazer as suas ambições. Num mundo cada vez mais competitivo os blogs podem desempenhar um papel importante na diferenciação de uma pessoa ou de uma empresa.

A criação de um blog para além de gratuita através de diversas plataformas é também bastante intuitiva. Assim é simples iniciar um blog. Criar um blog permite aprender muito sobre a internet e marketing. Fica-se conhecedor, através da experiência, do que resulta e do que não resulta.

Motivos para criar um blog

Muitos são os motivos que podem levar à criação de um blog. Um dos exemplos é para promover um negócio. Sendo uma óptima ferramenta de comunicação quando bem utilizada, permite dar a conhecer produtos e serviços e as suas condições de utilização. Mas para além disso no foro pessoal também é possível encontrar bons motivos para criar um blog, como seja para ajudar outras pessoas que possuem os mesmos interesses.

Cada vez existem mais pessoas a ganhar visibilidade por terem um blog, pois a internet está cada vez mais a ser utilizada pelos portugueses e por isso possibilita a mediatização de pessoas que escrevem ou partilham conteúdos através de blogs. Hoje qualquer pessoa com ligação à internet pode ser um autor e ser distinguido pelo seu trabalho.

A promoção de um pequeno negócio ou empresa através da internet, com um website institucional, um blog e uma página no Facebbok, está certamente muito à frente da sua concorrência e com custos muito reduzidos.

Quanto custa ter um blogue?

Ter uma presença na internet pode ser gratuita através de serviços especializados. A maior parte dos blogs existentes são criados sob este formato. Qualquer pessoa pode criar um blogue, basta ter um email 🙂

Se um domínio próprio e o alojamento web têm um custo, este é pequeno. Por menos de 30 Euros é possível criar um blogue que faça concorrência ao investidor.pt ou qualquer outro blogue.

O maior “custo” de ter um blogue está na inclusão de conteúdos, escrever textos, encontrar imagens, ou tirar fotografias, editar as imagens, compor o conteúdo de forma a poder agradar a alguém. Verificar erros ortográficos. Verificar se as frases ou parágrafos estão bem construídos e fazem sentido.

Onde criar um blog gratuitamente

As recompensas de ter um blogue

Eu diria que a maior recompensa, é alguém dar-nos valor, por nos escutarem ao lerem os artigos. Gosto de pensar que posso ajudar as pessoas com os meus projectos, se bem que nem sempre se consiga agradar a todos. Para mim num blog faz sentido fazer difusão de ideias ou opiniões, com tutoriais, ou com dicas sobre os mais diversos temas e com assuntos relacionados com temas que gosto. Existem formas diferentes de pensar e de abordar os mesmos temas.

A parte financeira: os blogues podem ser rendibilizados com publicidade, podem servir para vender  (ou ajudar a vender) produtos ou serviços. É interessante poder ganhar dinheiro com blogues.

A maior recompensa de ter um local onde gastamos tanto tempo, poderá estar relacionada com o ego pessoal, para além de poder ajudar outros ajudando-nos a nós próprios. Se tinha alguma dificuldade em escrever artigos, o facto de exercitar essa capacidade fez com que as palavras fluam agora com mais velocidade, para além de enriquecer o vocabulário que utilizo, pois tento evitar estar sempre a utilizar as mesmas palavras. Mostrando ideias e partilhando informações pode-se criar algo semelhante a um livro. Um livro aberto a todos quantos queiram ler. A recompensa maior é conquistar a atenção de pessoas que têm interesses idênticos e que através do seu feedback (comentários) possam acrescentar conteúdo positivo aos temas abordados.

Aspectos a pensar antes da criação do blogue

Na criação de um projecto web sonha-se muitas vezes com o número de leitores, e muitos outros números, se existe coisa que as pessoas gostam é de ser escutadas (ou lidos os seus textos), assim para que o blogue não morra logo no primeiro mês, o que acontece com relativa frequência, deve-se pensar um pouco e refletir. Se não for algo que lhe vá dar prazer vale mais não perder temp com o assunto .

Importa por isso pensar nos gostos pessoais e desenvolver algo relacionado. A criação de blogs noutros temas tendem a fracassar rapidamente. Quando se realiza algo que se gosta temos prazer e satisfação, esse é o elemento fundamental para poder construir um blogue ou um negócio.

Persistência

Os factores que levam à desistência na actualização de blogues são: poucos leitores e falta de comentários. A interação e os resultados são os factores motivadores. No início é quase sempre complicado, quando se inicia é comum não ter audiência o que é muito semelhante ao lançamento de um negócio. Mas nem sempre é assim e há alguns exemplos de blogues que em pouco tempo atingiram um número considerável de leitores.

Um dos factores que influência e é relevante para a sobrevivência do blogue é a divulgação, algumas das ideias expostas no artigo: como divulgar um negócio na internet podem ser utilizadas  adaptadas na divulgação de um blogue. O sucesso depende quase sempre da dedicação e atenção ao projecto blogue, pois caso contrário dificilmente consegue captar a atenção das pessoas e torna-se mais difícil continuar a actualizar o blogue.

O processo de criação de um blog é simples, sendo necessários apenas alguns minutos para o iniciar. Mas são necessárias muitas horas para o tornar em algo de especial e que nos faça orgulhar de sermos autores e  proprietários.

Comentários

  1. Rui Ribeiro diz:

    Boa tarde.
    Hoje passei pelo menos 2 horas a ver o seu blog. Pude ler artigos interessantes e…prometo cá voltar em breve.
    Parabéns.