Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como aumentar a produtividade pessoal

Um relógio antigoExistem 2 tipos de produtividade, a que está associada a processos produtivos ou empresariais e a produtividade pessoal de cada um. Cada um rende (produz) mais ou menos durante cada dia. Encontrar ideias para fazer mais num menor espaço de tempo podem ser ferramentas úteis na gestão da vida pessoal, para assim possuir mais tempo.

Se existe coisas que podem deixar aborrecidas as pessoas é quando não conseguem fazer tudo o que se propõem. Por vezes nem é pela falta de planeamento ou proactividade das pessoas. A razão é outra. O planeamento não é eficaz para as múltiplas tarefas que as pessoas se propõem a realizar.

Querer fazer tudo ao mesmo tempo

A verdade é que tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acaba por revelar-se menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez. No artigo foco versus abrangência já foram abordados alguns dos factores porque é interessante actuar com foco. Concentrar a atenção em algo faz com que estejamos de alma e coração, o que para além do aumento da quantidade pode provavelmente adicionar qualidade à tarefa efectuada.

Talvez o foco possa ser mesmo a grande questão. Quem fazer muitas coisas nem sempre é inteligente, pois provoca dispersão de pensamento e consequentemente perdas de produtividade. Quem quer fazer tudo pode acabar por não conseguir acabar (terminar) nada.

Gestão do tempo

Fazer uso eficiente das 24 horas do dia, através de massificação das lista de tarefas, pois esta é uma das formas mais fáceis e que maiores resultados proporcionam. Para além de se preferível fazer uma pausa para pensar como e quando fazer o quê. O tempo despendido no planeamento pode ser mais do que recuperado. Guardar tempo para os imprevistos também é essencial.

Ter consciência do que se consegue fazer, e do que são missões impossíveis também é uma boa base de partida, pois milagres não existem, tem de se fazer escolhas, saber o que realmente é importante é fundamental.

Fazer pausas

Fazer pausas programadas pode revelar-se também como um factor de crescimento do rendimento e da produtividade, ao programar estes momentos de descontracção, retempera-se forças e ideias para que as tarefas sejam concluídas mais velozmente. As pausas para descontracção são mais do que essenciais, pois permitem voltar ao trabalho com toda a energia para terminar a tarefa em questão. Desligar, seja por momentos ou por dias pode ser mais saudável do que trabalhar ininterruptamente, por exemplo as férias, ou uma escapadinha de fim de semana prolongada podem provocar esse efeito.

Prioritização de tarefas

Um dos aspectos mais importantes é definir o nível de prioridade de cada tarefa. Existem tarefas que nada acrescentam de valor, regular as tarefas que consomem tempo e não acrescentam nada à vida é essencial. E não estamos a falar de ver o programa televisivo que gosta. Tem de haver tempo para o que nos dá prazer. Mas por exemplo será necessário ir à caixa de correio electrónico mais do que 2 vezes por dia. Penso que não. Algum assunto que seja mesmo importante ou urgente, decerto que a pessoa ira contactar-nos via outros meios, por exemplo o telefone.

Ter mais tempo

Existem ferramentas e formas que podem ajudar a ter mais tempo e a ser mais produtivo e onde não é necessário gastar dinheiro, lista de tarefas, agenda pessoal em papel ou digital, relógio. Sem nunca esquecer o planeamento, planear é o único caminho para que as coisas acontecem propositamente e evitam a redução do foco. Planear as tarefas e as pausas ou momentos de descanso.

Por exemplo no empreendedorismo é difícil separar os momentos de lazer e de produção, pois vive-se demasiado os sonhos e o que esperamos realizar. Por experiência própria, quando vou de férias desligo completamente, não quero ter acesso à internet, o que não quer dizer que deixe de pensar por vezes em determinados projectos ou ideias para novos projectos.

Existem muitas formas para aumentar a produtividade de cada um, planeando o que fazer e quando fazer, para ter mais tempo. Pois gerir o tempo é essencial para poder viver a vida da melhor forma.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.