Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Arrendar quartos, uma forma diferente de fazer arrendamento

O mercado do arrendamento de quartos é bastante animado, seja pelas mobilizações decorrentes das colocações de professores e estudantes aquando dos concursos  para colocação ou entrada em determinadas escolas ou universidades.

Arrendar quartos é uma forma diferente de rentabilizar imobiliário, contudo existem aspectos a considerar antes de avançar para este tipo de investimento pois acarreta custos extra para que a habitação fique pronta a receber arrendatários.

O custo para equipar ou mobilar cada divisão pode rondar os 1000 Euros conforme se pode constatar pelo que será necessário para as montar :

Cozinha: Esquentador, frigorífico, fogão, máquina de lavar roupa, tábua e ferro de engomar, utensílios de cozinha, toalhas e panos, faqueiro, panelas e tachos e micro-ondas.

Quartos: Cama, cómoda, secretária, mesa de cabeceira, colchão, lençóis, manta, almofadas, edredon, tapetes, iluminação, aquecimento, roupeiro e cortinados.

Sala de estar: sofás, móvel para televisão, televisão, cortinados, tapetes, iluminação e mesa de apoio.

E estes são os considerados básicos para o bom acolhimento de qualquer arrendatário mas poderá sempre compor com mais elementos.

Um apartamento de 4 assoalhadas pode gerar 4 quartos ou 3 se se proporcionar uma sala de estar para ver televisão e conviver com pessoas convidadas pois tal não é muito possível no quarto de dormir.  Agradar aos inquilinos pode ser uma mais valia ou uma fonte de problemas caso a utilização da sala de estar seja abusiva com a realização de festas de estudantes.

Existem outras questões que necessitam de uma decisão sobre como irão funcionar, a utilização da cozinha, casas de banho ou até a colocação de camas individuais ou de casal. A qualidade dos móveis e dos equipamentos também é complexa e determinada pelo público-alvo da habitação.

Vantagens do arrendamento de quartos

  • O risco de incumprimento do pagamento das rendas é menor já que é dividido por várias pessoas.
  • Facilidade no despejo, já que o mobiliário pertence à casa (é apenas necessário fazerem a mala)
  • Rendimento superior visto disponibilizar o recheio da habitação.
  • Utilizar as formas possíveis para fazer arrendamentos é uma boa estratégia para atingir a independência financeira.

Desvantagens de arrendar quartos

  • Quando os utilizadores são estudantes pode haver muito barulho provocando problemas com a vizinhança.
  • Atrito entre os residentes pode gerar incompatibilidades e perda de rendimento.
  • Má utilização e destruição dos equipamentos disponibilizados

Será sempre bom verificar que existem vantagens e desvantagens associadas ao arrendamento, por isso toda a atenção deve ser tomada quando se pretende investir nestes activos, para que não existam surpresas nem dissabores.

O investimento de imóveis habitacionais para arrendamento é uma forma que gera rendimentos mensais constantes sendo por isso sempre um factor a considerar para quem quer atingir um patamar de rendimento sem sobressaltos todos os meses. Explorar as várias vertentes deste negócio é algo que pode dar bons resultados.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.