Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Transformar um terreno numa quinta

muro-terrenoO imobiliário é um dos activos mais interessantes para se investir, esta é a minha opinião, as hipóteses de investimento são imensas. Já aqui expus várias ideias e virão mais no futuro.

O imobiliário atravessa uma moda muito devido às baixas taxas de juro, no entanto não podemos esquecer que sempre foi um activo com muitos adeptos.  Em 2010 publiquei o primeiro artigo relacionado com imobiliário, Investir no imobiliário é dos melhores investimentos, a minha opinião não se alterou, e passaram 6 anos.

É fácil transformar um terreno rústico numa quinta.

Existem quintas e quintinhas, a única diferença que entendo centra-se nas dimensões do terreno que as compõem. Não sendo conceitos estanques, diria que uma quintinha irá de 1000m2 a 5000m2, sendo terreno dedicado a actividades agrícolas. Uma quinta poderá ter de 5000m2 a 50.000m2 , acima disto poderá ser uma herdade. O que sabemos é que uma herdade é uma grande propriedade rústica, e normalmente possuem montados de sobro.

Não existem definições para as tipologias de terrenos, existem designações mas não existe nada estabelecido. Os valores da área do terreno acima foram criados por mim, se puder completar esta informação, deixe um comentário com a sua opinião/definição, que adicionarei ao artigo. Tente definir terreno!

Definições: definir certos conceitos não é fácil, mas eu arrisco.

  • Terreno é um espaço aberto térreo, é um pouco da superfície da Terra, é um pedaço de terra. Existem 3 tipos de terrenos conforme a sua utilização, rústicos, urbanos e mistos (parte rústica e parte urbana).
  • Quinta é um terreno vedado ou murado (também pode possuir uma habitação ou anexos, garagens, abrigos e armazéns). Uma quinta terá uma área de terreno agrícola com mais de 5000m2.

Como podemos ver, basta murar um terreno para obtermos uma quinta ou uma quintinha.

Murar um terreno é um investimento que pode ser mais elevado do que a aquisição de um terreno, por isso toda a atenção é pouca, uma construção com custos elevados pode não ser um bom investimento. Se bem que acredito que na generalidade dos casos, um terreno com um muro tem um valor acrescido. O valor é maior que a soma das partes.

Construir um muro

alicerce-muroPara construir um muro é necessário seguir alguns passos burocráticos, no meu caso concreto foi necessário informar a Camara municipal que iria construir o muro. É necessária licença para construir muros junto à via pública.

O mais fácil é contratar o serviço, pedir vários orçamentos e fazer contas. Como gosto de fazer coisas, eu mesmo vou fazer os muros do meu terreno (com pedreiros a ajudar), pois o muro é para ficar direitinho.

O alicerce é fundamental a qualquer construção, não vá o muro cair para o lado 😉

Murar um terreno é mais do que investir na construção de muros e de aquisição de um portão de entrada, ganha-se privacidade, ganha-se segurança e valoriza-se o património. A segurança e privacidade têm um valor, um valor crescente.

Várias tipologias, várias valorizações

Em termos de valor, um terreno tende a valer menos que uma quinta. Pelo simples facto de que não houve investimento.

Um terreno que tenha recebido um investimento é sempre mais valioso comparativamente a outro similar que não tenha investimento. Por exemplo, um terreno com furo artesiano tem um valor superior a outro que não o possua.

Até a apresentação de um terreno conta na hora de comprar ou vender. Limpar um terreno tem um custo muito reduzido se o compararmos com um cheio de vegetação selvagem.

Mas em termos de valorização, podemos também constatar que o valor de uma quinta é superior ao de um terreno, mais o valor de construção do muro e do portão de entrada. Será mais ou menos como construir uma moradia num terreno urbano, o produto final tem mais valor do que a do valor do terreno e dos custos de construção. Existem excepções, por exemplo terrenos com localizações pouco atrativas. No imobiliário a localização é sempre o factor mais importante.

Investir em imóveis ou terrenos

Ora transformar terrenos em quintas é uma boa ideia de investimento, pois valoriza-se o património, delimita-se a propriedade, investir no imobiliário pode acontecer de muitas formas. Contudo nem sempre!

Também se pode comprar terrenos para alienar mais tarde, há quem aprecie muito este tipo de investimento imobiliário. Grandes negócios foram feitos através de especulação em terrenos.

Existem terrenos agrícolas que pela sua localização, possuem pouco valor, investir nestes activos pode não ser apropriado. Tudo depende da utilização ou fim que se pretende, por vezes pode ser melhor não investir. Por exemplo: terrenos no meio do nada. Investir em terrenos merece bastante reflexão e estratégia.

Valorizar propriedades até pode ser simples e fácil: C>A+B

Um das premissas associadas ao meu projecto agrícola, foi poder usufruir de um espaço “protegido” por um muro, pois os assaltos existem um pouco por todo o lado. Existem casos de pequenos agricultores que plantaram oliveiras e marmeleiros na zona, e que poucos dias após a plantação, desapareceram! Se pudermos dificultar as coisas é melhor.

Murar versus vedar

muro-altoUma das soluções mais comuns em terrenos agrícolas é vedar o terreno (com recurso a redes e por vezes com arame farpado), com o objectivo de afastar animais selvagens, bem como afastar as pessoas de entrarem nos terrenos.

Os muros construídos a betão, apesar de representarem um investimento muito superior, possuem uma longevidade elevada e torna-se mais difícil a entrada na propriedade.

Entre muros e vedações, eu escolho muros, e de preferência com mais de 1,80 m. Possuir um pouco de terreno para poder cultivar qualquer coisa, também é uma ideia de negócio que me agrada.

Comentários

  1. Dominic John Patrick Ormston diz:

    Construir um muro a volta de um terreno de 5000m2 seria incrívelmente caro…

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá, eu vou construir um muro num terreno de 9700 m2, são quase 400m de perimetro 😉

  2. Marcio José Oliveira diz:

    Não se trata apenas do valor em causa, pois a valorização futura do lote compensa o investimento…..

  3. Dercio diz:

    Construir um murro é extremamente caro, mas pode-se apostar em alternativas mais sustentáveis como é o caso de plantio de sebes/cercas vivas… 🙂

  4. Paulo diz:

    Eu neste momento estou a vedar um lote e pensei que ficava mais barato!! Se vai valorizar o lote, para mim sim, mas nao sera para vender…

  5. Joao Martins diz:

    Se eu comprar um terreno agrícola, posso vedar à volta com um muro e colocar uma casa pré fabricada com água, luz e esgotos?