Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como ganhar dinheiro com o imobiliário

Como ganhar dinheiro com o imobiliário é a pergunta que muita gente faz. Eu respondo. Existem diversas formas de obter rendimentos com imóveis. Sou entusiasta do investimento imobiliário.

O investimento imobiliário ganhou uma nova vida nos últimos tempos. É dos investimentos mais interessantes para a generalidade das pessoas.

Investir no imobiliário é dos melhores investimentos já eu dizia em 2010, quando o mercado não estava nada famoso. Hoje vivemos e olhamos para o imobiliário de uma nova forma. A aprendizagem foi conseguida e não haverá euforia. O que estamos a assistir é apenas a valorização de activos que estiveram subavaliados durante alguns anos. A chamada correcção do mercado.

Antes de listar as opções para ganhar dinheiro com imóveis, um pequeno enquadramento sobre o mercado imobiliário e algumas opiniões.

Portugal é hoje um destino de investimento estrangeiro no imobiliário. Fruto até de uma medida política pouco consensual. Os vistos gold através do investimento imobiliário. Colocaram os holofotes internacionais em Portugal. O investimento em imóveis em Portugal nunca despertou tanta atenção como até aqui. E ainda pode ser superior. Portugal é um paraíso.

Se no passado o investimento estrangeiro imobiliário se situava essencialmente no Algarve. Hoje, Lisboa e Porto ocupam lugares de destaque. Conseguindo atrair pessoas de todos os cantos do mundo.

A subida normal do valor do imobiliário vai criar mais mercado. No passado escrevi também um artigo sobre as diferenças entre comprar ou arrendar casa. As pessoas que preferiram arrendar no passado. Agora veem os seus contratos de arrendamento não renovados. Pois os proprietários pensam em arrendar por um valor superior ou até mesmo vender o imóvel. Devido ao ajustamento do seu valor de mercado. Assim, teremos mais interessados na aquisição, pois os preços do arrendamento assim o condicionam.

Formas e ideias para investir no imobiliário existem muitas. Por isso listar essas formas parece-me um exercício útil.

Ganhar dinheiro com o imobiliário de forma directa

Comprar para arrendar

Uma das formas mais simples de investir no mercado imobiliário é comprar para arrendar. É um negócio bem antigo. Existem diversas pessoas que possuem prédios completos para arrendamento.

Hoje existem mais opções de arrendamento, por exemplo arrendamento a turistas. O mercado de arrendamento de quartos também cresceu e gerou, e gera oportunidades.

O arrendamento de imóveis é a formula mais simples para atingir a independência financeira.

Comprar para vender

Muitos são os negócios baseados em comprar para vender. No imobiliário também se pode executar esta estratégia. Permite obter rendimentos através de mais valias.

Este tipo de negócio funciona com o mercado em alta e em baixa. Basta encontrar activos que possam estar mal avaliados ou negócios de ocasião, como os imóveis de bancos.

No passado, existiu um negócio ligado à aquisição de imóveis novos muito interessante. A chamada cedência de posição. A pessoa comprometia-se a comprar determinado imóvel que estava em construção. Dando um sinal. Depois vendia o imóvel por um valor superior. Apenas com o investimento do valor do sinal.

Talvez seja um negócio que possa regressar.

Comprar para remodelar

A área da reabilitação urbana não é  conceito de negócio novo. Comprar para remodelar e vender é um investimento interessante para quem se queira profissionalizar. No passado vi este modelo de negócio aplicado a casas rurais.

Hoje é praticamente em todo o tipo de imóveis. As remodelações de apartamentos e moradias nas cidades são muito frequentes.

Este negócio requer mais conhecimento, pois fazer as remodelações implica contratar e negociar diversos serviços. Criar um sistema de parcerias pode ser interessante.

Comprar abaixo do valor de mercado, remodelar rapidamente e vender é a formula. O risco desde tipo de negócios é relativamente baixo. Para quem saiba.

Os iniciantes devem ter bastante cuidado. Pois os custos de uma remodelação bem feita podem descontrolar-se.

Comprar para construir

O modelo de negócio que permite talvez as maiores mais valias. Comprar um terreno e construir um edifício. Pode ser uma moradia ou várias. Como também se pode construir um prédio. Embora construir prédios hoje em dia não é para qual quer um. No passado construía-se em altura de forma irregular. Basta passar por certos bairros nos arredores de Lisboa para ver isso.

Comprar para construir não está só disponível aos profissionais. Se bem que interessa construir o mais rápido possível para não ter dinheiro empatado.

Sendo a formula onde se pode extrair maiores rendimentos, também é a mais arriscada. No passado muitas foram as empresas de construção que ficaram insolventes que actuavam neste segmento.

Comprar para arrendar ao proprietário

Comprar para arrendar ao proprietário é um investimento bastante seguro.O sale and lease back está presente no nosso país. Sendo um produto tipicamente direcionado às empresas.

Também existem modelos de negócio direcionados às famílias.  No entanto, é um conceito de negócio que pode esbarrar com questões éticas.  São “empréstimos” onde a garantia é o imóvel. A ideia de comprar uma casa por metade do valor de mercado, com o pretexto de “emprestar dinheiro” ao proprietário. Ganha-se com o recebimento de rendas e com a venda. Pois o ex-proprietário tem opção de compra, após o tempo estabelecido entre as partes. Quem tem imóveis tem dinheiro. Pode é depois perder a casa.

Ganhar dinheiro com o imobiliário de forma indirecta

Mediação imobiliária

As agências imobiliárias atravessam o melhor momento desde a sua existência em Portugal. Fornecem apoio na compra e venda de imóveis a troco de uma percentagem do valor da venda.

A mediação imobiliária é um modelo de negócio interessante e bastante lucrativo. Podendo ganhar dinheiro na comercialização de imóveis, bem como na venda de franchisings.

Serviços imobiliários

Existem diversos serviços relacionados com o imobiliário. Seja avaliadores de imóveis, sites de classificados para imóveis ou home staging.

Os profissionais da fotografia também podem ser especializados na captação de imagens de imóveis. Uma foto profissional de uma casa faz uma enorme diferença. Nos segmentos mais altos também podemos encontrar o vídeo direcionado ao imobiliário.

Gestão de activos imobiliários

As empresas de gestão de activos imobiliários auxiliam o proprietário a rentatbilizar o seu património imobiliário. Recebem uma comissão pelo tipo de gestão que proporcionam. Existem modelos de negócio que variam as suas responsabilidades perante os inquilinos. Criando deste modo pacotes de serviços que o proprietário pode escolher.

Fundos imobiliários

O investimento através de fundos imobiliários é uma forma de expor poupanças ao mercado imobiliário sem preocupações ao nível operacional e fiscal. É a forma mais simples para investir no imobiliário. Existem fundos imobiliários abertos a todos bem como específicos para investidores com maior capacidade.

São comercializados através de instituições bancárias.

Crownfunding imobiliário

Juntar vários pequenos investidores para investir em activos imobiliários é o mote para plataformas de crownfunding imobiliário. Existem várias estratégias de investimento associadas a estas plataformas.

O investimento através de plataformas de crownfunding surgiu há uns anos e em Portugal também já existe. E mais plataformas estão a surgir no mercado. Em Portugal ainda não existe nada relevante (por enquanto). Aguardo por uma plataforma que capte o meu investimento pessoal, depois disso um artigo surgirá aqui no blog 😉

Existem plataformas que apenas utilizam o imobiliário como garantia para empréstimos.

Todos os agentes ligados ao imobiliário

Por incrível que pareça, de forma indirecta existem imensos negócios e actividades que ganham dinheiro com o imobiliário. Desde serralharias, carpintarias, arquitectos, decoradores, construtores civis, canalizadores, eletricistas, ladrilhadores e estucadores.

Todo o sector dos materiais de construção ganha com a dinâmica do mercado. Advogados, solicitadores e conservatórias também retiram os seus dividendos.

O imobiliário faz mexer a economia de uma forma espetacular

Para terminar, quem ganha mesmo muito dinheiro com a actividade imobiliária. O Estado ganha com o imobiliário através de IMT, Escrituras, mais valias imobiliárias.

O blog sofreu um pouco pela falta de actualizações ao longo de anos. Vamos recuperar isso. Vamos abordar e aprofundar os temas mais interessantes. O imobiliário é uma das novas secções do blog, por isso avizinham-se mais conteúdos sobre investimento e rentabilização de imóveis.