Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

A magia da fotografia profissional

Uma boa fotografia faz magia. O mundo da fotografia profissional teve os seus desafios nos últimos anos. Hoje, arrisco-me a dizer que nunca viveu dias tão bons. A necessidade de fotos profissionais aumentou muito nos últimos anos. Hoje qualquer website necessita de ter boas fotos.

Se no passado a fotografia profissional era associada a publicidade de grandes empresas e celebrações ou eventos, como casamentos e batizados.  Bem, outros trabalhos fotográficos mais especializados também existiam, como a fotografia para catálogos, calendários e outras publicações. Não esquecendo a fotografia de moda nas suas várias vertentes. Hoje é necessária cada vez mais.

As necessidades de fotos de qualidade profissional são cada vez mais. Basta pensar na internet. A utilização de imagens de baixa qualidade traduz-se na percepção de baixa qualidade de quem as utiliza.

No passado a qualidade das imagens não tinha a importância que hoje tem. Os ecrãs melhoraram muito e agora é mais fácil perceber o que tem falta de qualidade.

A magia da fotografia

Uma boa foto ajuda a vender de uma forma incrível. Sectores como o turismo e o imobiliário necessitam utilizar todas as oportunidades para vender mais.

Um quarto de hotel pode ser visto de várias perspectivas. E não tenham dúvidas que terá impacto nas reservas. Não é por acaso que os hotéis se esforçam por mostrar qualidade nas fotos que utilizam.

No imobiliário  ainda não é tão comum a utilização de fotografias profissionais. Muitas das vezes são os mediadores imobiliários a tirar as fotos. No imobiliário de luxo já é diferente.

Não se pode exagerar! Pois quando a edição das fotos são levadas ao extremo, pode ser negativo. Por vezes acontece a desilusão da realidade não ser o que a foto mostrava !

Milhões de fotógrafos

Todos somos fotógrafos, daí a tirar fotografias com qualidade é outra história.

Se no passado se utilizavam as máquinas fotográficas convencionais, que foram substituídas pelas digitais e hoje pelos telemóveis. Tiram-se fotos de forma espontânea. Partilham-se fotos aos milhões nas redes sociais. É uma loucura.

Edição de fotos

Se tirar fotos pode ser para qualquer um, editar essas mesmas fotos, já não é para todos. Existem muitos programas que permitem melhorar uma fotografia. Por exemplo dando mais luminosidade. Só este pequeno pormenor faz logo muita diferença. Fora as outras técnicas que desconheço.

Não é por acaso que que se utiliza a expressão “muito photoshop” quando a pessoa está top. Dá para retirar sinais, rugas e gorduras. Bem como acrescentar contornos onde é necessário.

Existem diversos programas para edição de fotografias, infelizmente ainda não utilizo nenhum.

Sites de fotografias

Muitos são os sites relacionadas com fotos que existem. A imagem tem valor.

O Flickr, talvez o primeiro grande site de fotografias, há por lá muitos amadores profissionais. Ou seja, pessoas que têm o gosto por fotos e conseguem ter trabalhos impressionantes. Tenho de destacar o Sr. Vitor Oliveira, que se destacou a fotografar Portugal, sob o nick de Portugal_eyes, um trabalho realmente fantástico, podem ver em https://www.flickr.com/people/vitor107/ . Um passatempo realmente fantástico.

Por cá temos o Olhares, também ele repleto de fotógrafos com olho para a foto.

Existem dezenas (ou milhares) de sites relacionados com fotos. É um mundo por descobrir. Deixo mais um site 1x.com

A importância da qualidade das imagens

Se é verdade que uma imagem vale por 1000 palavras, a internet veio demonstrar como facilmente tiramos a prova disso. Uma imagem de qualidade profissional transmite qualidade. O contrário também acontece. Tal como o webdesign de um site.

Perceber a importância de uma imagem de qualidade é muito fácil na internet. Não é subjectivo. É aliás bastante objectivo e fácil de perceber. Uma foto têm um impacto real no bounce rate de um site. Basta fazer testes para a aferir. Como? Substituindo as imagens.

Muitas as vezes a imagem pode levar as pessoas a não lerem o conteúdo. Saindo (rejeitando) o site.

As imagens do blog

O blog sofre um pouco com esta falta de qualidade das imagens. Já tinha percebido isso há muito, mas ainda não me tinha focado a resolução desse “pequeno” pormenor. Tenho de trabalhar as imagens também. Para que o blog posso tornar-se um pouco melhor.

Por vezes não se consegue executar tudo o que sabemos.

O Nuno e a fotografia

Percebo pouco ou nada da arte de tirar fotos. Mas sei que a importância de uma boa imagem. Um dos primeiros investimentos que fiz após começar na aventura dos negócios online foi comprar uma boa máquina fotográfica. Uma Canon 350D. Também comprei uma lente de aumento. Faltou-me a lente macro. Ainda tive um site de fotos grátis. Fotos para livre utilização, com temas algo bizarros. Como laranjas, feijões, milho e relacionados. Ainda tenho uma série de fotos relacionadas com dinheiro dessa altura.

Merece destaque

Nada melhor que aproveitar um artigo sobre fotografia profissional, para fazer uma menção a um dos leitores do blog mais antigos, o David Rufino. Que criou a White Balance, empresa que se dedica à fotografia profissional de imóveis. Nas fases menos boas, o David sempre me deu incentivo. Obrigado pela força.

Em conclusão podemos facilmente  ver que às vezes a diferença está nos pormenores. Uma imagem profissional demonstra um cuidado que uma fotografia amadora dificilmente conseguirá.

De notar que existem muitos fotógrafos amadores que são autênticos profissionais da fotografia. Toda a gente pode aprender a tirar fotos e trabalha-las da melhor forma.

Esta é uma das artes que ainda quero aprender. Os cursos de fotografia não são muito dispendiosos. Basta ter vontade de aprender e dedicar algum tempo ao assunto. Todos podemos ser melhores fotógrafos 🙂