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Onde obter ideias inovadoras para novos negócios

Muitas pessoas querem encontrar negócios inovadores e ainda pouco explorados, assim apresentar um lista de possíveis locais onde podem ser encontrados negócios inovadores e que podem servir de inspiração, parece ser uma boa ideia. Pois uma boa ideia por vezes pode sofrer alterações e desencadear uma nova ideia que pode produzir bons resultados.

Também os negócios que estão a conseguir agrupar o maior número de empreendedores ou que apresentam taxas de crescimento superiores podem denotar uma nova tendência de mercado.

Ideias para novos negócios estão sempre a surgir, a criatividade do ser humano não pára, e como foi demonstrado no artigo já foi tudo inventado. As 2 alternativas para ter um negócio ainda pouco explorado são: copiar ideias alheias  (que podem estar uma fase de implementação) ou desenvolver uma ideia própria. O ideal é encontrar e desenvolver um ideia nossa, contudo e como por vezes não se consegue encontrar uma ideia satisfatória ou com viabilidade financeira.

Técnicas para a geração de ideias de negócios

Fontes para ideias de negócio

As fontes para ideias de negócios podem ser variadas, nas listas de ideias de negócios aqui e aqui apresentadas, surgem negócios comuns ou vulgares que de alguma forma existem. Alguns negócios são susceptíveis de implementação através de conceitos de negócio inovadores e constituir um boa hipótese para entrar no mundo empresarial. Contudo talvez as melhores ideias de negócio possam ser encontradas em outros locais. Locais onde são exibidos as últimas ideias de negócio, ou simplesmente os negócios como mais sucesso.

Sites de crowdfunding

Contudo e para fazer jus ao título do artigo,  existem locais onde se podem encontrar ideias bastante criativas que podem servir de inspiração para criar negócios similares e que estão numa fase de lançamento. Estes novos negócios necessitam de financiamento para avançarem, muitos dos negócios nem chegam a ser materializados. São websites de apresentação de ideias de negócio, onde se pretende recolher fundos para iniciar o negócio. Os denominados crownfunding sites, onde alguns foram enunciados no artigo: obter recursos através da multidão.

Directórios e sites de franchisings

Nos portais dedicados à temática do franchising é comum encontrar listas com os negócios com maior crescimento no último ano, bem como novos conceitos de negócio que estão a dar os primeiros passos através de franchising. Agarrar num dessas ideias e criar algo similar também é bastante visto, muitas das vezes os conceitos originais não conseguem ter a dimensão de quem utilizou a ideia original. Pela razão simples, que marcas globais tem maior dificuldade em implementar a marca em todo o mundo, enquanto que alguém focalizado num território tem a seu favor as limitações geográficas. Mais uma vez a questão do foco versus abrangência como factor potenciador da expansão de um negócio.

Listas de empresas de sucesso

O sucesso dos outros pode ser replicado, através de novos conceitos e com variantes da ideia inicial, por exemplo as empresas em Portugal que foram distinguidas com o prémio PME Líder pode dar boas ideias. Contudo por vezes são ideias comuns de negócios que foram aplicadas de forma original, com uma abordagem diferente ao mercado ou que se distinguem pela gestão do negócio. São casos inspiradores.

Viajar

Um dos benefícios de viajar advêm da observação e vivência de novas culturas, assim ao visitar-se países estrageiros tem-se a oportunidade ver outros negócios, novos negócios. Estas experiências são sempre positivas e os negócios locais fáceis de detectar, pois às vezes saltam mesmo à vista.

Obviamente que existem negócios e conceitos de negócio que não podem ser fácilmente importados, mas existe uma abertura da visão, pois pensará-se sempre se não funcionará em Portugal. Existe ainda a opção de adaptar conceitos, os negócios vivem cada vez mais de conceitos.

Copiar ideias

Copiar ideias alheias não é nada de invulgar, seja um pequeno negócio ou até uma rede de franchising, no mundo dos negócios vale quase tudo, uma pequena alteração leva a criação de um novo conceito de negócio. Alguns exemplos são: as múltiplas redes de mediação imobiliária, mediação financeira, lojas de compra e venda de ouro, empresas de serviços de limpezas domésticas e até restaurantes. Uma cafetaria que está a ter sucesso em determinado local leva logo alguém a tentar a sua sorte nas sua imediações com um negócio idêntico.

Vários são os pontos de informação e observação que são passíveis de ser utilizados para inspiração para conceitos de negócios.

Alguns negócios parecem foto”cópias” onde é difícil distinguir uns dos outros, são negócios!


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Comentários

  1. Paulo Gomes diz:

    Elementar Nuno Casimiro,

    Para quando o próximo jantar ? Para umas aulas de Brainstorming

  2. Rute diz:

    Boa noite,
    Algo que não me faltam são ideias (há pessoas que me chamam “idiota”, supostamente são as pessoas que têm muitas ideias, LOL), algumas diferentes e algumas até criativas. Mesmo que por vezes não sejam originais, são uma evolução de algo já existente ou ideias que encontro em outros paises e que ainda não há em Portugal.

    No entanto nunca arrisquei em nenhuma e já tive dezenas delas, provavelmente por receio, por questões financeiras ou também por outras não estarem na minha area profissional. Penso que algumas até dariam dinheiro, mas como acredito na satisfação profissional, não quero investir em algo que depois não me dê gozo.
    Ao mesmo tempo sinto uma dualidade por nunca ter tentanto ou feito alguma coisa com elas. Já me questionei se o meu trabalho futuro não passa por aí, ter ideias para os negócios dos outros.
    Tem algum conselho do que eu possa fazer com todas as minhas ideias?
    Obrigada

    • Nuno diz:

      Olá Rute

      Num artigo que estou a escrever, falo um pouco das ideias de negócio que não são colocadas em prática, podem ficar num baú, para no futuro serem executadas. Possuo algumas que poderei realizar no futuro.

      As soluções para quem tem muitas ideias de negócio, pode por exemplo encontrar alguém para as colocar em execução. Pode-se vender as ideias, ou até se podem dar, eu já aqui dei muitas ;-). Pois uma ideia de negócio só vale se for executada.

      O iapmei possui uma bolsa de ideias de negócio: http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=508

      O ideal é colocar a nossa melhor ideia em prática, depois até se pode vender o negócio.

      Votos de sucesso

    • Ricardo Ferreira diz:

      OH Rute então sente uma dualidade? De todas as ideias que já teve a pior foi a de comentar neste pseudo blog

      • Nuno Casimiro diz:

        Olá Ricardo Ferreira

        Pseudo blog! Não gosta do blog? Qual é o seu problema com o meu blog?

        Votos de sucesso

  3. Ana Santos diz:

    Gosto muito do seu site onde já retirei algumas dicas importantes para resolver a vida profissional, contudo gostava que me indicasse qual a melhor forma de angariar clientes através da net. Obrigada.

  4. Alvino diz:

    Achei engraçado este tema das ideias e lembrei-me de um episódio a que assisti a pouco tempo atrás.

    Estava num bar no bairro alto a um domingo de tarde a beber o meu moscatel enquanto espera pela minha namorada e brincava com o meu tablet. No momento em que acaba a musica que estava a dar nos meus auriculares, dei por mim a ouvir a conversa de 3 rapazes que estavam na mesa atras de mim. Tratava-se de uma ideia que estava a ser negociada ali mesmo. Um dos rapazes tinha uma ideia, o outro queria comprar essa ideia, ao que percebi sem saber ao certo do que se tratava, mas estava muito interessado. O outro rapaz tinha ar de Nerd, e estava lá para dizer o que era possível ou não fazer e estava ao serviço do tipo que queria comprar.
    Achei fantástico o facto do tipo que estava a vender essa ideia, não se descoser sobre o que era ao certo o que tinha para vender. Ele só falava em caixas. Mas não era sobre caixas nem nada que se parecesse. Apenas usou caixas para ocultar o produto ou o mercado que esta ideia abrangia. Chegou ao ponto do tipo investidor dizer: Diz-me quanto queres e escreve aqui o negócio e a ideia. O tipo escreveu no papel, uns desenhos e lá estavam as caixas. E quanto mais escrevia e desenhava, mais o outro ficava irritado. Ao ponto de dizer: Eu quero-te como comercial na minha empresa por seres o gajo mais convincente que pode haver, a vender uma coisa em que eu estou acreditar e nem sei do que se trata. A resposta do tipo era: Eu só quero vender a ideia e não me quero chatear mais com isto. Não chegaram acordo, por 5k, pelo menos naquele bocado. Não sei se um oferecia 10 e o outro queria 15 ou se oferecia 15 e o outro queria 20. Isto tudo em , mais as participações em percentagens que um exigia e o outro não queria.
    Fiquei muito curioso, ainda por cima não fazia ideia de números que envolviam as ideias e o que pode ganhar um “Idiota” com uma ideia. No meio da conversa deles consegui apanhar o blog do tipo, mas fiquei a saber o mesmo… http://procuroinformatico.blogspot.pt/
    Achei tudo muito interessante e gostava que tivessem chegado acordo, para saber ao certo do que se tratava, para despertar tanto interesse por parte do investidor, mas não consegui saber nada.
    Depois desse dia, tentei pegar em todas as minha ideias e estrutura-las, mas acho que não sou nenhum “idiota”. Se conseguisse uma grande ideia e a vender por 5k, ou até menos, era tudo lucro e quem sabe ficava rico mais depressa. E isto não deve entrar no IRS…
    Estou deprimido, vou continuar a trabalhar…

    • goncalo diz:

      bom dia nuno, essa sua história tem algo que me recorda o meu inicio de carreira, quando comecei tinha uma ideia que depois a tentei vender, e fui tao bem sucedido que me ofereceram o lugar de director comercial, nao fazia sentido vender a ideia para outro trabalhar nela, e hoje em dia está no mercado nacional (Habifix) , passado 2 anos tive a mesma oportunidade com outro projecto meu (R.P.U – rede peças usadas) e agora passado 1 ano vou começar a colocar em prática outra ideia no mercado… moral da história todos os nossos feitos e conquistas derivam da nossa capacidade de ir a luta e acreditar em nós proprios.. analisar o mercado e abrir portas nesse mesmo mercado..rodear mo nos de bons conhecimentos e parcerias…e o mais importante nunca desistir..nos tempos que correm e com a tão intitulada crise!!! o mar é dos tubarões..tornem se em um…e conseguiram o sucesso..as maiores fortunas feitas na america foram feitas em 1982 quando a america atravessava uma profunda recessão.