Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Investimento em domínios de internet

Em Portugal existem ainda poucos investidores que apostam em domínios de internet, este mercado é dominado ainda por pequenos investidores, salvo pequenissímas excepções. Individualmente o português que terá mais domínios tem cerca de 6500, o que comparativamente com investidores internacionais é obviamente pouco, alguns domainers possuem empresas só para gerirem o seu portefólio, tal não é a sua dimensão.

Os domínios de internet são um óptimo investimento para investidores ambiciosos, é um investimento razoável para quem queira perder algum tempo na pesquisa dos melhores domínios ou pretenda diversificar os seus investimentos.

Há quem considere o investimento em domínios como o novo imobiliário, muito diferente do mercado de terrenos na Lua, esse sim é super arriscado, mas existe potencial em todo o lado. Contudo à medida que o tempo passa mais difícil é entrar no negócio pois o ritmo de registo de novos domínios é elevado. Podemos também que é um investimento novo, tendo a internet mais de 25 anos.

O que são e para que servem os domínios?

Os domínios são endereços ou moradas de sites blogs, foruns, lojas online, ou projectos online, onde posteriormente serão apresentadas páginas de internet. Para simplificação e memorização os domínios são apresentados sobre a forma de caracteres, mas na verdade estes apenas substituem o endereço primário que é composto apenas por algarismos.

Qual o risco do investimento em domínios?

Existe um risco dependente da qualidade dos domínios que se é proprietário, se houver interessados nas letras que compõem o seu domínio ele valorizará. Para entrar neste negócio precisa de adquirir alguns conhecimentos especificos, tal como em outros negócios e investimentos, nomeadamente a Bolsa de valores.

Um dos maiores risco, ou risco total mesmo é se a internet fechar, deixar de existir, se pensa que isso pode acontecer, não entre neste negócio, pois as perdas serão totais.

Quem pode investir em domínios?

Qualquer pessoa pode investir em domínios, será no entanto necessário compreender  os factores que influênciam e valorizam os domínios de internet para poder maximizar os investimentos feitos. Por exemplo a extensão de domínio mais valorizado é o .COM, seguido do .NET e depois algumas extensões regionais, onde se destaca a extensão da Alemanha .DE.

Qual é o investimento mínimo?

Com pouco mais de 7 Euros pode registar um domínio de internet e deste modo ter acesso a um dos investimentos que maior retorno proporciona no mundo.

Quanto se ganha com o investimento em domínios?

Neste investimento e tal como nas antiguidades o valor que se ganha dependerá sempre muito do que temos em mãos, um domínio valioso será sempre valioso, e pode gerar receitas mensais através de publicidade online, tal como um obra de arte que está em exposição num museu. Apesar de ainda não existir um mercado de transacções de domínios em Portugal, no futuro tenderá a crescer tal como em outros países.

Quais o principais factores de valorização de um domínio?

Existem muitas condicionantes, mas resumidamente  podemos identificar as seguintes:

  • Extensão
  • Tamanho (número de caracteres)
  • Ter significado (uma palavra por exemplo)
  • Ser memoravel (para facilitar a memorização)
  • Ser antigo
  • Ser interessante para alguém

Já não existem domínios .COM com 3 caracteres, os domínios têm combinações limitadas, por isso à medida que o tempo passa menos estão disponíveis para registo, originando a valorização dos existentes. Deste modo domínios raros atingem valores de negociação bem elevados, como exemplo o domínio Diamond.com foi vendido por 7.500.000 de dólares.

Os domínios são um negócio de baixo investimento com possibilidades de altas rendibilidades, é certo que possui um risco consideravel já que avaliar um activo não tangivél e tão subjectivo pode ser difícil, especialmente para os novos investidores.


Siga-nos também em Follow

Comentários

  1. agenor diz:

    Tenho um negócio bem avaliado seria interessante um investidor com 500.000,00 é possível a venda por U$ 700.000.000,00

  2. Nuno diz:

    Olá
    500.000€ é muito dinheiro ;-)