Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Como avaliar imóveis para investir no imobiliário

Saiba como pode fazer a avaliação de imóveis de modo a poder investir no imobiliário com mais segurança

Apesar de não ser uma ciência exacta a avaliação de imóveis existem alguns factores que podem ser consensuais na atribuição de um valor. Sem saber avaliar imóveis como será possível investir com sucesso no imobiliário?

Os factores que determinam o valor do imóvel:

Localização

O ponderador mais importante na avaliação de um imóvel é mesmo a sua localização, uma coisa é comprar um terreno na Avenida da Liberdade, outra coisa é comprar um terreno idêntico na nas periferias da cidade. Assim a centralidade valoriza e multiplica o valor dos imóveis. A vizinhança conta também como um factor de decisão para eventuais compradores, logo outro factor em conta na elaboração da avaliação. Um terreno com vista para o mar e com viabilidade de construção terá também um valor superior a idêntico terreno numa aldeia no centro do país.

Ano de construção

zona residencialO ano de construção de um edifício, dá uma ideia aproximada dos materiais utilizados na construção do imóvel, as possíveis reparações que necessita, canalizações, sistema eléctrico, etc. Os materiais utilizados na época ainda são actuais ou estão obsoletos, como por exemplo, revestimentos de casas de banho ou cozinhas são as áreas mais criticas.

Tipologia

No caso de imóveis de habitação, de uma forma geral quanto mais assoalhas tiver um imóvel maior será o seu valor, se pensarmos na aquisição de uma habitação de 3 assoalhadas ou uma 4 assoalhadas no mesmo edifício pode haver um diferencial de valor, facilmente visível pelo custo metro quadrado. Em imóveis mais antigos não acrescenta valor se as divisões forem pequenas, podendo mesmo contribuir como factor depreciador.

Estado de conservação

Novo ou usado. Um edifício pintado de fresco, ou uma casa de banho remodelada, dá ao comprador uma imagem de cuidado e estimação pelo bem. Se o imóvel necessita de obras de remodelação para ficar utilizável terá de se ter em conta o custo total dessa obra, a remodelação prévia pode facilitar e valorizar o imóvel.

Área do imóvel

Um dos principais factores para comprar imóveis de uma mesma zona é mesmo o metro quadrado, dividir o valor pela área é obrigatório, considerando sempre o estado de imóvel, o preço do usado é quase sempre inferior ao do usado, é um bom indicador para fazer comparação entre imóveis, nomeadamente se tiver a mesma idade de construção.

Estado do mercado imobiliário

Se o mercado do imobiliário está em crescimento espera-se que os preços estejam inflacionados, por outro lado se o sector está em queda, surgem oportunidades para fazer bons negócios. Estando o crédito imobiliário associado à aquisição de imóveis de forma muito próxima, as taxas de juro praticadas pelo mercado tentem também a afectar a concretização dos negócios.

Analisar a concorrência, ou outros imóveis, para ver que valores estão a ser praticados também faz todo os sentido, pois o conjunto desses imóveis compõe a oferta dessa localização.

A imagem

A apresentação do imóvel é uma factor psicológico que funciona como encorajador da decisão. Existem até empresas especializadas na decoração de habitações para venda, pois por vezes o comprador tende a pensar com o coração e não com a frieza dos números, assim ter um espaço acolhedor pode ter influência no processo de venda.

Estes são os principais factores para avaliar um imóvel, por certo existirão outros para determinados nichos de mercado, tal como a história do edifício ou usos alternativos do imóvel.

Pesquisa do blog