Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Comprar empresas em dificuldades financeiras

A compra ou aquisição de empresas que apresentam ou vivem dificuldades financeiras pode ser uma boa solução não só para investir,  como para encontrar uma ocupação profissional. Por vezes podem ser encontradas boas empresas ou empresas de alguma dimensão que por dificuldade dos sócios não conseguem recapitalizar a empresa. Como o acesso ao crédito nem sempre é fácil, incorrem na possibilidade de ver os seus credores solicitarem a insolvência da empresa e perder todo o investimento efectuado.

Uma forma de contornar a situação é fazer um aumento de capital que permita capacitar o negócio de mais meios financeiros, partilhando o risco e os resultados com outros sócios, accionistas ou investidores. Uma outra possibilidade é vender a empresa e realizar o capital investido.

Crise = oportunidade

Um dos aspectos mais relevantes na compra de uma empresa em dificuldades é que as empresas concorrentes enfrentam provavelmente os mesmos desafios financeiros, ou seja necessitam de capital para fazer face a quebras de tesouraria ou para cobrir o aumento do fundo de maneio derivado por exemplo de atrasos dos pagamentos pelos seus clientes. Muitas empresas podem não sobreviver, o que origina uma grande oportunidade para as empresas que conseguem sobreviver.

Exemplo:

No caso das empresas de limpeza, se existem algumas que fecham actividade, pois o volume de negócios não cobre o total dos custos e motiva o seu encerramento. No entanto, estas empresas até possuem alguns clientes e esses clientes continuam a necessitar deste serviço, assim as empresas concorrentes podem conquistar novos clientes pelo desaparecimento de um concorrente.

As vantagens de adquirir uma empresa.

Apesar de já aqui ter sito enunciadas algumas razões que podem levar à compra de uma empresa, nunca é demais lembrar que uma empresa que já está no mercado, possui os aspectos básicos a qualquer negócio: como clientes, fornecedores, e uma estrutura montada, o que proporciona um grau de segurança maior face a imprevisibilidade total da criação de um negócio de raiz.

Aquisição versus criar uma empresa

Na criação de um negócio de raiz, pode verificar-se através de vários estudos que grande parte não sobrevive ao primeiro ano de actividade, pois é por norma o ano mais difícil, o facto de não ter nome no mercado ou partir de uma base de clientes Zero, empurra os novos negócios para o encerramento.

Valor do cliente

Todas as empresas com clientes possuem o seu valor, pois a cada cliente corresponde um valor de futuras vendas (não evidenciado nos Balanços) basicamente correspondem ao que se pode ganhar com o cliente nos anos seguintes. Apenas será necessário que o passivo da empresa não seja superior a este activo para que possa ser considerada uma boa aquisição. Nunca esquecer que os clientes são livres e podem escolher uma outra empresa para adquirirem o que satisfaz as suas necessidades.

Comentários

  1. Rosario diz:

    Tenho uma Empresa de transportes nacional e internacional, ela é recente,e já tem trabalho garantido, mas necessitava de um pequeno financiamento para começar, e como não tem histórico os bancos não financiam, será que existe algum financiador privado que me possa ajudar? Obrigada

  2. AG diz:

    Boa tarde,
    Tenho um colégio em dificuldades.
    Haverá alguém com interesse em recuperar o negócio?

    • RL diz:

      Boa tarde,
      Gostaria de analisar melhor a situação.
      O colégio está situado onde?

      • rui diz:

        Bom dia,

        Tenho uma cresce e jardim de infancia em castelo branco, para trespasse com exelentes condições de negocio.
        Em pleno funcionamento.
        Se estiver interessado poderá me contactar darei mais promenores.

        Os meus melhores cumprimentos.

        Rui

  3. JA diz:

    Boas, tenho empresa de Lar idosos com Alvara zona do estoril que pretendo vender 50% ou totalidade das cotas.

  4. susy diz:

    Empresa de Limpeza Pós Obra,
    Alto crescimento com grandes contratos de construtoras renomadas, contratos assinados. Motivo sem capital de giro.
    Vendo urgente

    • artur diz:

      boa noite estou interessado na empresa preciso de mais informações e valor do acrivo

  5. JG diz:

    Bom dia, tenho empresa em dificuldades financeiras e já com plano de recuperação aprovado, mas de difícil/impossivel execução, para as minhas possibilidades. Área de instalações diversas, Aquecimento, Gas, Paineis Solares, Angariações de negócios. Tem 5 alvarás, é credenciada pela DGGE, tem um contrato com a maior empresa de Portugal em vigor e tem 16 anos de atividade.
    MUITO URGENTE, para quem possa estar interessado exige-se rapidez pois pode ir para insolvência a muito curto prazo. Obg.

  6. MS diz:

    Olá, boa noite,

    Tenho um Centro de Estética & SPA situado em Lisboa, centro, A. Roma com João XXI. Espaço com muito charme e requinte mas não consigo sozinha pô-lo a funcionar para cobrir os custos.
    alguém interessado em assumir ou partilhar a gestão mesmo.
    Está em funcionamento com agenda cheia.
    Aguardo interessados
    Obrigado
    MS

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá

      Considere colocar um anúncio no site trespasse.com
      Talvez consiga solucionar a sua dificuldade

      Votos de sucesso

  7. Marcos Croza diz:

    Tenho uma empresa de prestacao de servicos e estou com diculdade financeira e preciso de ajuda.
    Preciso de um investidor com dinheiro para investir no negocio e pagar todas as dividas da empresa.

    • LF diz:

      Boa tarde,
      em que localidade se situa a sede da empresa? qual a zona de actuação? que tipo de serviços presta?

  8. M.L.R. diz:

    Boa noite,
    tenho uma empresa com 10 anos que passou entre 2008 e 2010 sérias dificuldades, e criou uma série de dividas consideráveis, tendo conseguido resistir derivado á alta qualidade e exclusividade de alguns produtos, assim como a rede de clientes existentes, tenho possibilidade de exportar. Fechar está fora de pensamento, impensável perder tudo o que foi ganho em imagem, qualidade, etc.
    Com um ou mais investidores seria possível finalmente arrancar de vez para o sucesso, será que haverá alguém interessado? Área de equipamentos industriais (colisão auto) concelho Vila Franca de Xira. Todos os dados necessários serão dados pessoalmente.

  9. Darcilucy da Matta diz:

    Boa tarde,
    Tenho uma confecção de jeans que atua no mercado como prestadora de serviço de facção de jeans.
    Temos maquinário completo, atual e de primeira linha. Nosso Cnpj está com 3 anos de uso. Temos carteira de cliente formada e fixa.
    Estamos a procura de um investidor ou um comprador para nossa empresa.
    Empresa com divida tributaria e bancaria.
    Atuamos proximo a cidade de Goiânia que é um excelente polo de confecção do Centro Oeste.

  10. Rui diz:

    M.L.R.
    Bom dia, gostaria de saber mais acerca do assunto.
    Se me quiser enviar um e-mail com apresentação da empresa e balancetes analíticos, depois de analisar poderei agendar um encontro para falar acerca da possibilidade de investimento.

  11. mauricio bail diz:

    OLA TENHO UMA TRANSPORTADORA NA REGIÃO DOS LAGOS E QUERO VENDER OU TER ALGUM INVESTIDOR TEMOS FROTA PROPRIA E UM FINANCIAMENTO NÃO TEMOS DIVIDAS TRABALHISTAS SO ALGUMAS PENDENCIAS POR FALTA DE DINHEIRO TEMOS TUDO PARA CRESER POSSUIMOS CLIENTES ATIVOS PRECISAMOS DE MAIS POREM COM INVESTIMENTOS URGENTE!

    • carlos diz:

      Mauricio,

      Boa tarde. Já resolveu o assunto da transportadora ?
      Diga alguma coisa.

  12. BD diz:

    Boa noite, tenho uma empresa de poupança energética, em 2013 facturamos cerca de 130000 dobramos a facturaçao de 2012 e este ano vamos aumentar a mesma , no entanto preciso de fundo de maneio para expandir e stocks, procuro algum investidor ou socio investidor.

  13. BD diz:

    Venho por este meio apresentar uma proposta irrecusável para empresários com visão de futuro que tenham alguma capacidade de investimento.

    Após o desempenho muito positivo e evolutivo na area de poupança energetica com equipamento de topo projectos no decorrer a 3 anos, surgem agora novos desafios (criação de respectiva empresa(s); mudança de instalações/escritório/loja/armazém ( ja realizadas ) l; actualização e desenvolvimento da plataforma WEB ( em curso ); entrada de novos e competentes recursos humanos; inovação de \\\”modus operandus\\\” adquirindo para tal, ferramenta mais modernizada; estabelecer parcerias adequadas para os novos serviços; desenvolver a área comercial …). Para isso, proponho uma sociedade onde o meu \\\”know how\\\” será utilizado, assim como todas as dinâmicas existentes, conjugando a capacidade de investimento e intervenção/interesse de um novo sócio.

    Proposta 1 – Investimento de € 25 000 (que serão gastos nos novos desafios) que permitirá que o novo sócio detenha 20% do lucro de toda a actividade.

    Proposta 2 – Investimento de € 50 000 (que serão gastos nos novos desafios) que permitirá que o novo sócio detenha 50 % do lucro de toda a actividade.

    Em ambos os casos será formalizado, através do respectivo contrato, este acordo de futuro, entre estes sócios/administradores ambos executivos, pois não o mesmo não terá data de término definida.

    As decisões, a gestão e a respectiva estratégia do negocio serão desenvolvidas em conjunto com igual responsabilidade para ambos os sócios e terão de ser sempre consultados os mesmos para alterações de maior relevância, salvaguardando para tal, as definições prévias sobre o \\\”papel\\\” de cada um no decorrer das respectivas actividades.

    Agradeço a sua atenção para este assunto e caso veja interesse nesta minha proposta, deverá contactar-me de modo a criarmos as sinergias necessárias para o desenvolvimento deste projecto , e a preparaçao de expansão para o Brasil e Angola que têm a sua viabilidade económica garantida no futuro!

    • Emanuel diz:

      Gostaria de mia informações por favor.
      Nomeadamente localização e faturação e resultado líquido dos últimos 3 anos.

      Grato,
      Emanuel Oliveira

  14. Luis Miranda diz:

    Compra de Empresas em dificuldades financeiras.
    Somos um grupo de investimento na area empresarial.
    Investimos/Compramos empresas com dificuldades financeiras.
    Só media/alta.
    Não há limites de valores.
    Todo o País e estrangeiro.
    Antes de pensar em encerrar a sua empresa consulte-nos por favor.
    Assumimos todo o passivo da sua empresa, solucionando assim os seus problemas com os credores.

    • P.V.P. diz:

      Boa noite,
      Gostaria de entrar em contacto consigo. Tenho uma empresa, com mais de 25 anos no mercado, sempre apostámos na qualidade e neste momento procuramos um comprador. Acha que me poderia ajudar?

      • P. Castro diz:

        Boa tarde, li o Seu comentário e como estou integrado num grupo de investidores em fase de avaliação de oportunidades de investimento, fico desde já disponível para conhecer melhor a Sua empresa e avaliar potenciais cenários.

    • R.Fernandes diz:

      Boa tarde,
      acabo de ler o vosso comentário e fiquei interessado em conversar com o senhor Luís Miranda. Pode me indicar o seu contacto ?

    • daniel diz:

      gostaria de ter o vosso contacto, para apresentar a minha empresa, muito urgente, obrigado.

    • Nuno Fonseca diz:

      Boa tarde,

      Tenho duas empresas numa situação débil.
      Gostaria de o contactar por forma a apresentar as empresas e ver a possibilidade de investirem nelas.
      Cumprimentos

    • Joca diz:

      Tenho uma empresa que acho que tem futuro, gostaria de o apresentar e ver se tinham interesse.

    • Cristiano diz:

      Bom dia,

      Tenho uma empresa sem divida e quero negocia-la, estou sem capital para investimento e preciso de um investidor ou comprador que assuma o projeto daqui para frente, negocio sem concorrentes diretos e com aplicativo inovador. com possibilidade de franquiar .

      Gostaria de o contatos para apresentar a empresa e ver a possibilidade de investirem ou comprarem .

      Repito empresa sem débitos ativa e faturando

      Abraços Cristiano.

    • Atile diz:

      TENHO UMA EMPRESA DE INFORMATICA A MAIS DE 15 ANOS NO MERCADO E NO MOMENTO PASSAMOS POR DIFICULDADES, GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS…DESDE JÁ OBRIGADA

  15. marcio diz:

    boa tarde tenho uma empresa de construção civil mas na juventude da empresa em 2005 ficaram a dever-me 75.000 euros não consegui aguentar as despesas e tive mesmo de parar em 2010 foi dado baixa da atividade mas como esta o pais não consigo reativar a atividade pois preciso de 15.000 euros para fazer investimentos e não consigo receber de lado nenhum alguém interessado? nome da empresa Marcuno Construção e Engenharia civil LDA

  16. rui diz:

    Bom dia,

    Possuo um colegio em castelo branco, e pretento sair da cidade.
    O negocio muito atractivo, colegio em pleno funcionamento.

    Mais detalhes aos possiveis interessados por email.

    Ruifilipeg@gmail.com

    Os meus melhores cumprimentos,

    Rui

  17. Monica diz:

    Boa tarde,
    Alguém se interessa por uma unidade de franquia no ramo de línguas ?. Tem 20 anos de vida na cidade, boa reputação, boa equipe de trabalho, possibilidades de bom ganho . Não há motivos de dívidas, apenas razões pessoais.

  18. joaquim Gonçalves diz:

    ola tenho uma empresa de confeções têxteis a funcionar desde 2006 com carteira de clientes e com bastante qualidade nos artigos, nomeadamente blusas senhora, camisas de homem e criança estamos com problemas de dividas tributarias e a banca gostaríamos de arranjar um investidor ou comprador porque a empresa e viável e tem tudo em dia com os\as funcionários\as estamos situados em paços de ferreira

  19. joaquim Gonçalves diz:

    os nossos contactos são complexidata@sapo.pt telf-255892361 telm 917272149

  20. Patricia diz:

    Bom dia,

    Sou sócia em um Indústria fabricante de EPIS (equipamentos de proteção individual), temos uma carteira de cliente ativos e inativos, toda estrutura em pleno funcionamento, mas estamos precisando de um investidor.
    Nós temos excelente chances de crescer no nosso segmento, mas falta capital para investimento.
    Estamos em SP e atendemos todos Brasil.
    Desde já, grata pela atenção.
    Patricia

  21. PEDRO diz:

    Bom dia , pretendemos arranjar investidor para empresa de instalação/Reparação de redes de gás e águas ,manutenção , a/c ,aparelhos a gás. possuímos carteira de clientes…. temos sede num pais em Africa.

  22. bento diz:

    boa tarde
    tenho uma empresa em plena actividade com 20 anos de experiência, estamos com trabalho e a exportar para africa mas com dificuldades financeiras para comprar matéria prima e manter os nosso compromissos financeiros, estamos no ramos de sacos de papel e plastico podemos vender todo o activo aguardo uma proposta ou indicar se tem possivel investidor para esta area
    cump.
    bento

  23. anateresa diz:

    Bom dia,sou proprietária e gerente de um Atl e creche,com futuro mas por motivos de saúde vejo me obrigada a fazer um trespasse,agradecia que se houvesse algum interessado entra-se em contanto connosco.

  24. Alex diz:

    Boa noite

    Tenho uma empresa no ramo da informática e electrónica industrial para vender!

    Mais valia é centro autorizado Apple com uma facturação superior a 1 milhão de euros

    Aguardo contacto

  25. Sr Sa diz:

    Boa noite,
    Estou interessado em comprar uma casa de Repouso/Lar de Idosos, preferencia Lisboa e Preferia até 50 khm.
    Cump Sa

  26. Cat diz:

    Ginásio feminino auto sustentável para trespasse. Exige estratégias de marketing e dinamização comercial para ser rentável.

    Motivos de trespasse – falta de disponibilidade e motivação para o negócio.

  27. Bruna diz:

    Boa tarde.
    Temos uma empresa no Ramo de Madeireira e Materiais de Construção.
    Estamos a procura de um parceiro/investidor?
    Alguém se interessa?
    Cordialmente, Bruna.

  28. brito diz:

    boa tarder tenho uma empresa de limpeza situada no porto e com alguns contrato e gostaria de vender pois to iniciando um novo plojeto na alemanha.

    • marco diz:

      Gostaria de obter mais informaçoes sobre o negócio.

      Espero pela informaçao ou contacto em privado.
      Obrigado

  29. bento diz:

    boa tarde
    tenho uma empresa de sacos embalagens com 21 anos de actividade bastante viavel mas necessito de um socio investidor para conseguir liquidar asneiras passadas e continuar a trabalhar temos uma excelente carteira de clientes equipamento de produção todo pago instalações proprias .
    trabalhamos para todo o mercado ( farmacias, laboratorios, comercio tradicional, banca, seguros etc. )
    gostaria de ter um socio investidor nos trabalhamos para ele recuperar seu dinheiro

    • Jose Silva diz:

      Boa tarde,

      Estou interessado em saber mais acerca do negocio!
      Local e informação financeira.

      Obrigado