Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

6 anos de investidor.pt

Hoje o artigo é um pouco de desabafo e reflexão. Quando idealizei o blog investidor.pt (2009) nunca pensei que este atingisse o patamar que atingiu. Na verdade não é nada de extraordinário, mas é o meu principal projecto na internet, com cerca de 2000 visitas diárias, ou em termos mensais cerca de 55.000 visitas. É algo que me dá muita satisfação.

estatisticas investidor

Estatísticas dos últimos 3 anos

Nestes cerca de 6 anos, mais de 5 anos de blogue online, muita coisa mudou, instalou-se a crise, a taxa de desemprego disparou, as finanças pessoais entraram na ordem do dia, tal como a literacia financeira e surgiram em força os blogues sobre descontos.

O blogue, tal como eu adaptamo-nos e crescemos, por exemplo o blog nasceu focado em finanças pessoais e investimentos financeiros. Quando percebi que o futuro passa pelos negócios e empreendedorismo dei mais foco nas variantes destes temas. Eu próprio tive de empreender.

Investir na bolsa é apenas um hobby para quem  tem muito dinheiro e tempo. Quem tem pouco, consegue maiores rendibilidades através de negócios próprios. Na internet conseguem-se rentabilidades muito, mas muito boas. Um dia explico de que forma e porque canalizo as minhas poupanças para investimentos na internet.

É necessário dedicação e tempo

Mas quem pensa que foi fácil, desengane-se. Se é verdade que nos últimos anos a publicação de artigos foi esporádica, nos primeiros 2 anos de blog houve muito trabalho para poder publicar cerca de 400 artigos. O blogue conta actualmente com 523 artigos. No meio de tantas frases e palavras existem alguns erros o que me deixa um pouco triste, gostava de ter um blogue melhor nesse aspecto.

Ao longo dos anos adicionei alguns extras, meios para trazer mais visitantes ao blogue, pois sem novidade é complicado renovar as visitas de um blogue. Por exemplo um forum é excelente nesse capítulo ou um blogue que aborde actualidade, mas essa não é a minha estratégia, nem nunca o será.

A bem dizer nunca disse muito por aqui dos meus projectos, por isso mesmo neste artigo, gostava de revelar um pouco dos meus desafios e das minhas metas, tal como outros aspectos que podem ser “interessantes”.

O meu primeiro blogue de sucesso

O investidor.pt não foi o meu primeiro blogue, mas foi o que conseguiu atingir a fasquia mais elevada, o sucesso não é muito, mas ser reconhecido como o Nuno do Investidor.pt dá-me imensa alegria. O sucesso poderia ser muito superior, se me dedicasse como nos primeiros anos ao blogue.

O blogue nunca esteve abandonado, apenas focalizei a minha atenção noutros projectos

Vou continuar a escrever neste blogue, para quem não sabe, só não são publicados mais artigos frequentemente porque não estou focado nisso, tenho mais de 100 artigos em rascunho. Os artigos estão quase completos, mas necessitam ser melhorados e revistos.

Mas … Ter um blogue com alguma visibilidade, condiciona-me. Por exemplo, pondero cada vez mais os assuntos abordados. Mas não é só isso, por exemplo quando não estou positivo não escrevo nem publico artigos. Ou quando estou focado noutros negócios.

O futuro

O investidor.pt nasceu numa rede de de blogues, mas por ser onde escrevo com mais entusiasmo, tornou-se no meu blogue, escrevo basicamente sobre os temas que mais gosto, e espero continuar a alimentar o blogue com artigos que fazem pensar. Aqui não pretendo ensinar nem orientar ninguém, pretendo sim, que cada um reflita nos temas que abordo e possa adoptar uma postura que leva a uma  maior satisfação pessoal, e se conseguir melhores rendimentos financeiros , tanto melhor 🙂

O sucesso nem sempre é bom

Se há coisa que me chateia é receber tantos emails. Bem, tenho uma estratégia para diminuir contactos, basta verificar a página de contacto. Quando melhorei a página de contacto, passei a receber 1/3 ou 1/4 dos emails que recebia. Gosto de responder a todos, mas neste momento tenho algumas respostas em falta :-/

Com cerca de 3000 comentários e 1000 pendentes para aprovação, percebe-se que há aqui trabalho que por vezes não damos conta. Gosto de receber comentários nos meus artigos, mas não aprovo todos os comentários, longe disso. Comentários publicitários, comentários com links (não relevantes) não são aprovados.

As solicitações de parcerias foram mais do que muitas nestes anos, sinceramente não estou interessado em 99,99% das coisas que me foram apresentadas.

O que vendo no blogue

O blogue investidor.pt possui alguma publicidade através de entidades externas, mas o blogue em si não vende nada. Quer dizer, até vende. Consegue adivinhar?

A única coisa que pretendo vender é o Nuno Casimiro, ou seja, eu próprio, mesmo não tendo nenhuma página a vender serviços de consultoria, este blogue pretende promover o seu autor. Nada mais. Por vezes há coisas mais valiosas que o dinheiro.

Não tenho interesse em vender o produto ou serviço de A ou de B. Não faço recomendações. Tive de criar uma página de venda de publicidade, para não estar a responder sempre as mesmas coisas às pessoas que queriam anunciar no blog.  https://investidor.pt/publicidade

O investidor.pt é o meu maior projecto, mas tenho outros. E quero ter projecto superiores, por isso me foquei nos últimos anos numa ideia de negócio que tive. O parto está a ser difícil, mas não desisto, pois acredito que tem potencial.

Revelando um pouco mais dos meus projectos, não é que há cerca de 6 meses tive uma outra ideia de negócio que me possibilita expandir a ideia que tenho trabalhado nos últimos 3 anos. E será lançada em breve. Como é óbvio será promovida através do blogue, mas considero que tem um potencial mais elevado que qualquer outro projecto meu.

Terá sido fácil ?

Não têm sido nada fáceis estes anos de empreendedorismo na internet, arranjar fontes de receita não é fácil. Uma das últimas coisas que tem produzido bons resultados são as vendas online (noutros projectos online que tenho). Eu vendo apenas os meus produtos, apenas para o mercado português, sem cursos nem ebooks. O futuro passa por vender os meus produtos ou serviços. Sobre as vendas online irei decerto escrever mais alguns artigos. Por vezes tem de se vender barato, mas também podemos vender caro.

Tenho alguns artigos que me orgulho bastante de ser autor, por vezes a inspiração é mais importante que o conhecimento.

Mais artigos para breve 🙂

Comentários

  1. gabriel diz:

    excelente site. Por favor, continue. Você faz um excelente serviço ao país.

  2. David Rufino diz:

    Bom dia Nuno!

    Uma vez mais parabéns pelo trabalho realizado!

    David Rufino

  3. Olga diz:

    Boa noite:

    Desejo sucesso pelo blog fantástico. Ideias novas e como pôr em prática são sempre benvindas.

  4. Jpj comercial diz:

    Contamos consigo e aguardamos os novos produtos

  5. Vanda Martins diz:

    Boa tarde Nuno,

    Gosto muito do seu blogue. Continue a publicar excelentes artigos.

  6. Pedro Ribeiro diz:

    Olá boa tarde desde já os meus parabéns pelo blog.
    Desejo investir cerca de 30.000 euros mas sem qualquer risco e com possibilidade de quando precisar movimentar o montante. Qual a melhor opção. Já pesquisei nos vários bancos mas taxas líquidas perto de 1%? Será que existe algo que me está a escapar????