Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Franchising, uma porta de entrada no mundo empresarial

Iniciar um negócio em franchising é uma das formas de entrar no mundo empresarial. A utilização de uma marca pré-estabelecida trás vantagens ao nível da redução da incerteza própria da actividade comercial.

O franchising é uma parceria com uma marca já existente. Logo será como participar na expansão da empresa através de agências ou sucursais da empresa Mãe, a diferença é que será você a fazer o investimento e também a receber os lucros deduzidos das taxas cobradas: geralmente de publicidade e Royalties. No franchising não precisa de uma ideia fantástica de negócio, pois a empresa que irá representar já teve essa ideia.

Escolher uma marca para representar pode não ser tarefa fácil, pois existem bastantes e em muitos sectores. Para conhecer exaustivamente todas as ofertas de negócio em regime de franchising terá de visitar exposições temáticas de captação de investidores, existem um pouco por todo o mundo, e como seria de esperar Portugal não foge à regra, em meados do mês de Maio, realiza-se no centro de exposições do parque da Expo, FIL.

No contacto com as possíveis marcas deverá ter em mente as perguntas críticas para que o contrato de franchising perdure no tempo, mesmo depois do embate inicial dos direitos de entrada, saber quais são as comissões de venda, fixos ou variáveis e também as taxas de publicidade. Por vezes os custo de entrada são pequenos porque as taxas que terá de pagar no futuro são algo “pesadas”.

Alguns passos antes de decidir a escolha da Marca a representar:

  1. Pesquise todos os sectores de actividade
  2. Reúna o máximo de informação possível sobre cada uma das marcas do seu interesse.
  3. Analise marcas de renome e também novos conceitos no mercado
  4. Faça uma pequena lista das empresas a contactar
  5. Compare cada Marca com a concorrência
  6. Agende reuniões para aprofundar conhecimento e esclarecer eventuais dúvidas.
  7. Visite agências e contacte outros franchisados.
  8. Tome a decisão certa.

Vantagens dos negócios em franchising:

  • Negócio testado e comprovado
  • Marca com notoriedade
  • Sinergias em Comunicação e Publicidade
  • Desconto de quantidade em fornecedores
  • Sistemas de informação personalizados
  • Metodologia nas tarefas a realizar

Desvantagens de alguns negócios em franchising

  • Marcas recentes e sem reconhecimento
  • Modelo de negócio não comprovado
  • Taxa de publicidade e Royalties Fixas
  • Liberdade do negócio

O franchising é uma excelente oportunidade de começar um negócio próprio, mas acarreta também alguns riscos, dependerá muito da Marca em questão e de si também.

Confira os conteúdos que abordam a temática dos negócios em franchising.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.