Franchising, uma porta de entrada no mundo empresarial
Artigo sobre franchising explicando as razões porque ser o modelo de negócio adequado para empreender
Iniciar um negócio em franchising é uma das formas de entrar no mundo empresarial. A utilização de uma marca pré-estabelecida trás vantagens ao nível da redução da incerteza própria da actividade comercial.
O franchising é uma parceria com uma marca já existente. Logo será como participar na expansão da empresa através de agências ou sucursais da empresa Mãe. A diferença é que será você a fazer o investimento e também a receber os lucros deduzidos das taxas cobradas: geralmente de publicidade e Royalties. No franchising não precisa de uma ideia fantástica de negócio, pois a empresa que irá representar já teve essa ideia.
Escolher uma marca para representar pode não ser tarefa fácil, pois existem bastantes e em muitos sectores. Para conhecer exaustivamente todas as ofertas de negócio em regime de franchising terá de visitar exposições temáticas de captação de investidores. Existe um pouco por todo o mundo, e como seria de esperar Portugal não foge à regra, em meados do mês de Maio, realiza-se no centro de exposições do parque da Expo, FIL.
No contacto com as possíveis marcas deverá ter em mente as perguntas críticas para que o contrato de franchising perdure no tempo, mesmo depois do embate inicial dos direitos de entrada, saber quais são as comissões de venda, fixos ou variáveis e também as taxas de publicidade. Por vezes os custo de entrada são pequenos porque as taxas que terá de pagar no futuro são algo “pesadas”.
Alguns passos antes de decidir a escolha da Marca a representar:
- Pesquise todos os sectores de actividade
- Reúna o máximo de informação possível sobre cada uma das marcas do seu interesse.
- Analise marcas de renome e também novos conceitos no mercado
- Faça uma pequena lista das empresas a contactar
- Compare cada Marca com a concorrência
- Agende reuniões para aprofundar conhecimento e esclarecer eventuais dúvidas.
- Visite agências e contacte outros franchisados.
- Tome a decisão certa.
Vantagens dos negócios em franchising:
- Negócio testado e comprovado
- Marca com notoriedade
- Sinergias em Comunicação e Publicidade
- Desconto de quantidade em fornecedores
- Sistemas de informação personalizados
- Metodologia nas tarefas a realizar
Desvantagens de alguns negócios em franchising
- Marcas recentes e sem reconhecimento
- Modelo de negócio não comprovado
- Taxa de publicidade e Royalties Fixas
- Liberdade do negócio
O franchising é uma excelente oportunidade de começar um negócio próprio, mas acarreta também alguns riscos, dependerá muito da Marca em questão e de si também.
Confira os conteúdos que abordam a temática dos negócios em franchising.
