Negócios em franchising podem ser uma oportunidade
Artigo dedicado ao tema do franchising. Expondo parte das suas potencialidades
O franchising é um modelo de expansão de negócios que proporciona algumas garantias e vantagens que não podem ser esquecidas.
Tendo abordado o assunto em alguns artigos dedicados ao tema, a verdade é que as desvantagens deste tipo de modelo para expandir empresas tem vindo a esbater-se. Geralmente o que não é muito bom desaparece, seja um produto ou um franchising .
O franchising tem vindo a desenvolver-se e deve ser cada vez mais encarado como uma hipótese válida para empreender, especialmente para quem não possuí experiência em negócios nem em gestão de negócios.
Considero que existe uma oportunidade no Franchising, pois os valores de acesso aos mesmo caíram nos últimos anos, tornando este tipo de desenvolvimento de negócios cada vez mais apetecível. Sendo o investimento necessário menor, o risco é também menor, tornar-se oportuno analisar as propostas que existem no mercado. É verdade, e tal como em todos os negócios, muitas coisas dependem para obter sucesso, não depende exclusivamente do Franchising escolhido, basta por exemplo, a localização do negócio não ser a apropriada ou a mais apropriada, para fracassar.
Mais uma vez podemos constatar que as crises geram oportunidades, a quebra dos preços dos últimos anos favorecem o investimento, não só no valor de entrada e direitos de entrada, bem como no arrendamento de espaços comerciais. É cada vez mais barato arrendar uma loja, aliás, poucas são as ruas (em todo o país) onde não existem lojas para arrendar.
Alguns artigos que podem ser úteis
- Vantagens dos negócios em franchising
- Desvantagens dos negócios em franchising
- Franchising, porta de entrada no mundo empresarial
- Franchising pode ser a solução para iniciar um negócio
Porque é uma oportunidade?
Ao longo dos anos tenho acompanhado o sector do Franchising e noto que o mercado cresceu e amadureceu. Se antigamente os direitos de entrada podiam ser considerados elevados e que poderiam inviabilizar o investimento, hoje nota-se que o mercado ajustou-se, sendo possível adquirir um bom franchising por valores bem mais simpáticos.
A abrangência dos negócios também cresceu face ao passado, hoje existem mais redes em franchising e são cada vez mais os sectores de actividade abrangidos por este modelo de criação de negócios. A concorrência é positiva, e quem fica a ganhar é o empreendedor.
Desempregados: oportunidades dobradas
As ajudas e os apoios à criação do próprio posto de trabalho podem ser utilizadas para iniciar um negócio em franchising. As Marcas poderão dar apoio na criação do projecto que fundamenta o investimento para o desempregado, já que têm interesse em expandir a marca. Estes pormenores podem fazer toda a diferença na hora de empreender.
Criar um posto de trabalho através de um franchising de baixo investimento é uma das soluções para sair de uma situação de desemprego, é verdade que nem tudo é fácil e simples, mas o facto de empreender de forma apoiada na gestão do negócio reduz o risco de fracasso. No entanto, importa ser sensato, pois caso o negócio fracasse terá provavelmente de devolver as ajudas.
Para os desempregados que auferem subsídio de desemprego poderá ser ainda mais vantajoso, pois estes poderão receber o montante global das prestações de desemprego de uma só vez de forma a criarem um posto de trabalho. Irá decerto envolver documentação, um plano de negócios paciência e determinação, mas consegue-se receber estes incentivos.
Precauções
Importa sempre analisar muito bem o contrato de franchising para salvaguarda do futuro, tal como acontece com um contrato de crédito ou de seguros. É preferível perder algumas horas a analisar o contrato ou consultar um advogado de forma precaver-se para eventuais cláusulas lesivas do que ter dores de cabeça no futuro, já que por vezes podem ocorrer situações menos positivas. Mas não é limitativo e pessoas pouco sérias haverá sempre, em todos os campos e um pouco por toda a parte.
A melhor dica para quem quer empreender em franchising é consultar quem já possui esse franchising e pedir opinião a outros franchisados de modo a aferir o grau de satisfação do investidor face ao seu investimento. Se bem que se deva considerar também muito bem a localização do negócio, pois uns negócios resultam melhor em determinados locais do que em outros. Regra geral se os franchisados estão contentes é provável que o modelo de negócio funcione bem e que existe recuperação do investimento.
Reunir informação sobre Franchisings ou Franquias
Para encontrar oportunidades de franchising, basta visitar os sites sobre franchising, feiras de franchising e imprensa especializada de forma informar-se das possibilidades existentes, depois pedir informações e detalhes aos master franchisings das áreas de negócio que agradam de modo a agendar uma primeira reunião. Só depois destes passos e de analisadas as propostas se poderá decidir o franchising que escolher.
Na minha óptica e de acordo com o meu perfil de investimento, aprecio negócios em franchisings de baixo investimento inicial, com contractos bem elucidativos (cláusulas de rescisão), royalties baixas e que se apresente em fase de desenvolvimento da marca.