Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Curriculum vitae. Regras e modelos

O Curriculum Vitae (CV), em conjunto com a carta de apresentação, é a forma como o empregador e o possível emprego entram em contacto pela primeira vez. Por isso o seu Curriculum deverá ser o suficientemente atractivo e completo para despertar a atenção de quem o recebe.

Sendo o Curriculum Vitae o primeiro contacto com um potencial empregador deverá ser suficientemente apelativo para que possa passar à fase da entrevista. A sua elaboração deverá ser feita de forma cuidada e todos os dados para além do mais fiáveis possíveis deverão estar bem organizados assim como a apresentação deverá ser irrepreensível.

Como redigir um Curriculum Vitae:

Tente não exceder as duas páginas. Num recrutamento normal provavelmente o não será o único Curriculum Vitae que o seleccionador tem pela frente e caso seja muito extenso pode vir a penaliza-lo. Deverá-se escrever frases curtas e precisas.

Aparência gráfica irrepreensível. A imagem é muito importante, cada CV que envia deve ser uma impressão original. A qualidade do papel, o tipo de letra e uma apresentação simples são pontos valiosos. De grande importância é também a não existência de erros ortográficos ou de pontuação. Deverá-se fazer uma leitura atenta do mesmo e se puder dê a uma terceira pessoa para se certificar de que o conteúdo é claro e de fácil compreensão e já agora se não detecta nada que a lhe tenha passado.

Estruturado e bem escrito. Dividir o Curriculum em secções bem definidas: dados pessoais, habilitações académicas, formação complementar, experiência profissional, interesses, enfim toda a informação que pensa possa constituir uma mais valia para este emprego. Concentrar-se nos elementos pertinentes da sua formação e experiência profissional para dar corpo ao que se está a candidatar. Não empolar demasiado pois poderá-se cair em descrédito. Na entrevista terá-se oportunidade de valorizar as capacidades.

Claro e conciso. Utilizar frases curtas mas a redacção doCurriculum Vitae num estilo cuidado e tal como já referido, nada de erros ortográficos ou pontuação. Utilizar verbos dinâmicos e activos como organizar, ensinar, presidir, etc.

Modelos de Curriculum Vitae

Ao construir o um CV deverá-se tentar apresentar as suas qualificações e competências profissionais e pessoais de forma clara e lógica, tentando não esquecer nenhum detalhe, e de uma forma que se consiga fazer sobressair os valores pessoais. Não é necessário um longo CV para conter todas as informações, normalmente contém certa de 2 ou 3 páginas, e deve-se ter muita atenção aos erros ortográficos.

Modelo Europeu

Hoje em dia o modelo de CV mais utilizado é o Modelo Europeu, no entanto existem outros e deverá construir o seu de acordo com o cargo a que se está a candidatar. Este é o modelo que apresenta as suas qualificações a nível profissional e pessoal de uma forma coerente e lógica, mostrando todas as informações necessárias (informação pessoal, experiência profissional, formação, etc).

Modelo cronológico

No entanto outro modelo bastante utilizado é o Modelo Cronológico, que dispõe tal como nome indica de uma forma cronológica toda a informação relevante. Esta modelo é uma boa forma de mostrar todo o percurso académico e profissional que já detém mostrando assim que é uma pessoa de confiança e com o qual a empresa a empregar só poderá ganhar com a sua presença.

Modelo funcional

Existe ainda o Modelo Funcional que dá muito mais destaque a todas as suas formações e aptidões adquiridas com a sua experiência profissional do que exactamente com os cargos que já ocupou. Este é um modelo muito usado por pessoas que alteram muito entre empregos, ou que detém algum tempo entre emprego e desemprego.

Não existe uma fórmula mágica para que o CV desperte atenção do empregador, no entanto estes são os 3 modelos de CV mais usados para que se consiga responder a uma oferta de emprego ou através de candidatura espontânea, de uma forma profissional e com alguma coerência.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.