Tipos de taxas de juro
Saiba mais sobre os tipos de taxas de juro que existem. Saiba como pode comparar simulações de crédito
As taxas de juro podem tomar várias designações, conforme os vários aspectos que as condicionam. Assim um taxa líquida de impostos é bastante diferente da taxa bruta.
A primeira é o real valor que depositário individual irá receber, a taxa bruta é o percentagem total que o capital é remunerado. Às taxas de juro também podem ser adicionados outros custos para poder comparar os diferentes produdos de crédito, por exemplo: comissões e ou seguros. O que irá refletir da taxa o valor efectivo que terá o custo do capital
Os diferentes tipos de taxas de juro que podemos encontrar:
Taxa de juro fixa
Valor percentual que se mantém inalterado durante o prazo previsto no contrato. Fornece um grau de segurança elevada face ao futuro já que não existe volatilidade. Normalmente é superior às taxas variáveis.
Taxa de juro variável
Tal como indica, vai variando ao longo da vida do contrato, de acordo com as alterações verificadas no valor do indexante, que varia, por sua vez em função do respectivo prazo de referência. O principal indexante em Portugal é a EURIBOR.
Formas que as taxas de juro podem tomar: aplicações passivas e activas:
Taxa Anual Nominal Bruta – TANB
Taxa de juro que corresponde à percentagem da remuneração do capital em termos brutos. É a taxa utilizada nos prospectos de produtos de depósito. Representa o custo para a entidade bancária.
Taxa Anual Nominal Líquida – TANL
Taxa de juro que corresponde à percentagem da remuneração do capital em termos líquidos. Ou seja, não inclui impostos. É a percentagem que multiplicada pelo capital revela o valor em termos monetários da compensação pelo investimento ou depósito.
Taxa Anual Efectiva – TAE
Taxa de juro nominal contratada que mede todos os custos associados ao empréstimo, incluindo, para além dos juros, outros encargos associados, nomeadamente comissões e seguros exigidos.
Taxa Anual Efectiva Revista -TAER
Corresponde à TAE do empréstimo com os possíveis custos associados e de aquisição opcional, contratados em simultâneo com o empréstimo, de outros produtos e serviços financeiros.
Taxa Anual Nominal – TAN
Taxa de juro que corresponde, no caso do empréstimo a taxa variável, ao valor do indexante mais o spread.
Taxa Anual Efectiva Global – TAEG
Taxa de juro que incorpora todas as despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juros, na construção desta taxa são incorporados todos os custos as suportar, nomeadamente: Imposto de selo, seguros, comissões e despesas de contratualização do crédito.

