Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Utensílios de cozinha que ajudam a poupar

Uma das formas de economizar algum dinheiro em refeições, é realiza-las em casa, contudo pode sair mais caro fazer a refeição no domicilio do que ir a um restaurante médio. Basta pensarmos por exemplo, nos pratos cozinhados no forno, que podem estar até 2 ou 3 horas a assar. Se o forno tiver uma potência de 1000W, consome-se 3000W em apenas 3 horas, o que corresponde a ter uma lâmpada economizadora de 7W ligada durante 17 dias. Já fazer um cozido em casa também pode consumir quantidades gigantes de gás. Sem sequer referimos o custo relacionado com os alimentos.

Nada melhor enumerar os objectos que podem ajudar a poupar.

Panela de pressão

O facto de a cozedura ser feita num objecto hermeticamente fecho e sem perdas de energia, poupa-se no consumo de energia como também no tempo, já que algo que poderia demorar 2  3 horas a cozer pode demorar apenas 30 minutos.

Já antigamente era muito utilizada e estava praticamente pode-se encontrar em todas as cozinhas, contava contudo com um grande inconveniente para sua utilização mais generalizada: as dimensões. Hoje podemos encontrar panelas de pressão desde os 2 litros e que custam sensivelmente 50 Euros. A recuperação do investimento pode ser apenas alguns meses.

Bimby

É um bom investimento para uma cozinha, vale os mil euros por que é comercializada se for utilizada! As suas capacidades são estonteantes: deste picar gelo, fazer sobremesas em menos de 5 minutos, pulverizar açúcar, fazer todo o tipo de cozinhados, tudo isto com controle de temperatura e tempo. As sopas em 29 minutos são as minhas preferidas, só é preciso colocar os ingredientes fazer a regulação e aguardar até a máquina nos chamar. Ganha-se bastante tempo.

Comprar utensílios para substituir uma Bimby pode custar mais do dobro. Apesar de ser um investimento algo elevado, pode ser muito bem ser uma fonte de poupança.

Descascador

Descascar vegetais como batatas e cenouras com um descascador existe uma aproveitamento do vegetal, pois o corte é regulado, a poupança existe porque irá haver menos desperdícios, sem contar que é muito mais rápido do que com a tradicional faca.

Tampas

As tampas de panelas e tachos quando utilizados permitem poupar na fonte de calor utilizada para cozinhar, pois retêm o calor dentro do utensílio, este é um daqueles pequenos gestos acessíveis a todos que fazem diferença na factura energética e em nada interferem com a qualidade de vida ou das refeições. Assim poupar até dá gosto!

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.