Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Trabalhar, a forma mais fácil de ganhar dinheiro

Quer queiramos quer não, alguém tem de trabalhar, seja na produção de alimentos, na sua distribuição ou comercialização, este ciclo nunca pode parar, assim alguém tem de fazer o trabalho. Assim, uma das fontes do rendimento das pessoas é o trabalho, seja por conta própria ou conta de outrem.

Trabalhar pressupõe ter uma profissão, uma formação para executar determinada tarefa, a cada tipo de formação corresponderá normalmente um nível salarial, se nas profissões onde a mão-de-obra é indiferenciada os salários pagos são baixos, com uma especialização os salários tendem a subir, e nem é preciso ter um curso superior.

Mão-de-obra indeferênciada

Todos podem concorrer a empregos que possam ser desempenhados de forma arbitrária, ou seja, a generalidade dos portugueses pode concorrer a caixa de supermercado, trabalhar na construção civil ou ser vendedor numa loja ou boutique, os casos típicos de primeiro emprego para muita gente em Portugal, a rotação de pessoal será sempre elevada, já que os salários não prendem ninguém à profissão e pouco mais dá do que para sobreviver. As perspectivas de carreira são relativamente poucas.

Existe um nível profissional que permite obter um modo de vida aceitável, caso as pessoas sejam moderadas nos gastos, permitindo fazer algumas poupanças. Empregos onde se ascende por antiguidade, também se pode usufruir bons salários no final da carreira. Existem ainda os cargos intermédios, ambicionados por muitos, sendo uma raridade, não dá para todos 🙁

Especialização

A forma mais acessível de ascender na tributação fiscal, na verdade os especialistas fazem-se pagam muito bem, basta pensar nos rendimentos do melhor advogado, do melhor analista financeiro, ou simplesmente nos pilotos de aviação comercial. Existem muitas outras profissões que provavelmente nem nos passa pela cabeça o valor que conseguem colocar todos os meses na sua conta bancária, a saber: soldadores profissionais, Gruístas, manobradores de máquinas especiais, vendedores comissionistas (só alguns!!). Profissões que requerem um conhecimento muito especifico podem aqui ser enquadradas.

Formação superior

A verdade e apesar de haver desemprego entre os licenciados, esta é uma das formas de ganhar muito dinheiro desde inicio da vida profissional, caso tenha também alguma sorte, por exemplo: sem formação superior dificilmente conseguirá um cargo no Banco de Portugal, ora os ex-funcionários recebem uma bom reforma, sem contar com as retribuições mensais que usufrui durante o seu tempo de permanência neste organismo.

Também aqui existem parentes pobres, possuir uma licenciatura, não é igual a possuir um mestrado ou um doutoramento, assim conforme mais avançar e também mais conhecimento adquirir maiores são as probabilidades de ter sucesso, seja num emprego ou mesmo como investidor, pois os conhecimentos serão também eles muito mais abrangentes. Uma licenciatura também é melhor do que nada.

Os salários que conseguem atingir o topo da tabela de IRS, pertencem certamente a quem tem uma formação avançada e consegue por vezes receber prémios de desempenho num mês que ultrapassam os 14 Salários Mínimos Nacionais.

Estudar além do conhecimento que se adquire permite sonhar com altos rendimentos, para quem não estudou também é possível usufruir de salários milionários, basta pensar em desportistas ou músicos.

Comentários

  1. David Rufino diz:

    Bom artigo!

    Faltou apenas dizer que é a ÚNICA forma honesta de ganhar a vida!

    David

  2. Vitor Madeira diz:

    Parabéns pelo artigo que serve de recordação aos mais distraídos Nuno, pois hoje em dia mais de metade do mundo anda esquecido que trabalhar é importante (embora todos pretendam que seja algo fora de moda…)

    Sem trabalho ninguém consegue estar verdadeiramente a bem com a sua consciência. Mais cedo ou mais tarde assim se darão conta todos os que pensam de outra forma.

    • Nuno Casimiro diz:

      Olá Vitor Madeira

      Agradeço o seu comentário

      Isso é verdade, o Trabalho acaba por ser mais do rendimento.

      Votos de sucesso