Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Tipos de domínios de internet. Segmentação de domínios

O investimento em domínios pressupõe um conhecimento prévio de cada um dos modelos de negócio que se pretende implantar. Dependendo do que se pretende assim será a solução. Se a intenção é ter domínios para criar um loja online é completamente diferente de um domínio para o site de apresentação pessoal. A importância de um domínio nunca deve ser descurada, até porque é o endereço/morada do projecto web representa um dos factores mais importantes, tal como a localização no imobiliário.

Podem-se registar diferentes tipos de domínios conforme os objectivos de cada um ou até mesmo consoante o projecto ou método de rentabilização pretendida.

Domínios Marca

Os domínios marca ainda se podem registar facilmente, temos por exemplo: Twitter.com. Nesta situação e através de criatividade facilmente se consegue registar um domínio, evidentemente que deve conter mais de 3 ou 4 caracteres, já que praticamente todos os nomes de domínios curtos estão registados.

Registar este tipo de domínios não trás grande rentabilidade do curto prazo e para render alguma coisa tem de ser desenvolvido e optimizado com bastante esforço, pensado na óptica dos domínios, já que se estiver a pensar em criar um projecto diferenciador e inovador é quase impossível registar outro género de domínios, aqui existe uma componente criativa bastante importante. Existe a possibilidade de venda com uma boa margem, estes são os domínios mais especulativos.

Domínios Top

Estes domínios são os melhores domínios, podem valer milhões, podem ser utilizados em qualquer função, domain parking ou na construção de projectos, geralmente são compostos por uma palavra, Como exemplo temos toys.com que foi recentemente vendido pela módica quantia de 5.000.000 de Dólares (acho que foi isto).

Estes domínios têm muita procura por várias razões, exclusividade e SEO, este valores só são possíveis para palavras do dicionário Inglês e estão já todas registadas. No caso de palavras em português os valores dificilmente ultrapassam os 20.000 Euros, mas no futuro podem valer muito mais.

Domínios Typo

Sendo os mais fácil de registar têm uma concorrência forte, sendo que grande parte das possibilidades estão esgotadas (haja criatividade), têm a facilidade de proporcionar lucros rapidamente, contudo limitam-se quase exclusivamente ao park domain (domínios parqueados), já que por vezes são domínios “estúpidos” como exemplo temos wwwgoogle.com ou wwgoogle.com, este tipo de domínios pode render bastante, mas também pode dar problemas, especialmente se o site visado for uma Marca Registada, não é grande investimento devido aos problemas legais que daqui poderão advir. Mas pode-se ganhar algum dinheiro. Não recomendado!

Domínios Pessoais

Os nomes das pessoas, por exemplo. Casimiro.com, quem iria registar este nome? É um nome invulgar, mas está registado em quase todas as extensões, pura e simplesmente para vender a algum Casimiro, todos os outros nomes estão também registados, procurem registar o vosso apelido. Os nomes de pessoas mais famosas não se ficam atrás. Só o Cristiano Ronaldo têm uma colecção de variantes do seu nome.

Domínios SEO

Registar domínios a pensar exclusivamente em SEO (optimização para os motores de busca ou pesquisa) é hoje em dia uma solução, contudo apreciada. São domínios algo extensos e centrados exclusivamente no número de pesquisas para essas palavras. Assim o que se pretende é ter um domínio que tem as palavras pesquisadas, por exemplo: www.comprarcarrobarato.com. São interessantes para assuntos muito específicos.

Domínios Curtos

Como em tudo na vida, também os domínios podem ser estúpidos, posso me lembrar de domínios tipo: w-1.com ou 1kx.com, são registados com base na combinação de caracteres, sendo que têm apenas a intenção de serem curtos, todas as combinações possíveis de letras e números para domínios de 3 caracteres estão já registados. Podem ser transformados em marcas e pelo facto de serem muito fáceis de memorizar são muito bem cotados. Conhecidos na gíria dos Domainers (investidor com um largo portfólio de domínios de internet) como domínios LLL para 3 (3 caracteres) e LLLL (4 caracteres).

Domínios Engraçados

Existem domínios que têm uma forte componente de criatividade e cam grandes possibilidades de imagem de marca através do design, por exemplo temos: omtmo.com pooq.com, dpqb.com. Estes domínios podem ser conseguidos através da simetria das letras quando dividido o nome do domínio ao meio.

Domínios Numéricos

O registo de domínios numéricos, 1999.com ou 742.com, apesar de não saber qual a o seu objectivo para além de factura na venda, e já vi alguns em leilão por mais de 50.000 dólares, não deixam de ser uma possibilidade, só não consigo ver a utilidade. Só se for para criar uma marca com esse número!

Antes de iniciar o investimento em domínios é necessário saber quais os objectivos concretos para cada domínio, pois nem todos são passíveis de ser rendibilizados no curto prazo e pressupõem um investimento anual para a sua renovação.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.