Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Terminologias para resultados de operações financeiras

A utilização de termos técnicos possibilita o enquadramento das operações, contudo as pessoas que não são da área podem não perceber bem do que se está a falar, quando no fundo o seu significado é compreensível por todos.

Consoante a natureza da operação ou situação assim é a terminologia utilizada, na verdade apenas são designações para identificar operações positivas ou negativas. As positivas podem assim ter várias designações: superavit, ganhos, mais valias, rendimentos, proveitos ou lucros. As negativas são: défice, perdas, menos valias, despesas, custos ou prejuízos.

Mais valia e menos valia

Nos mercados financeiros e  imobiliário é onde mais se aplicam estes termos . Uma mais valia significa que se vendeu por um preço acima do custo de aquisição somado a todos os outros custos. Significa que se ganhou, foi uma operação positiva. Pelo outro lado encontra-se a situação inversa, a menos valia ocorre quando o resultado da operação é negativo.

Superavit e défice

Estes termos são utilizados para fazer apreciações a contas públicas, o resultado financeiro de um país pode traduzir-se em superavit se apresentou um excedente de receitas e um défice se gastou mais do que produziu ou conseguiu arrecadar através de impostos. Estes termos tem origem francesa!

Ganhos e perdas

O SNC (Sistema Nacional de Contabilidade) veio introduzir novas terminologias às várias rubricas das contas das empresas/demonstrações financeiras, assim o que antigamente era considerado proveito agora é ganho, o que antigamente era um custo agora é uma perda. Assim custo financeiro é agora perda financeira e os proveitos das vendas são agora ganhos das vendas.

Lucros e prejuízos

Estes termos são bem conhecidos de todos, lucro representa um ganho e prejuízo uma perda. São termos muito utilizados para caracterizar os resultados de um empresa: resultados positivos = lucro e resultados negativos = prejuízos.

Proveitos e custos

A anterior designação na apreciação de contas e demonstrações financeiras das empresas, o resultado apurado na demonstração de resultados (DR) pode originar resultados líquidos, provenientes da diferença entre proveitos e custos. A origem dos proveitos pode ser venda de bens, prestação de serviços, ajudas financeiras, ganhos financeiros, donativos e também da reavaliações dos activos da empresa.

Rendimentos e Despesas

Na economia familiar são comuns estes termos, os fundos consideram-se  rendimentos e podem ter origem no trabalho ou em aplicações financeiras e normalmente são rendimentos regulares. As despesas são todos os custos em que uma família incorre, seja na alimentação, meios de transporte, vestuário ou nos custos com a habitação.

Valorização e desvalorização

A volatilidade dos mercados financeiros ou outro tipo de património é referido como tendo valorizado, caso o valor de mercado seja superior ao valor de aquisição, e vice versa para a desvalorização. Estes termos são utilizados antes de ocorrer uma venda, aí surgem mais ou menos valias.

Positivos e negativos (resultados)

O mais e menos, o mais é favorável e o negativo é desvaforável, contudo é preciso sempre ver do que estamos a falar pois por vezes o contrário também pode ser benéfico. Com resultados positivos ganhou-se com resultados negativos perdeu-se.

Crescimento, acréscimo e  diminuição, decréscimo

Para remate final uma situação que me faz sempre corar, quando ouça alguém dizer crescimento negativo, será que querem dizer decréscimo diminuição! Também se podia então utilizar o termo diminuição positiva para referir um crescimento! Crescimento significa que cresceu, teve um acréscimo. Pelo do contrário diminuição acontece porque houve um decréscimo.

Quando se analisa indicadores, dados, informação financeira e se faz uma comparação podem ocorrer 3 cenários: ou houve uma melhoria = crescimento; ou houve um quebra = decréscimo ; ou ficou com na mesma = igual.

Apesar destes termos financeiros  serem de utilização corrente, existe de certeza muito boa gente que poderá desconhecer os meios onde são utilizados.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.