Ter ou criar um Bar. Um negócio de modas
Artigo dedicado à criação de bares. Pontos de vista sobre este negócio. Ideias para quem pretende montar um bar
Os bares são lugares de convívio entre pessoas que querem ouvir música, beber qualquer coisa e conviver em ambiente festivo.
Um dos factores críticos de sucesso é quase sempre o número de clientes que se consegue atrair. É comum desenvolverem-se várias iniciativas de dinamização destes espaços para captar constantemente as pessoas. O Karaoke, festas da espuma, Ladies Night são alguns desses exemplos.
Os tipos de bares
Existem muitos e diferentes tipos de bares, pois cada bar é o conceito criado, cada um tem o seu mote e personalidade própria, seja pela decoração do espaço, pelo nível de volume do som da música, seja pelas actividades adicionais, pelo nível de preços ou até mesmo pela sua dimensão. Podemos portanto considerar que não existem dois bares iguais.
A dimensão de um bar
Os conceitos de contabilidade analítica juntam-se aos de marketing neste capítulo, pois a utilização da capacidade instalada é importante em todos os negócios, aqui afecta também ao nível do marketing, pois entrar num espaço “às moscas “ reduz drasticamente a duração da permanência do consumidores. Assim ter um espaço de dimensões grandiosas pode afectar todo o negócio. Claro que existem sempre excepções e casos em que as coisas funcionam um pouco de forma diferente, dependente da localização do bar e ainda mais da cultura/personalidade/hábitos das pessoas que os frequentam.
Desvantagens do negócio
Por vezes os bares são afectados por modas, se umas vezes estão in e toda a gente os quer frequentar outras vezes não conseguem atrair o número de pessoas que os torne atractivos. Os bares são movidos por pessoas, assim a sazonalidade das modas está altamente correlacionada com os resultados.
Vantagens deste negócio
Vender um copo de cola ao preço de uma garrafa de litro é fantástico, vender 3 ou 4 whiskies e pagar a garrafa também é bom. Assim podemos ver que as margens de comercialização são um dos factores que mais levam a empreender neste sector.
A segurança
Como em todos os estabelecimentos de divertimento noturno, é necessário possuir alguém que possa pôr em ordem alguém que ultrapasse os limites seja através do excesso de bebidas alcoólicas, drogas ou simplesmente por brigas relacionadas com outros aspectos.
Conceitos de bar
Cada caso é um caso, pois não há 2 bares iguais. A localização, a dimensão, a decoração, a música, preços praticados, cultura/hábitos da região, os empregados são os factores que influênciam o sucesso do bar. Assim um bar que é um sucesso em Castelo Branco se replicado para Viseu pode ser um fracasso.
Os tipos de bares mais frequentes são: bar restaurante, bar discoteca e o bar puro. Cada um tem as suas características e distinguem-se pelo tipo de clientela que pretendem captar. Existem outros tipos de bares que não são considerados neste artigo, pois podem ser comparados a casas de alterne.
Conclusão
Um negócio que gosto e que também poderia empreender, por considerar que são espaços de convívio que fazem falta, pois a vida social não é só Facebook e aparentemente tem uma rendibilidade bastante interessante.
