Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Shark Tank – Lago dos Tubarões

lado-dos-tubarõesÉ com satisfação que partilho a minha última descoberta, um programa televisivo que fiquei fã deste o primeiro episódio que vi. Este programa é um reality show com investidores, onde empreendedores pretendem angariar capital para os seus negócios e tentam atrair os investidores presentes no programa a apostar no seu negócio.

São 5 investidores (Business Angels) de sucesso e milionários  que estão dispostos a investir em novas ideias de negócio e novos produtos e investem mesmo. É, por isso, mais do que um programa de entretenimento pois existe a concretização de negócios. Transformaram um óptimo negócio para todos, num programa televisivo.

Os empreendedores tentam motivar os “tubarões” a investir no seu negócio, possuindo apenas alguns minutos para despertar interesse no seu negócio e em que os primeiros 30 segundos são fundamentais. A valorização da empresa é também um dos aspectos fortemente negociados. Se o empreendedor pede 100.000$ e está disposto a ceder 10% da empresa, valoriza a empresa em 1.000.000$. O que nos leva à valorização da empresa, pela ideia e perspectivas de expansão do negócio e vendas. É bom ter uma fundamentação para o valor da empresa. Resumidamente o valor é conseguido através de expectativas do negócio. É arriscado, mas pode ser muito lucrativo. Negócios não testados, têm grande dificuldades em obter capital. Mais do que obter financiamento é o aconselhamento que  estes investidores e empreendedores de sucesso dão ao negócio que o faz andar sobre carris. E claro, a responsabilidade perante os mesmos.

Giro, giro, é quando os investidores “Tubarões” competem entre si para investir num negócio.

As vantagens são mútuas para todos, os investidores obtêm participações em empresas promissoras, segundo os seus parâmetros e as suas escolhas, e os empreendedores conseguem capital e acesso a conhecimento e experiência nos negócios. O financiamento é realizado a maior parte das vezes através da cedência de participações nas empresas, mas também existem ofertas sobre percentagem de vendas futuras.

Não podemos esquecer a publicidade gratuita. Participar no programa Shark Tank dá logo visibilidade ao produto ou ao serviço.

O que podemos aprender com o programa

Pode-se aprender bastante com o programa, desde a simples negociação e formas de apresentar negócios a investidores, ao percurso que os empreendedores desenvolveram até chegar ao programa. Por exemplo: dicas de divulgação de novos produtos.  Acesso a novos e inovadores conceitos de negócio, que nos podem inspirar.

Um aspecto importante é que grande parte dos negócios apresentados possuem já algumas vendas, e alguns deles possuem licenciamento através de patentes. Ou seja, não são planos de negócio, são produtos e serviços concretos que estão já em fase ou em vias de entrar em comercialização.

Podemos também confirmar que os investimentos se realizam com base num produto ou serviço que existe, nem que seja um protótipo, muito diferente de investir em ideias em papel. Algumas das ideias até dá vontade de sermos nós próprios a investir.

Um dado curioso e que confirma o empenho dos empreendedores, é a dedicação em exclusivo ao seu negócio, num dos episódios a que  assisti, não financiaram um negócio por apenas ser executado em part-time.

Os sucessos dos outros também nos podem motivar.

Onde podemos ver o Lago dos Tubarões

A primeira série está em exibição na SIC Radical, é exibido às: Quintas-feiras às 19h45, Sextas-feiras às 23h45, Sábados às 21h30, Domingos à 1h00. Na minha opinião, é triste que uma série de qualidade como esta não faça parte da grelha da SIC generalista, num tempo em que o empreendedorismo está na moda e faz falta em Portugal, utilizam o canal de cabo, que nem todos têm acesso. No meu ver, se esse programa fosse criada uma versão portuguesa, era mais do que entretenimento, era serviço público de televisão. Pois contribui para o incentivo à criação de negócios e empresas, precisamente o que Portugal mais precisa.

Como nem tudo pode ser mau, a série pode ser vista através do Youtube, basta pesquisar:

  • Shark Tank season 1 episode 1
  • Shark Tank season 1 episode 2
  • Shark Tank season 1 episode 3
  • …. Existe até à season 4
  • Shark Tank Season 4 episode 1 – Pela primeira vez, os tubarões investem todos num negócio.

Com este programa a minha opinião sobre business angels, modificou-se completamente.

Para finalizar deixo aqui o vídeo do primeiro episódio da primeira série. Espero que gostem