Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Serralharia civil, um negócio com muita estrutura

Uma empresa de serralharia civil dedica-se normalmente ao fabrico de portas, portões, grades e automatismo, mas também existem serralharias que apenas têm o nome, comercializando estes mesmos produtos e em que a sua actividade se resume à instalação dos mesmos no cliente final. Os tipos de material com que se trabalha podem distinguir as empresas, existem serralharias civis que operam preferencialmente com o alumínio e outras que ainda utilizam maioritariamente o ferro para construir os seus produtos. Neste sector há ainda quem realize trabalhos em inox, para satisfazer necessidades mais específicas, nomeadamente no que diz respeito por exemplo à restauração.

Clientes e os seus perigos

Os clientes preferenciais destas empresas são os construtores civis, pois na adjudicação de uma obra garantem logo um parte muito substancial da sua facturação anual. Existe assim um risco acrescido por facturar em demasia a um único cliente, pois em caso de dificuldades financeiras do mesmo, será repercutido na empresa, através do atraso do pagamento dos serviços o que pode afundar um empresa.

É certo que as empresas ligadas ao sector da construção estão muito dependentes de novas construções, e do clima que se vive no mercado imobiliário. A dependência de determinado sector pode ser um erro estratégico com fortes implicações no futuro da empresa. Assim diversificar a actuação sem alterar nada no funcionamento é uma medida que se pode revelar muito inteligente. O cliente particular também usufrui dos serviços das serralharias mas pelo nível de necessidade e regularidade são difíceis de fidelizar.

As oportunidades para as serralharias civis

Com tantos imóveis construídos nos últimos 30 anos, existem inúmeras oportunidades para as empresas de serralharia: remodelações em edifícios, que podem ser conseguidas através de parcerias com empresas de mediação de obras ou até mesmo actuando directamente no mercado com força de vendas própria na conquista de clientes, como por exemplo, para substituir as antigas janelas de vidro simples pelas modernas e eficientes janelas de vidro duplo.

A construção de resguardos de banheiras ou chuveiros através de metal e vidro com design moderno pode ser um mercado possível.

Estruturas metálicas

A necessidade de infraestruturas para várias aplicações e com a facilidade, rapidez e durabilidade dos materiais, os edifícios criados através do recurso exclusivo a metais são uma alternativa à alvenaria tradicional. Construir armazéns, coberturas de estacionamentos, fábricas ou edifícios residenciais são possibilidades a ter em conta para o futuro. Os melhores negócios podem estar nas novas oportunidades no sector, assim encontrar essas soluções é estar um passo à frente da concorrência.

Comentários

  1. Rui diz:

    Parece uma boa ideia de negócio! Mas…
    Não existirá concorrência a mais nas serralharias civis? É que ao que sei existem imensas a fechar.

    • investidor diz:

      A concorrência existe praticamente em todos os sectores de actividade. Felizmente fecham umas empresas e abrem-se outras. Vivemos num mundo onde a concorrência é cada vez maior. Temos de nos adaptar e inovar para poder sobreviver.