Sentido de oportunidade e visão para os negócios

sentido de oportunidadeHá quem defenda que existem oportunidades todos os dias e que devemos estar preparados para elas. Esta frase é da autoria de Américo Amorim, com a qual concordo totalmente. Existem múltiplas oportunidades diárias, em diferentes sectores e com diferentes tipos de retorno. Uma oportunidade é um acontecimento que pode originar uma recompensa, existe um risco associado, ou seja o resultado esperado não se vir a concretizar.

Nas recompensas podem ser de vária ordem, nem sempre o retorno financeiro é o mais importante, por vezes o reconhecimento e orgulho podem suplantar o  dinheiro que se ganha. O mérito e o reconhecimento tem um valor muito superior.

Já por diversas vezes fui visionário e soube aproveitar oportunidades, fui o primeiro a ver uma oportunidade de negócio, mas não é das minhas experiências que vou falar. Vou expor um caso recente de sucesso, que se resume ao aproveitamento de uma notícia e fazer algo de extraordinário. Quem não conhece o potencial do marketing viral, encontra aqui o exemplo perfeito. O Facebook é um fenómeno e permite fazer coisas de forma muito rápida, este é o verdadeiro poder das redes sociais.

Oportunidades no Facebook

Cada vez que acontece algo que possa suscitar reações positivas ou negativas, pode-se aproveitar a rede social mais famosa do mundo para criar uma página que possa provocar reacções nos utilizadores, neste caso: gostos e partilhas. Sendo que as partilhas são a grande alavanca de processo de expansão de uma página. Até aqui nada de novo. No final de época, criam-se páginas para despedir treinadores do clubs mais famosos, no lançamento de programas de televisão que possam originar espectáculo também motivam várias páginas, na nomeação do Papa Francisco, as agências de ratings também foram utilizadas para criar “movimentos” relevantes no Facebook, isto só para dar alguns exemplos.

O presidente da FIFA faz afirmações pouco agradáveis para com o Cristiano Ronaldo.

O ingrediente necessário para criar e explorar o acontecimento. A pessoa que criou esta página teve sentido de oportunidade e visão para antever o que podia acontecer. Poucas são a vezes que estas situações são aproveitadas por curiosos, provavelmente foi alguém que já possuí diversas páginas no Facebook. A página no Facebook “Demissão de Joseph Blatter” em poucas horas atingiu 150.000 Likes.

“A sorte favorece apenas a mente preparada” Louis Pasteur

Como se ganha dinheiro com o Facebook

Ganhar dinheiro através do Facebook resume-se a uma pequena frase: geração de trafego.

Se se consegue reunir uma enorme quantidade de fãs numa página do facebook, depois será só partilhar artigos de blogs, páginas estas que possuem publicidade. Está feito, milhares de pessoas num site ou blog. Também se podem vender publicidade em páginas do Facebook, embora não seja permitido.

Aproveitar oportunidades é para todos?

A resposta curto: sim. Todos estamos sujeitos e podemos agarrar oportunidades. Um dos factores que depende de nós é a atenção sobre as coisas que nos rodeiam. Estar atento é por assim dizer essencial, mas existe algo ainda mais importante, o Conhecimento. O momento de click interno na nossa cabeça é instantâneo, ao sermos confrontados com o acontecimento, o nosso pensamento faz a avaliação, depois agimos de acordo com as nossa perspectiva.

Por vezes até as promoções são vistas como um oportunidade, comprar qualquer coisa por metade do preço é visto como algo bom, na realidade pouco ou nada tem ver com o aproveitamento de oportunidades que falo, acho que não lhe posso chamar oportunidade, mas sim uma simples promoção.

Estar desperto

O que realmente interessa é estar atento ao que nos rodeia dentro das nossas áreas de conhecimento. Por vezes podemos encontrar oportunidades que não podemos aproveitar, porque fogem do nosso leque de conhecimento. O segredo para poder aproveitar oportunidades é estudar os assuntos onde queremos encontrar as oportunidades. Assim ficamos capacitados para actuar, fundamentados no conhecimento que possuímos. Quem não sabe é como quem não vê.

Para finalizar, fundamento o último parágrafo: se quando surgiu um enorme buzz em torno do site do melhor emprego do mundo, eu não soubesse com encontrar “typos” (domínios de internet com erros) e se não os tivesse registado, não teria ganho algum dinheiro com a situação. Mas melhor do que o dinheiro que ganhei, foi o facto de ser sido o primeiro do mundo a ver a oportunidade e a actuar, no mundo dos domínios há muita gente atenta a tudo 😉

Aproveitar oportunidades é quando um acontecimento se cruza com o conhecimento e existe acção.

,
Artigos relacionados:
Pesquisa do blog